Segurança e Amônia

Nosso assunto de hoje é a segurança e amônia. A segurança e amônia em sistemas de refrigeração industrial é prioridade para proteger os colaboradores. E seus equipamentos. Em sistemas que utilizam amônia a instalação e manutenção. Calibração e certificação das válvulas de segurança são essenciais. Além de exigida por lei. Com base em normas técnicas específicas. Aplicadas em todo território nacional.

Então, a Vaportec, através das válvulas de segurança Danfoss. Apresenta a solução da Válvula de Segurança SFA 15. Esta válvula foi projetada para garantir uma operação confiável. Dessa forma é segura em sistemas de refrigeração.  Que usam amônia como refrigerante.

A NR-13 e a NR-36 são diretrizes para a instalação de válvulas de segurança. Em sistemas de refrigeração industrial. Então, leia os trechos da norma que ressaltam a relevância dos sistemas de segurança.

Trecho NR-13

“13.4.6.9 As instalações frigoríficas com compressores do tipo alterativo, rotativo, de parafuso ou centrífugos. Que utilizem amônia ou outros refrigerantes de alto risco, devem ser dotadas de proteção. Que evite a ocorrência de excesso de pressão.”

Trecho da NR-36

“36.4.4.7 As instalações frigoríficas com compressores que utilizem amônia ou outros refrigerantes de alto risco. Devem ser dotadas de proteção. Tais como alarme ou sistema de alívio de pressão. Que evite a ocorrência do excesso de pressão.”

Então, nestes trechos fica claro a questão de controle de pressão. Assim em caso de falha do sistema de controle as válvulas de segurança precisarão entrar em operação. Dessa forma garante segurança aos colaboradores e ao processo. Assim é necessário que as válvulas de segurança para amônia sejam:

1 – Fabricadas e certificadas de acordo com as exigências de segurança em padrões globais.

2 – Calibradas de acordo com a NR-13 e certificadas para trabalho a qualquer momento.

A Válvula SFA 15 da Danfoss é projetada e fabricada dentro dos mais altos padrões globais. Tanto no que diz respeito aos materiais utilizados em sua fabricação. Quanto ao seu projeto e processos fabris.

Dessa forma a escolha perfeita para segurança em sistemas de refrigeração. Junto com a válvula 3 vias modelo DSV para instalação. Dentro dos padrões requeridos de segurança.

Segurança na Automação Industrial

Então, a Automação Industrial em sistemas de refrigeração aumenta a eficiência energética numa escala altíssima. Ou seja, gasta menos energia para produzir mais potencial de troca térmica (refrigeração). Então garante um processo ágil e econômico.

Então, parte deste processo é feito através da automação de compressores e condensadores. Com a utilização de transmissores de pressão e conversão destes equipamentos para trabalharem em regime proporcional.

O que isso quer dizer?

Basicamente que o sistema passa a trabalhar de acordo com a necessidade de refrigeração. Então, com leituras feitas a partir da pressão de processo. Assim, comunicada a inversores de frequência. Que por sua vez fazem o controle de frequência dos motores destes equipamentos. Assim, torna o processo de refrigeração inteligente e constante.

Então, um item essencial para controle de sistemas de refrigeração industrial. É o transmissor de pressão. Assim, sendo o modelo AKS da Danfoss  a referência nesta aplicação.

Então, entre as principais características deste transmissor de pressão são:

1 – Sensor Piezoresistivo. o transmissor de pressão AKS usa tecnologia de sensor piezoresistivo. Então, garante uma medição precisa e estável. Mesmo com condições extremas de temperatura e pressão.

2 – Amplas Faixas de Pressão. Possibilidade de trabalhar com várias faixas de pressão. Assim, torna o AKS versátil e adaptável as necessidades. Específicas de cada aplicação.

3 – Robustez e Durabilidade. Projetado para resistir a ambientes agressivos. O transmissor de pressão AKS possui uma construção. Que garante sua operação em ambientes industriais severos.

Você precisa saber mais sobre Segurança e Amônia?

A Vaportec disponibiliza Cursos Gratuitos para você! Clique Aqui para conhecer!

Siga as nossas redes sociais!

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog

Estamos à sua disposição!