Derivação do Vapor em Tubulação

Nosso assunto de hoje é a derivação. Do Vapor. Como fazer a derivação. Do vapor na tubulação. Para alimentar um equipamento. Então a tubulação de vapor segue reta. Assim chega no seu final. No final temos uma bota de final de linha. Então o que é a bota de final de linha? Em todo final de percurso de tubulação vapor. Você precisa fazer uma bota de igual bitola da tubulação. Então na parte superior. Você vai utilizar um purgador termostático. Um eliminador de ar.

Então na parte inferior um purgador termodinâmico. Ou em caso de tubulação maior. Um purgador mecânico de boia. Para você fazer a drenagem desse final de linha. Tanto do condensado acumulado. Quanto também do ar. Dos bolsões de ar que se formam. A derivação do vapor ela será feita na parte superior. Da tubulação principal. Então você vai fazer a instalação de um T. Você vai cortar a tubulação e instalar um T. Obviamente virado pra cima. Ou você vai fazer uma boca de lobo. Na tubulação onde você vai fazer a solda. Num pedaço de tubo. E das curvas. Então faz no formato de bengala. Na parte de cima.

Boas Práticas da Derivação do Vapor

Então, lembramos da importância de a cada 20 ou 30 metros. Nós fazermos também botas de drenagem. Com o purgador termodinâmico. Para estar qualificando o vapor no trecho de tubulação. Onde ele é distribuído. E isolamento térmico. Então também muito importante para reter essa caloria. Do vapor dentro do tubo. Por quê? Porque como falamos antes. Se a gente não fizer a retenção do calor do vapor. E não fizer as derivações. Só pela parte onde o vapor está em formato de gás.

Então nós vamos direcionar para o nosso processo. Para os nossos equipamentos: água e líquido. Então porque isso é ruim? Principalmente por dois motivos. O primeiro e mais óbvio. É porque diminui a eficiência de transferência térmica. Do processo. Então nós vamos precisar de mais tempo. E mais vapor para transferir a mesma quantidade. De caloria para o nosso produto. Ou para o nosso processo. Assim Isso gera gasto. E vai gerar um potencial negativo de deficiência. Tanto ao processo fabril. Quanto em termos de sustentabilidade. Aplicada ao seu processo industrial.

Eficiência Térmica em Equipamentos Vapor

Então tem a derivação de vapor. Na parte de cima da tubulação. Então continuamente o vapor estará sendo derivado. Assim será enviado para essa alimentação. Do equipamento. Então esse trecho de tubulação vai estar sempre cheio. De vapor. O que isso quer dizer? Significa que quando essa válvula de controle fechar. Quando o vapor não for mais necessário dentro do processo. Esse vapor na tubulação vai iniciar um processo de condensação.

Isso quer dizer que ele vira água. Então precisa de um purgador. Um purgador termodinâmico para eliminar essa água. Que vai ficar entre a derivação. E a tubulação principal. E a válvula de controle. Então a água que está aqui nesse equipamento. Que consequentemente irá para dentro da válvula. E também do equipamento.  Assim não atrapalha em termos de transferência térmica. E energética. Então como falamos antes. Ela também vai deteriorar a sede da válvula. Dando golpes na saída da válvula. Assim possibilita a ocorrência de choques térmicos.

Você precisa saber mais sobre Derivação do Vapor?

A Vaportec disponibiliza Cursos Gratuitos para você! Clique Aqui para conhecer!

Siga as nossas redes sociais!

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog

Estamos à sua disposição!