trocadores-de-calor-sondex

Trocadores de Calor Sondex by Danfoss

Uma parceria de quase cinco anos que trás grandes resultados para as marcas e, sobretudo, para os clientes. É assim que a aquisição da Sondex pela Danfoss pode ser descrita. Principalmente, desde de 2018, quando a Sondex se tornou oficialmente uma categoria da família de trocadores de calor Danfoss, fixando, assim, um dos mais extensos e eficientes portfólios de produtos no mercado. Agora, os trocadores de calor Sondex unem a qualidade de sempre com a garantia e segurança da marca dinamarquesa.

Entre os modelos mais populares, destacam-se os trocadores desmontáveis, também conhecidos como gaxetados. Flexíveis e ideais para diversos processos, eles são uma ótima opção em troca térmica de vapor e líquidos.

Princípios de transferência térmica

A transferência térmica se baseia no ato de passar energia de uma mídia para outra, afim de aquecê-la ou resfriá-la. Isso pode ser feito tratando o meio em um trocador de calor. Os trocadores de calor de placas SONDEX®, por exemplo, usam placas de fluxo altamente eficientes para alcançar a transferência de calor. Dessa maneira, são superiores aos trocadores de calor tubulares e a outros projetos de trocadores de calor de placas em termos de eficiência, espaço e facilidade de manutenção.

Entenda os princípios fundamentais da troca de calor.

Distribuição do Meio

Os meios são circulados em um fluxo contracorrente dentro do trocador de calor de placas e são introduzidos no sistema por intermédio das entradas. A partir das entradas, o meio em cascata através da área de distribuição, especialmente projetada para eliminar “zonas mortas”, garante uma distribuição ideal e uniforme do meio, por intermédio da área de transmissão de calor das placas.

Área de Transmissão de Calor

A área de transmissão de calor é a parte mais importante da placa. A mídia quente transfere sua energia por meio da placa para a mídia fria no lado oposto. As placas atuam como “separadores” que evitam que a mídia se misture.

Padrão de Placa

A mídia flui por via dos canais do padrão, que pressiona-se na área de transmissão de calor de cada placa. Os padrões estão disponíveis em vários tipos, cada um com suas propriedades e objetivos. Dessa forma, eles têm grande impacto na eficiência de transferência de calor e devem ser cuidadosamente escolhidos para acomodar os requisitos específicos de cada serviço térmico.

A Sondex, por exemplo, oferece a maior seleção de trocadores de calor a placas tradicionais do mundo. Eles podem atender perfeitamente às suas necessidades individuais, isso porque a marca entende o processo por trás de suas aplicações. Usar a placa certa para cada tarefa individual é muito importante, pois tem um grande impacto na eficiência de toda a instalação. Vários aspectos definem qual placa é a certa, como o padrão, os tamanhos, a conexão e o material.

Componentes dos trocadores de calor Sondex

Um dos elementos mais importantes nesse equipamento é a sua estrutura. É fundamental que ela seja forte, rígida e durável, pois é a base de qualquer trocador de calor a placas. As estruturas SONDEX® estão de acordo com as regras e legislações prevalecentes e atendem aos padrões internacionais.

Normalmente, elas possuem uma cor azul RAL 5010 durável, entretanto, mediante solicitação, há mais cores disponíveis. Válido ressaltar que várias classificações de tinta estão disponíveis de acordo com suas especificações e todas ideais para diferentes condições, como o ambiente de instalação ou o próprio meio. Além disso, todas as projetadas para tornar a montagem, serviço e manutenção o mais fácil possível.

Guia

O guia possui uma grande roldana, facilitando o deslizamento do guia de placas para frente e para trás. Isso torna a abertura e o fechamento do trocador de calor a placas uma tarefa fácil no momento do serviço e da manutenção.

Além disso, é possível instalar orifícios de inspeção que permitem um fácil exame do interior do conjunto de placas. Isso é particularmente útil no tratamento de meios que contêm polpa ou fibras, já que possuem uma tendência a causar incrustações no trocador de calor. Também pode-se instalar filtros de água do mar, caso utilize-se o mesmo na indústria marítima, a bordo de navios ou plataformas.

Conjunto de placas

O coração do trocador de calor a placas é o conjunto de placas, onde ocorre a transferência de calor. Esse conjunto consiste em várias placas que apresentam um padrão com design de última geração. A combinação do tipo de placa e do padrão determina a eficiência do trocador de calor e é calculada para corresponder ao requisito térmico do serviço. Cada placa tem uma junta de alta qualidade, que veda o trocador de calor, orienta o fluxo e alinha as placas.

Placas

São normalmente feitas de Inox 304/316 ou titânio, mas também podem ser feitas de outros materiais prensáveis e diferenciados. O tipo de material depende do meio e de suas temperaturas. Como dito anteriormente, elas formam o conjunto de placas. O padrão ondulado nas placas garante um fluxo turbulento em toda a área de transmissão de calor e elimina “zonas mortas”.

