Válvula Solenoide Modelo EV260 da Danfoss

Nosso assunto de hoje é a válvula solenoide. Uma válvula modulante. Seu código Danfoss é EV260. O da código Danfoss da bobina é 018Z0291. O tamanho da bitola é de ½” (meia polegada). Sua vedação é de TEFLON. Então a sua forma de operação é proporcional. O número de vias é 2. 

Especificação da Válvula

Então vamos ver a especificação dessa válvula. A válvula solenoide proporcional modelo EV260. É utilizada para aplicações aonde a injeção de água. Ou meios líquidos deva ser feita de forma proporcional. Mas em pequenas vazões. 

Assim, o KV desta válvula é de 1,3 metros cúbicos por hora. E suporta uma viscosidade de 50 cst. E uma pressão máxima de trabalho de 10 bar.  

Então é muito utilizada em processos marítimos off shores. E na indústria química. E também em aplicações especificas na indústria de alimentos e bebidas. Pois possui operação constante e confiável. Dessa forma, alta precisão e resistência.  

Então, a bobina tipo BL é utilizada para proporcionar a função de modulação. A abertura e fechamento da válvula EV260 Danfoss. 

A Instalação da Válvula Solenoide  

A instalação da válvula solenoide EV260 Danfoss. Então segue o padrão convencional de instalação de válvulas solenoide. Assim, sendo que na parte mecânica pode ser acompanhada. Por acessórios como por exemplo filtro tipo Y para proteção do seu sistema de vedação. Então as válvulas de bloqueio, válvulas de retenção e outros equipamentos. Dessa forma de acordo com o processo em questão. 

Então na parte elétrica, por se tratar de uma válvula proporcional. Assim teremos uma alimentação de 21 a 30 VCC . E um sinal proporcional de 4 a 20 mil amperes. No caso da bobina código 018Z0291. 

Dessa forma, é necessário um controlador de processos. Ou CLP para operar a válvula de forma proporcional. Então de acordo com os parâmetros estabelecidos. Sejam eles pressão, temperatura ou nível. E também outras variáveis envolvidas no processo em questão. 

Então, o sistema proporcional funciona basicamente com três compontes: 

Sensor: Faz a leitura constante da variável de processo. Pressão, temperatura, nível ou outro. 

Controlador: Organiza o sinal do sensor e direciona o funcionamento da válvula de controle. 

Válvula proporcional: Abre e fecha de maneira contínua. De acordo com a comunicação enviada pelo controlador.  

Passo a Passo da Manutenção da Válvula

Então, vamos mostrar agora de forma clara e objetiva. O procedimento de manutenção de válvulas solenoide Danfoss. 

Em primeiro lugar, nunca remova uma bobina. Ou desmonte um plugue com tensão aplicada. Então, pegue seu kit de reparo. E comece a desmontar o plugue e remova a bobina. Então marque a válvula. E desmonte a torre. Depois, retire a torre e o-ring.  

Então insira o novo o-ring e o núcleo. Para depois montar a torre. Desparafuse o orifício de equalização. Dessa forma, substitua junta e o o-ring. Então remonte o orifício de equalização. Para desmontar a tampa. Assim, desmonte o diafragma e a mola. Depois desmonte os dois o-rings. Então, monte o den nye membran. E substitua a mola. Com a parte mais larga do diafragma. Dessa forma, remonte a tampa de forma correta. Então, monte o novo o-ring. Depois disso verifique o funcionamento. Assim, monte a bobina e a seguir o plugue.  

Quer saber mais sobre as válvulas Danfoss?

Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira. 

Nossos cursos possuem profissionais experientes na área e um material de qualidade. 

Clique AQUI para se cadastrar na nossa plataforma. 

Estamos à disposição. 

Um abraço!  

Youtube | Instagram | Linkedin | Facebook | Blog