tratamento-de-ar-e-gases

Tratamento de ar e gases para máquinas de corte e solda

Processos de injeção de ar e outros gases em máquinas industriais de solda, corte e robotizadas são cada vez mais comuns com o desenvolvimento da indústria 4.0. Dessa forma, os fluidos utilizados na alimentação desses equipamentos deve ser muito bem projetada e implementada, devido à alta sensibilidade dos componentes mecânicos e eletrônicos. Máquinas desse porte exigem um alto grau de pureza e controle. Por isso, o tratamento de ar comprimido e gases é fundamental.

Filtro coalescente para ar e gases

A água e óleo presentes naturalmente nas linhas de ar comprimido devem passar pelo processo de coalescência e eliminação. Dessa maneira, não são injetados diretamente no processo ou produto final, danificando equipamentos e podendo gerar a parada da máquina. Quanto melhor projetado e executado esse processo de “limpeza” do ar e gases utilizados no processo, melhor será a rentabilidade do equipamento e menor serão os gastos de manutenção e paradas não programadas. Isso torna o processo mais constante, menos custoso e, por sua vez, mais rentável financeiramente.

Filtro coalescente para alta pressão

Os filtros para aplicação em máquinas de corte e soldas trabalham com alta pressão. O filtro HDMF, por exemplo, pode trabalhar com pressões de até 40 bar, sendo ideal, também, para aplicações de injeção de ar em alta pressão, como em garrafas pet ou sopradoras de outros tipos de embalagens.

Filtro de ar estéril para embalagens e alimentos

Os filtros para injeção em embalagens e alimentos são responsáveis por elevar o nível do ar comprimido gerado pelo compressor para um ar em padrão estéril, alimentício e farmacêutico. A injeção é comprovada por meio da certificação ISO neste tipo de processo.

Filtro de 3 estágios para ar comprimido – bateria de filtros para ar comprimido

O filtro de 3 estágios para tratamento de ar comprimido é usado diretamente nos pontos de consumo onde há muito problema com presença de óleo, água e odores. O filtro de 3 estágios faz a filtração de:

  • 1 – Sólidos (partículas em suspensão)
  • 2 – Líquidos (água e óleo em forma de liquido)
  • 3 – Gases (água e óleo em forma de gás)

O filtro de três estágios une em um só as três funções de filtros, antes vendidos separadamente. Assim, entregando economia na compra e, também, na reposição do elemento filtrante.

Entenda mais sobre esses equipamentos com o nosso vídeo abaixo.

A Vaportec, no mercado há 25 anos, é distribuidora autorizada Donaldson, e conta com a linha completa de filtros e elementos filtrantes da marca. Para saber mais entre em contato conosco pelo número (54) 3028-8746 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.