Configurando o Controlador de Evaporador EKE400

Nosso assunto de hoje é o Controlador de Evaporador. O modelo de EKE 400. Que é um modelo alimentado com tensão em corrente alternada 220 volts. Ele vem sem nenhuma configuração de fábrica. Então ele mostra no display dele a aplicação. Não configurada e agora vamos mostrar a configuração básica.

O EKE 400 ele possui um assistente de configuração. Então facilita bastante a configuração. Esse modelo de EKE 400 é um modelo que possui HM. Existem modelos que não tem HM. Pois é possível conectar vários controladores modelo EKE 400. Através de uma configuração camblos. Para iniciar a configuração é necessário pressionar o botão enter por 2 segundos.

Então coloque a senha padrão de fábrica. Que é a senha 300. E aí ele dá informação que está logado. Para configuração inicial do sistema. Então no primeiro menu temos como selecionar. O idioma. No caso ele já vem padrão de fábrica. Com a linguagem português.

Iniciando a Configuração De Evaporador

Então a gente pode ajustar o relógio aqui. Ele já está com horário e data corretos. Então vamos no assistente de configuração. Onde vamos iniciar a configuração. Básica do controlador. No assistente de configuração, vamos entrar no menu. Então selecionamos o tipo de uso do sistema. De controle do EK 400.

Então as opções são, substituição de equipamentos. Antes do e cair 400. Nesse caso, aqui nessa aplicação. Vamos trabalhar com um sistema de liga e desliga. Inundado. Então vamos botar na opção liga, desliga inundado. A unidade de temperatura usada nesse caso são as unidades métricas. Pra temperatura em graus Celsius.

Então se a gente possui controle de pressão no evaporador. Nesse caso não temos nenhum tipo de controle. De pressão. Então vamos deixar como “não” o modo do termostato. Se é um termostato individual com controle on/off. Existem outras opções. Como controle de PWM por líquido. Como on/off. Ou individual on/off. Que é o que vamos usar.

Degelo no Controle de Evaporador

Então o modo de degelo. O método de degelo. Que além das opções de gás quente. Pode ser deixado sem degelo. Para degelos manuais. Ou degelo elétrico e água. Então deixamos no degelo a gás quente. E aqui vamos dizer  para o controlador. Quais são as válvulas que o cavalete do controle de evaporador possui?

Então a válvula da linha de alimentação de líquido. Nessa aplicação é uma solenoide. Existem outros modelos disponíveis. Na válvula de retorno da linha húmida. Então temos uma ICLX modelos soft.


Que se trata do módulo de dois estágios. Ligados a ICLX.  Então além dela temos  as outras opções. De válvulas, a válvula de gás quente, abertura do gás quente para o degelo, que no nosso caso, aqui na aplicação, também é uma icf no controle da drenagem de degelo. Nós vamos selecionar a opção drenagem de líquido.

Então temos outras disponibilidades de válvulas. Mas aqui vamos deixar a drenagem de líquido. Para nossa aplicação. Aqui vamos informar. Se o nosso sistema de controle de drenagem de líquido possui. Ou não solenoide. Na nossa aplicação possui solenoide. Podemos manter. Assim, vamos fazer um sistema de drenagem rápida.

Assim temos o set point de temperatura. Então aqui vai ser a temperatura que a gente quer. No ambiente que tá sendo controlado. Vamos manter em dois pra demonstração temperatura. De zona neutra. Assim mantemos em 2 k. Seria uma configuração padrão.

Quer saber mais sobre o Controlador de Evaporador?

Siga as nossas redes sociais!

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog

Estamos à sua disposição!