A escolha do padrão da placa depende do tipo de meio que trata-se no trocador de calor. Há uma grande variedade de padrões diferentes, como o Espinha de Peixe, em várias profundidades de pressão e ângulos; ou o Fluxo Livre, que permite que meios contendo partículas e fibras passem pelo trocador de calor sem impedimentos, como no caso de estações de tratamento e usinas de cana de açúcar, por exemplo.

Tecnologia Sonder Safe

As placas para trocadores de calor Sondex Sonder Safe são a medida de segurança definitiva. Na eventualidade de as placas danificarem-se, o sistema Sonder Safe elimina o risco de mistura do meio.

Ela é feita pressionando duas placas idênticas e soldando a laser todos os quatro orifícios de entrada para formar uma “placa dupla”. Isso cria uma pequena bolsa dentro de cada “placa dupla” que permitirá que a mídia com vazamento escape. Devido ao design otimizado, as placas Sonder Safe são capazes de manter a alta eficiência de transferência de calor das placas convencionais, proporcionando segurança adicional.

O sistema Sonder Safe é projetado para tornar qualquer vazamento, embora improvável, visível de fora do equipamento. Além disso, como todos os vazamentos são externos em vez de internos, a mídia nunca se misturará. Isso torna esse modelo a solução ideal quando os trocadores de calor utilizam meios que não devem ser misturados a qualquer custo. Além de tudo, todas as placas e gaxetas SONDEX® possuem a “zona de drenagem”, feitas, especialmente, para evitar danos no caso improvável de um vazamento.

Conexões

Os trocadores de calor padrão a placas possuem conexões que variam de DN25 a DN650 (1” a 26”), com tubos roscados e conexões flange projetadas de acordo com todos os padrões disponíveis. Dessa maneira, eliminam a necessidade de redutores no sistema de tubulação.

Pode-se revestir as conexões de flange com borracha ou com o mesmo material de que as placas são feitas, como Inox 316 ou titânio, por exemplo, assim as protegendo contra danos por corrosão. Os tamanhos de conexão condizem com qualquer projeto, o que significa que não há alteração na velocidade do fluxo durante a operação. Isso reduz o desgaste da instalação do tubo e significa menores custos de manutenção e instalações melhores e mais estáveis.

Tirantes

Os tirantes SONDEX® servem para apertá-los do lado frontal do trocador de calor a placas. Isso facilita a abertura, o fechamento e o aperto do trocador de calor, pois a chave de catraca não precisa ser manobrada ao longo de todo o comprimento de cada parafuso de ligação. Assim, reduz significativamente o esforço de mão de obra e o tempo de montagem.

Barra de transporte

As barras de transporte devem ser fortes o suficiente para evitar distorção ou queda com o peso do conjunto de placas – mesmo após muitos anos de operação. Além disso, a barra de transporte ela permite que as placas deslizem facilmente. O comprimento da barra deve fornecer espaço suficiente para a limpeza das placas sem ter que removê-las da estrutura. Isso economiza tempo e dinheiro durante o serviço do trocador de calor. Além disso, a barra de transporte permite a extração de uma única placa, sem ter que remover todas as outras.

Barra Guia

A barra guia é uma parte muito importante da estrutura, mas pouco lembrada. Ela ajuda a evitar o desalinhamento ou “ondulação” do conjunto de placas, apoiando-as durante a montagem ou na abertura para manutenção. A barra deve ser forte o suficiente para suportar o peso lateral das forças de aperto durante a montagem do trocador de calor.

Juntas ou gaxetas

A junta é uma parte essencial dos trocadores de calor de placas Sondex. Sem uma junta adequada e de alta qualidade que se encaixe perfeitamente na placa e forneça uma vedação ideal, o desempenho e a vida útil são significativamente menores. As juntas SONDEX® estão de acordo com os padrões mais recentes em tecnologia de borracha e design de juntas.

A Vaportec fornece aos clientes juntas que atendem a todos os requisitos do serviço térmico e ideais para todos os meios. O resultado são trocadores de calor superiores que funcionam extremamente bem devido à interação perfeita entre a placa e a junta.

Materiais das juntas ou gaxetas

A qualidade de uma junta está diretamente ligada ao design e aos materiais usados em sua produção. A composição do composto de borracha não só determina a vida útil e sua capacidade de manter a elasticidade, mas também suas áreas de aplicação. Algumas gaxetas são mais adequadas para meios agressivos do que outras, por isso é importante escolher a certa para cada tarefa. Além disso, o design exclusivo e a baixa compressão conferem à junta uma longa vida útil. São usados uma variedade de compostos de borracha de nitrilica, EPDM e Viton, cloropreno, Hypalon e butil, entre outros.

Juntas Sondex Lock

Os trocadores convencionais de calor a placas SONDEX® possuem exclusivo sistema Sonder Lock, que “trava” as placas e alinha perfeitamente o conjunto de placas. O alinhamento das placas é possível devido aos fortes botões de borracha nas juntas Sonder Lock que se encaixam perfeitamente na parte de trás da placa adjacente. Isso mantém as placas no lugar e evita o desalinhamento ou “torção” do conjunto de placas.

