Vapor Eficiente na Indústria

Nosso assunto de hoje é vapor eficiente. E sustentável. O vapor tem uma pressão. E uma temperatura constante. Então, o que isso quer dizer? Isso quer dizer que em sistemas de vapor. Para um vapor eficiente. Quanto mais alta é a pressão mais alta também é a temperatura. Então, o inverso também é verdadeiro. Assim, quanto menor é a pressão. Menor a temperatura. Por isso que em sistemas de vapor. Para controle de temperatura. Nós utilizamos uma estação redutora de pressão. Então vai modular e deixar contínua a pressão. E consequentemente, a temperatura. Então no ponto de uso. Se usa uma válvula de controle.

Vapor Eficiente e a Válvula on-off

Então o funcionamento da válvula on-off é liga e desliga. O que isso quer dizer por exemplo. Num trocador de calor. Se você seta o sensor de temperatura. A uma temperatura de 70º graus. Então essa temperatura chega através da entrada de vapor. No trocador. Então vamos explicar como funciona. A válvula vai fechar e não vai permitir. A passagem de vapor para dentro do trocador. Isso é o sistema on-off. Então o inverso também é verdadeiro. Assim quando a temperatura baixa até o set point. Lá setado no controlador. A válvula vai abrir. Então ela fica abrindo e fechando. Cada vez que é necessário mais vapor dentro do equipamento. Ou aonde não é mais necessário o vapor no equipamento.

Então temos a válvula modulante. Também conhecida como proporcional. Então como ela funciona? Essa válvula vai fazer a liberação contínua. De vapor. Assim ela é dimensionada para funcionar entre 20% e 80%. Da capacidade total da válvula. E ela vai variar seu funcionamento. Liberando mais ou menos vapor. Então ela vai funcionar de maneira contínua, otimizando assim a troca térmica e principalmente, gerando mais eficiência no processo.

Eficiência e Vapor Industrial

Então, em todo vazamento  de vapor. O sistema mal concebido. Você precisa de mais vapor para gerar o mesmo trabalho, precisando de mais vapor. Você vai ter mais queima de combustível na sua caldeira e também mais consumo de água. Quando você otimiza o seu sistema de vapor. Quando você reduz os vazamentos do seu sistema, melhora o controle a drenagem, a condução o retorno do seu vapor dentro do seu sistema industrial você está ajudando o meio ambiente. Você está consumindo menos água e também queimando menos combustível isso faz com que você gere menos emissão de gases de efeito estufa para a atmosfera. Fazendo a sua parte a parte da empresa, não sé como uma empresa sustentável de rótulo. Mas como uma empresa verdadeiramente sustentável.

A Vaportec disponibiliza Cursos Gratuitos para você! Clique Aqui para conhecer!

Siga as nossas redes sociais!

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog

Estamos à sua disposição!