Válvulas de Segurança para Amônia Danfoss

  

Válvulas de segurança de amônia: nosso assunto da aula de hoje. 

As válvulas de segurança para amônia são usadas em sistemas de refrigeração industrial. Também são chamadas de manifolds. Que são as válvulas de três  vias. Por isso, são usadas para a instalação das válvulas de segurança. Em sistemas de amônia. 

Vamos falar sobre os modelos e funções. Estes equipamentos são produzidos pela Danfoss. Aliás, empresa referência global. Em controles e segurança de sistemas de amônia. Mas também  CO² . E refrigeração de maneira geral. 

O QUE É UMA VÁLVULA DE SEGURANÇA PARA AMÔNIA? 

Primeiro é importante que você entenda.  Qual é o conceito de uma válvula de segurança. A válvula de segurança é uma válvula mecânica. Por isso não depende de eletricidade. Ou outra força externa para o funcionamento. Mas a válvula só necessita do próprio fluido. E do processo que é protegida para funcionar. Assim sendo, autossuficiente. 

Como a válvula de segurança é utilizada? 

No reservatório é aplicada a válvula de segurança. E também em equipamentos de sistemas de refrigeração industrial. Então seu projeto e construção é desenvolvido. Por exemplo, através de uma mola. E uma sede que haja a abertura da válvula. Assim, a liberação da pressão pode ocorrer. Por exemplo, no caso de pressão no sistema. Ou do equipamento em questão. 

Por exemplo, uma válvula calibrada em 17 bar. Então irá abrir, liberando passagem de fluido. Assim, no caso de o sistema superar esta pressão. Por falha de algum componente de controle. Por exemplo, como uma válvula. Ou um pressostato

Conheça as três válvulas de segurança para amônia da Danfoss 

Válvula DSV Danfoss 148F3005  

A válvula de três vias modelo DSV da Danfoss. Então conhecida como manifold. Ela é responsável pelo bloqueio. Isso na instalação de válvulas de segurança. E também nas aplicações de refrigeração industrial. E em sistemas de amônia e de CO². 

A instalação padrão para este tipo de válvula. É em reservatórios de amônia. Então a válvula DSV, e mais duas válvulas de segurança são instaladas. Na parte superior da mesma. Dessa forma as duas válvulas de segurança são uma backup da outra. Então são removidas para manutenção preventiva. E fazer a calibração anual. Assim, este fato é estabelecido. Na norma NR-13 para vasos de pressão. 

Com a válvula 3 vias é possível fazer o bloqueio. Um bloqueio parcial de uma das válvulas. E remover a outra para calibração. E outra para substituir. Sem parar o processo. Portanto, sem a necessidade de fazer vazio. No sistema de refrigeração. Ou seja, sem necessidade de remover a amônia do sistema. 

Válvula de segurança BSV Danfoss 2416+207 

A válvula de segurança BSV da Danfoss. Seu código é 2416+207. Pois, tem abertura não condicional a contrapressão. Então, em resumo. Isso significa que ela pode ser usada e ligada a um processo. Portanto, o vaso aonde exista contrapressão. Mas sem, que ocorra prejuízo. No seu modo de funcionar.  Ou ainda a sua abertura. 

Por exemplo, considere uma instalação. Aonde se deseja fazer um sistema de bloqueio automático. Então, após uma estação onde a amônia é bombeada. Com o bloqueio desta linha. Então a pressão local irá subir. Portanto, neste local uma válvula de segurança deve ser instalada. 

Se a saída da válvula for aberta. Então na atmosfera isso pode gerar um problema. Tanto no sentido de processo. Mas também no sentido de segurança da operação. 

Portanto, neste caso, a válvula de segurança BSV. Pode ser instalada após a bomba. E será interligada ao separador de liquido. Como por exemplo, fazendo a descarga de amônia. Dentro deste vaso. Assim, independe da contrapressão. Que é gerada pelo separador na saída da válvula.  

Válvula de segurança SFA Danfoss 

A válvula de segurança modelo SFA Danfoss. Seu código Danfoss é 148F3221. Ela funciona em temperaturas de –50 graus até 100 graus. Possui aprovações globais CE, EAC e TS. A válvula mais usual para vasos de pressão. Esses equipamentos estão disponíveis no mercado. Tanto no nacional como no global. Tal como a válvula de segurança para amônia. Que possui o maior número de aprovações e certificações. 

Projetada e construída para ser robusta e precisa. Esta válvula de segurança SFA é a garantia. De  total segurança ao processo. E portanto, aos colaboradores envolvidos. No sistema de refrigeração industrial. 

A calibração da válvula de segurança SFA para amônia. Essa calibração deve ser feita. Uma vez ao ano por empresa especializada de engenharia. Portanto, em bancada adequada. Para este tipo de trabalho. E com todos instrumentos calibrados e certificados. A segurança operacional está ligada a calibração. E também  aos cuidados com este equipamento. 

Mais sobre Válvulas de Segurança

Quer saber mais sobre conteúdos assim? 

Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira. 

Nossos cursos são dados por profissionais experientes na área e um material de qualidade. 

Clique AQUI para se cadastrar na nossa plataforma. 

Estamos à disposição. 

Um abraço!  

Youtube | Instagram | Linkedin | Facebook | Blog