Controle do Degelo do Evaporador ICF 20 Danfoss

Na aula de hoje vamos falar da válvula ICF 20 Danfoss. Pois tem um papel fundamental. Para eficiência energética no controle de degelo em evaporadores frigoríficos. Entenda hoje como isso ocorre. Então, podemos dimensionar. Instalar e usar este equipamento. Pois é único no mercado de refrigeração. Além de eficiente e com ótimo controle. 

Como acontece degelo de evaporadores? 

Antes de falarmos sobre a válvula ICF.  Vamos entender o processo de degelo de evaporadores. 

Na operação de processos com temperatura negativa. Por exemplo, em sistemas de congelamento. Os evaporadores formam na área externa. Uma espessa camada de gelo. Assim o gelo forma uma barreira. Entre o fluido refrigerante evaporando nas serpentinas do evaporador frigorifico. E o processo que interfere diretamente. Na troca térmica do sistema. 

Desta forma, é feito um processo. De injeção de gás quente no evaporador frigorifico. Assim, o processo é conhecido como degelo por gás quente. 

Durante o processo de degelo, o gás quente é injetado.  Na parte superior do evaporador. Então retorna como liquido pela parte inferior do evaporador.  Depois de trocar calor com esta camada de gelo. Assim, cede a temperatura. Derretendo o gelo. Então mudando do estado de gás para o estado líquido. 

O líquido resultante deste processo volta para o separador. Aonde é bombeado novamente. Para o processo em circuito fechado. 

Degelo por pressão e drenagem (diferença) 

Podemos controlar o processo de degelo de duas formas. Através do controle de pressão. Ou do sistema de drenagem de liquido.  

O controle de pressão é o mais tradicional. Aliás, o mais difundido no mercado de refrigeração industrial. Mas não apresenta a melhor eficiência. Em termos de economia de energia elétrica. E também em segurança de processo. 

No controle de pressão. Definimos que a pressão do gás quente deve ser mantida. Por exemplo 5,5 bar. Assim, ajustamos o piloto. O regulador de pressão da válvula pilotada. Pois é instalada na saída do degelo. Então, conectando as tubulações.  

Assim, este sistema funciona muito bem.  No início do processo. Aonde a camada de gelo é muito espessa. Pois o gás quente cede toda a caloria. Então vira líquido em praticamente sua totalidade. Dessa forma o processo de degelo avança para o final. A presença de gás misturado ao líquido começa a crescer. Pois não existe mais gelo. Suficiente para a mudança total. Da fase da amônia para líquido. 

O gás  retorna para o separador de liquido. Assim deve ser recomprimido pelos compressores. Dessa forma consumindo energia elétrica. Na operação dos compressores. 

Então neste ponto está a diferença da válvula ICF. Com o módulo de degelo por purga de líquido. Conhecida como ICFD.  

O princípio de funcionamento da válvula ICFD. É por drenagem de líquido. Através de sua boia interna a válvula faz a retenção da amônia. Em estado de gás dentro do evaporador. Assim volta só a amônia líquida ao separador. 

Quais os benefícios desse processo? 

Então, esse fator de funcionamento traz dois benefícios. Ao processo como um todo. O primeiro é que devido a esta retenção, a eficiência aumenta. E a velocidade do processo aumenta. Dessa forma, reduz o tempo do processo de degelo. Assim o processo de refrigeração. E o processo fabril são envolvidos. 

O segundo  é a economia de energia direta. Devido ao retorno somente de líquido. Para o separador e a não necessidade de recompressão do gás refrigerante. Que acontece na metade para o fim do processo de degelo. Assim o controle é por ajuste de pressão. 

A economia de energia varia muito de processo. Mas também de regime e nível de controle. E uma série de variáveis. Mas pode chegar a ser de 20 a 30% em relação ao sistema atual. Pois falamos de uma empresa com muitos evaporadores. Então esta cifra pode ser bastante alta. Além disso, traz economia e eficiência ao processo. Considerando o aumento de velocidade. Além da capacidade de produção. Dessa forma economizando no processo de degelo. 

 Instalação e manutenção ICFD 20 Danfoss  

 Vamos compartilhar um modelo de instalação da válvula solenoide ICFD 20. Em composição com um quadro de válvulas. Então a ligação é feita entre linhas de controle. Assim, possibilita o processo falado anteriormente.  

Manutenção

A manutenção da válvula ICFD é muito simples. Além disso, rápida e segura. Pois os blocos de válvulas ICF são construídos no conceito modular. Assim, você faz a substituição dos módulos. Dessa forma, drenando uma pequena quantidade de amônia. De dentro do bloco e fazendo a manutenção. 

Quais são os módulos da válvula ICFD 20 Danfoss? 

Módulo válvula de bloqueio ICFS 20 Danfoss – 027L1250  

 O módulo de bloqueio está presente no bloco de válvulas ICFD 20. Com a função de bloqueio da válvula. Para eventual manutenção preventiva ou corretiva. Ou mesmo alguma outra necessidade de operação. Que envolva a válvula. 

Módulo válvula solenoide ICFE 20 Danfoss – 027L1257  

 O módulo solenoide ICFE 20 Danfoss fará a função de abertura. E o fechamento da válvula. Dessa forma controla a parte elétrica. E autônoma do seu funcionamento. Este módulo possui vedação por diafragma. Assim, é possível a substituição. Mas apenas do diafragma de vedação. E não de todo o módulo. Em caso de vazamento ou manutenção preventiva. 

É desejável fazer o teste de funcionamento da bobina. Caso ela não funcione. Pois se a bobina elétrica apresentar falha, pode fazer com que a válvula fique aberta. Ou também fechada. Mesmo mediante diferentes sinais. Vindos do controlador do quadro de válvulas. Que comanda o evaporador ou equipamento em questão. 

Módulo abertura manual ICFO 20 Danfoss – 027L1260 

 O módulo de abertura e fechamento manual ICFO 20. É usado quando a necessidade de operação manual da válvula é presente. Desta forma através de um eixo interno. Assim o processo ocorre entre a vedação da válvula e a sua sede principal. Para passagem de fluido. Então torna o processo parcialmente e provisoriamente manual.  

Kit de gaxetas ICF 20 Danfoss – 027L1261 

 O kit de gaxetas de vedação para a válvula ICF 20 Danfoss. É fornecido e usado em caso de manutenção preventiva. E também em casos de manutenção corretiva. Aonde são constatados vazamentos. 

Assim, por ser um bloco de válvulas. A manutenção se torna mais segura e rápida. Mas nunca dispensa a supervisão do setor de engenharia. E também da segurança responsável pelo sistema de refrigeração.   

Módulo de degelo / bóia ICFD 20 Danfoss – 027L6701 

 O módulo de degelo, responsável pelo sistema de funcionamento por drenagem. Através da boia interna, é fornecido separadamente para o bloco de válvulas ICFD 20 Danfoss.  

Assim, vale dizer a necessidade do cuidado com o fluido refrigerante. Do sistema, tubulações e componentes. Tal como a filtração. E o tratamento deste fluido. Dessa forma protege os componentes. Como a boia, válvulas de controle e outros usados na composição. Do controle do sistema de refrigeração industrial. 

Quer saber mais sobre esses conteúdos? 

Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira. 

Nossos cursos possuem profissionais experientes na área e um material de qualidade. 

Clique AQUI para se cadastrar na nossa plataforma. 

Estamos à disposição. 

Um abraço!  

Youtube | Instagram | Linkedin | Facebook | Blog