evra-valvula-para-amonia

Válvula solenoide para amônia, como escolher?

A válvula solenoide para amônia é muito utilizada em aplicações de amônia em estado líquido, tanto em reservatórios de amônia quanto na entrada de equipamentos. Isso porque a amônia passa do estado liquido para o gasoso, fazendo o controle de temperatura da câmara fria ou equipamento frigorifico em questão. Dessa forma, os instaladores e técnicos de manutenção tem certa dificuldade na especificação das válvulas, mesmo quando se trata de uma substituição. Isso se explica, pois, a especificação não depende apenas da bitola da mesma, mas, principalmente, do seu orifício, fator que determina sua vazão e consequentemente sua capacidade.

As conhecidas válvulas solenoide EVRA Danfoss, por exemplo, podem ser de 1/2” ou 3/4” e ter orifício de 10mm ou 15mm. Dessa maneira, é sempre importante abrir a válvula para ter a medida exata de seu orifício e não errar na substituição. Uma de 15mm, se for substituída por uma de 10mm perde 50% de sua capacidade. Assim, pode não atender ao processo da maneira como é esperado ou levando um tempo maior para diminuir a temperatura do produto em questão, devido à falta de capacidade.

Linha completa de válvula solenoide para amônia

A Danfoss possui uma linha completa de válvulas e orifícios. As EVRA 10 e a EVRA 15 podem ser de 1/2” ou 3/4” e, por sua vez, as EVRA 20 e a EVRA 25 podem ser de 1” e 1.1/4”. Todos modelos utilizam flanges e podem ser compradas no conjunto de FILTRO FA + Jogo de Flanges + Válvula + Bobina tipo BE.

As válvulas solenoide de maior porte são a EVRA 32 de 1.1/4” e a EVRA 40 de 1.1/2”. Estas não precisam de flanges, pois são soldadas diretamente na tubulação e utilizam filtros de linha maiores, os conhecidos filtros FIA da Danfoss.

Uma boa opção para substituir válvulas de orifício até 20 são as ICF EVRAT. Elas são montadas em blocos que possuem, além da facilidade de instalação e manutenção (reduzindo número de soldas, conexões e com reparos baratos), um design robusto e funcionamento sem igual em relação a outras marcas do mercado.

Por serem fornecidas como um programa de peças, elas possuem seus componentes (corpo, flange e bobina) vendidos separadamente. E, sendo assim, podem ser substituídas por meio de seu conjunto de reparos. São eles os responsáveis pela manutenção preventiva e corretiva das válvulas EVRA. Dessa maneira, garantem maior praticidade, já que possibilitam o cuidado, sem a necessidade da substituição completa da válvula. Você pode conferir o catálogo técnico das EVRA e seus reparos no link abaixo.

Como distribuidora autorizada, a Vaportec mantém à pronta entrega alinha completa de válvulas solenoide EVRA e seus reparos. Assim, fornecemos para todo território nacional e América do Sul de forma rápida e prática. Para saber mais, entre em contato por meio do nosso número (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977.1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.