Detector de Amônia : processos e segurança

Código C148H6014

DETECTOR DE AMÔNIA GDA EC 0-1000ppm Basico Sem Display  

 Os detectores de amônia da Danfoss, são o tema da nossa aula de hoje.  

O que são os detectores de amônia e porque são importantes para a segurança.  

É essencial atender as legislações e ao normas de segurança nos sistemas de refrigeração industrial para proteger pessoas e produtos dos efeitos adversos de um possível vazamento de fluidos refrigerantes tóxicos. E também fluidos inflamáveis.  

Nossos detectores são projetados para atender aos requisitos de todas as aplicações de refrigeração industrial.  

Detector de amônia: Como funciona 

O detector de amônia GDA da Danfoss é utilizado para detecção de vazamentos de amônia. Em plantas industriais. Onde este fluido é muito usado em processos de refrigeração industrial. 

Muito resistente, ele pode ser usado numa temperatura de –40 a 50 graus. Dessa maneira, pode ser aplicado tanto em câmaras frias, frigoríficos. E também em indústrias onde se concentram alta temperatura.  

O princípio do  funcionamento deste equipamento é eletroquímico. 

Seu funcionamento se dá dessa maneira. A leitura é feita por um sensor eletroquímico. Pois foi desenvolvido especialmente para este fim. Então, é muito preciso. Portanto, não possui erros e tem alta velocidade de resposta. Pois, a resposta deve ser rápida por causa da periculosidade da operação. Porque  envolve este fluido refrigerante. E o seu nível de toxicidade é alto.  

Em sistemas de refrigeração industrial em que a amônia é utilizada. A segurança do projeto é de muita importância. Assim, visando a melhor operação e eficiência energética. E também agregando a segurança dos colaboradores. Envolvidos no processo de toda a operação.  

Então a leitura é precisa. E a comunicação do sensor GDA Danfoss fornece todas as informações. Para que os sistemas de alarme possam operar de forma muito rápida. Trazendo assim, segurança e confiança ao sistema e aos colaboradores.  

Detector de Amônia: Sistema de Instalação 

Para instalar o  detector de amônia GDA Danfoss. É bastante simples. Vai ser utilizada uma sala de máquinas. Vamos descrever para ter uma noção visual. Do conjunto deste tipo de instalação. 

Em uma sala de maquinas de pequeno porte. Então, considere a instalação de dois detectores de amônia. Um com capacidade de leitura de 0 a 100 partes por milhão. E um segundo detector com capacidade de leitura de 0 a 1000 partes por milhão. 

Cuidados na hora da instalação 

Essa instalação deve ser feita em pontos sem correnteza de ar. Pois, este fator pode atrapalhar a leitura do sensor. Pela dissipação da amônia. Porém deve ser feito também considerando uma certa distância. Dos compressores para não gerar falsos alarmes. Ou, entao, leituras indevidas. Promovidas em processos de purga. E também limpeza, por exemplo. 

Solução para as instalações 

Para instalação do detector de amônia, a Danfoss oferece soluções que estão integradas. Por exemplo, como a ferramenta de serviço 148H6224. Que é utilizada no ajuste e start-up do sistema. E também a ferramenta PC Tool que pode ser integrada a qualquer PC para esta mesma função. Sendo fornecida com o código Danfoss 148H6235. Além disso, existem as ferramentas de serviço. E a central de detectores. Para interligação dos detectores que são utilizados no sistema. É fornecida podendo se comunicar com o supervisor central. Do sistema através de comunicação realizada no MODBUS 485.  

Manutenção: processos e segurança 

A manutenção dos detectores de amônia possui duas vertentes. O serviço de prevenção e calibração qé feito por empresas especializadas. E com bancada especifica para este tipo de trabalho. Também  a manutenção corretiva, é feita através da substituição do sensor eletroquímico.  

O sensor eletroquímico deste detector é o código 148H6014. Esse é fornecido pelo código Danfoss 148H6202. O sensor eletroquímico tem a capacidade de leitura de 0 a 1000 partes por milhão. Este deve ser substituído. Em caso de saturação proveniente de vazamentos de amônia. 

Recomendações importantes 

Recomendamos que este sensor deve ser mantido em local seco. Que também seja arejado. E livre de raios solares diretos. Então, promovendo sua proteção. E assim garantindo a sua função na operação. Para que a leitura permaneça tal qual a da sua produção.  

Ainda sobre o Detector

Você ficou interessado e quer saber mais sobre o nosso detector de amônia?
Gostaria de fazer um projeto de segurança para o seu sistema?
Então entre em contato conosco e nossa equipe fará um projeto escial para sua empresa! 

Temos também diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira. 
São profissionais experientes na área que montaram materiais de qualidade. 
Clique aqui para se cadastrar nossa plataforma

Estamos à disposição. 
Um abraço  

Youtube | Instagram | Linkedin | Facebook | Blog