Juntas Sonder Guide

Os trocadores de calor de placas semi-soldadas SONDEX® com uso comum em sistemas de refrigeração por amônia, por exemplo, possuem o sistema exclusivo Sonder Guide. Assim, ele guia as placas juntas usando uma ranhura de gaxeta fechada, mantendo-as no lugar e evitando o “serpentear” do pack de placas durante a montagem do trocador de calor. Além disso, esse design é ideal para altas pressões de trabalho e aplicações de vácuo, pois a pressão dentro da área vedada ajuda a manter a gaxeta no lugar. O sistema Sonder Guide está presente em todos os trocadores de calor a placas semi-soldadas Sondex, bem como em condensadores e evaporadores.

Diferencias trocadores de calor Sondex by Danfoss

Os trocadores de calor Sondex possuem uma alta tecnologia com uma ampla gama de aplicações em diversos segmentos. Além disso, eles possuem o diferencial de serem personalizáveis, para, dessa maneira, se adequarem a múltiplos processos. Graças ao seu tamanho compacto, é fácil de instalar e realizar manutenções.

Confira outros diferenciais do modelo.

Área de transmissão de calor

A área de transmissão de calor é a parte “principal” da placa e é onde ocorre a transferência de calor primária. Os muitos anos de experiência da Sondex com design térmico e técnicas de prensagem de placa é o maior diferencial da companhia.

As área de transmissão de calor de cada placa são maximizadas. melhorando a eficiência térmica de todo o conjunto. O tamanho da área de transmissão de calor depende, é claro, do tamanho da placa. Entretanto, a Sondex tem o conhecimento do processo, o que permite desenvolver áreas de transmissão de calor que atendam perfeitamente aos requisitos.

Área de distribuição nas placas

A área de distribuição nas placas SONDEX® é projetada para evitar “zonas mortas” e apresenta canais de orientação em ângulo que garantem uma distribuição uniforme da mídia em toda a placa. Além disso, a queda de pressão na área de distribuição é mínima e as usam na área de transmissão de calor, o que resulta em melhor eficiência de transmissão de calor.

Sistema de suspensão dos trocadores de calor Sondex

As placas SONDEX® apresentam um sistema reforçado e exclusivo de suspensão. A placa é seguramente suspensa na barra de transporte do trocador de calor e está perfeitamente alinhada pela barra guia. Além disso, o sistema de suspensão possui reforços, o que é muito importante durante a montagem ou manutenção do conjunto de placas, pois ajuda as placas a suportarem as potentes forças de aperto.

Reforço de borda

As placas SONDEX® apresentam bordas reforçadas para fortalecer a ranhura da gaxeta e fornecer suporte ideal para as placas. O reforço é feito pressionando as placas em ambos os lados da ranhura da gaxeta, que fixa a gaxeta com segurança no lugar. Além disso, isso fornece uma base sólida para as placas adjacentes se apoiarem.

Segurança das gaxetas

As placas e gaxetas SONDEX® possuem uma “zona de drenagem” especial para prevenir danos no caso improvável de um vazamento.

Propriedades do padrão de placas dos trocadores de calor Sondex

Cada padrão tem propriedades diferentes e é desenvolvido para lidar com tarefas específicas, assim, como atender a requisitos individuais. A queda de pressão permitida para o meio no trocador de calor se correlaciona com o tamanho do mesmo. Pode-se reduzir o tamanho da área de transmissão de calor necessária se uma quantidade maior de queda de pressão for usada. Isso torna importante usar ao máximo a queda de pressão permitida.

Alguns padrões usam apenas uma baixa queda de pressão, mas oferecem um nível mais baixo de turbulência, enquanto outros oferecem alta turbulência relacionados a uma alta queda de pressão. Já outros têm canais muito profundos, os tornando adequados para meios de alta viscosidade e meios que causam incrustação. Por sua vez, alguns padrões combinam profundidades de canais múltiplos em uma única placa para lidar com a taxa de fluxo e os requisitos térmicos para meios diferentes em um único trocador de calor.

Ter uma grande variedade de padrões para cada tamanho de placa e uma extensa linha de placas, garante a melhor solução técnica possível para sua aplicação específica do trocador.

Inovação e desenvolvimento

A Sondex melhora constantemente os padrões de chapas e desenvolve novas soluções técnicas. Todas as placas apresentam design de última geração e possuem a mais recente tecnologia de prensagem. Esta tecnologia permite aumentar a área de transmissão de calor, fazendo um melhor aproveitamento da chapa da placa, resultando em eficiência sem perder a resistência.

Cobrindo a Maioria dos Projetos

A Vaportec, com os produtos Sondex, cobre a maioria dos projetos até 7.200 m3/h em uma solução de passagem única. É benéfico de reduzir o número de passagens em um trocador de calor de placas para uma única passagem, pois melhora a eficiência da transferência de calor e reduz a área que ele ocupa. Entretanto, para isso, é necessário utilizar placas e conexões que correspondam ao tamanho dos requisitos térmicos.

Soluções Ideais

Nosso extenso portfólio de placas garante que possamos fornecer a placa e o tamanho de conexão perfeitos para qualquer serviço. Nenhum aplicativo é pequeno ou grande demais para nós – sempre oferecemos a solução técnica ideal.