Segurança no Pressostato RT 116E

A segurança nos processos industriais é de extrema importância. Os pressostatos desenvolvidos pela Danfoss, são elaborados. Para situações críticas de segurança. Existem ocasiões onde pode ocorrer uma explosão. Então, o item segurança, deve ser prioridade nos pressostatos. Vamos descrever em detalhes o funcionamento dos pressostatos. O RT 116E, que é a prova de explosão. E o Pressostato RT 1.

Pressostato RT 116E Danfoss – Código 017-520 166

Vamos apresentar a aplicação e a instalação do pressostato RT 116E. Ele é à prova de explosão. Esse pressostato funciona numa faixa de pressão. De 1 a 10 bar. A pressão do diferencial pode ser ajustada. Entre 0,33 e 1,3 bar. Sendo utilizado para controle. Ou monitorar pressão de fluídos. Até o limite de pressão de 22 bar.

Então, para regular a pressão de set point.  Retira-se a tampa de vedação. Que existe sobre o pressostato. Assim, expondo o eixo de regulagem. Então, gira-se este eixo. Observando-se o cursor na escala da pressão. Que fica dentro do gabinete.

Para regular o diferencial de retorno dos contatos. Desse tipo de pressostato gira-se a roda dentada. Que se encontra no interior do gabinete. Na parte inferior. Então, o valor da pressão diferencial. É determinado através de um diagrama. Fornecido para cada modelo de pressostato.

A ligação do cabo elétrico é feita lateralmente. Onde existem dois prensa cabos PG 13.5. Então, a ligação elétrica é de contatos simples SPDT. Assim sendo: nº 1  o borne comum. Então nº 2 o borne normalmente fechado.  E nº 4 o borne normalmente aberto.

A conexão de pressão é de 3/8. Sendo feita por baixo. O gabinete desse pressostato é a prova de explosão. Seu índice de proteção é IP 66.

Pressostato RT 1 – código 017-524 566

Vamos descrever o Pressostato RT 1. Como é feita a aplicação. E também a sua instalação. A faixa de pressão deste pressostato é de –menos 0,8 a 5 bar. E a pressão do diferencial é ajustável. Assim, ficando entre 0,5 e 1,6 bar. Então, é utilizado para controlar. Ou monitorar vácuo e pressão de fluídos.  Até o limite de pressão de 22 bar.

Então, para regular a pressão de set point. Você tem que girar o manípulo. Que está em cima do pressostato. Então, observe o cursor na escala da pressão. Que fica dentro do gabinete.

Para regular o diferencial de retorno dos contatos. Do pressostato RT 1 gira-se o manípulo. Que fica dentro do gabinete. Logo abaixo da escala de pressão. Então, observa-se a numeração de 1 a 10. Que existe neste manípulo. Assim, o valor da pressão diferencial. Determina-se por um diagrama fornecido. Para cada modelo de pressostato.

Então, a ligação do cabo elétrico é feita pela lateral. Onde estão dois prensa cabos PG 13.5. A ligação elétrica é de contatos simples SPDT. Assim, sendo nº 1  o borne comum. O nº 2 o borne normalmente fechado. Então, nº 4 o borne normalmente aberto.

A conexão de pressão é de 1/4. E é feita por baixo. O gabinete do Pressostato RT 1 tem índice de proteção ip 66.

Quer saber mais sobre os Pressostatos RT Danfoss?

Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira. 

Nossos cursos possuem profissionais experientes na área e um material de qualidade. 

Clique AQUI para se cadastrar na nossa plataforma. 

Estamos à disposição. 

Um abraço!  

Youtube | Instagram | Linkedin | Facebook | Blog