manutencao-em-valvulas-de-amonia

Manutenção em válvulas de amônia Danfoss

Assim como qualquer outro equipamento, as válvulas de amônia Danfoss também necessitam de manutenção ocasionalmente. Por isso, a própria fabricante facilita a manutenção por meio da disponibilização de três tipos de conjuntos de reparos. Esses kits contemplam toda a linha de válvulas para amônia e, também, para outros fluidos.

Conjunto de reparo de inspeção para válvulas de amônia Danfoss

Esse conjunto de inspeção é composto apenas pelas juntas principais. Dessa maneira, sua aplicação é viável em manutenções preventivas quando as válvulas são abertas para limpeza e inspeção visual.

Conjunto de reparo de vedação para válvulas de amônia Danfoss

Esse conjunto de vedação é composto pelas juntas principais e pelas vedações da válvula. Seu uso é necessário quando há dano em alguma vedação ou mesmo no diafragma principal da válvula.

Conjunto de reparo overhaul para válvulas de amônia Danfoss

O conjunto de reparo overhaul é composto pelos dois conjuntos acima e mais todos componentes mecânicos substituíveis da válvula, com exceção do corpo. Dessa maneira, é viável em processos de manutenção corretiva, quando a válvula apresenta mal funcionamento ou vazamento proveniente de componentes de vedação e mecânicos. Além disso, é utilizado quando a válvula de amônia está sem passar por um processo de manutenção por um grande período de tempo.

Manutenção em válvulas de amônia EVRA Danfoss

Os reparos mais usuais quando se fala em manutenção de válvulas de amônia na linha Danfoss são os das válvulas solenoides EVRA. As válvulas solenoide até o diâmetro 20 operam por diafragma, dessa maneira, o desgaste mecânico das peças é normal com o passar do tempo, necessitando da troca de reparos em determinados períodos ou de uma manutenção preventiva. Já em equipamentos com o diâmetro acima de 25, as válvulas operam por pistão, assim, o tipo de acionamento é diferente e a resistência mecânica é maior. Entretanto, a manutenção preventiva pode evitar diversos problemas no processo de refrigeração industrial.

Problema com válvula EVRA Danfoss

Se a válvula solenoide EVRA Danfoss não estiver vedando, ou seja, estancando a passagem de amônia quando estiver sem alimentação elétrica, é necessário que seja feita uma manutenção corretiva. Para tal, indica-se a substituição dos reparos de vedação e, também, a visualização dos componentes mecânicos, procurando observar o desgaste dos mesmos.

Quer saber mais sobre a manutenção de válvula solenoide EVRA Danfoss para amônia? Assista e se inscreva em nosso canal.