golpes-em-linha-de-ar-comprimido

Golpes em linhas de ar comprimido

Os mais variados processos industriais utilizam linhas de ar comprimido como agente de força, secagem, condução, geração e outras funções diversas. Entretanto, quando contaminado, além de possuir baixa eficiência energética, o ar comprimido com alto índice de condensado ocasiona golpes em diversos equipamentos utilizados na geração, distribuição e controle dessa utilidade industrial.

Portanto, a qualidade do fluido é fundamental para qualquer processo que o utilize, tanto os de injeção direta quanto os de injeção indireta. Isso pois, se o fluido estiver com alta condensação, ele irá ocasionar problemas que acarretam na quebra de equipamentos.

Para resolver esse problema, o uso dos seguintes equipamentos são comuns:

  • – secador de ar comprimido;
  • – bota coletora de condensado com purgador de boia;
  • – filtro coalescente de ar comprimido;
  • – estações de filtragem.

Purgadores em linhas de ar comprimido

Esses equipamentos fazem a função básica de separar a água do ar. E, assim, drená-la para fora do sistema, por meio de purgas. Essas purgas podem ser automáticas, por meio de purgadores mecânicos de boia, ou também com intervalos de tempo, através do uso de purgadores eletrônicos.

O purgador mecânico de boia para ar comprimido é, basicamente, um dispositivo estanque com uma boia interna que levanta a medida em que o purgador enche com condensado e permitindo a passagem do fluido. Quando o purgador não possui mais condensado a boia se baixa e veda o equipamento, sem permitir nenhum vazamento.

O purgador eletrônico para esse fluido é uma válvula solenoide com um timer. Assim, você pode ajustar o intervalo de abertura da válvula e seus período. Por exemplo, se a válvula abrir durante dez segundos a cada 30 minutos, eliminará a água e, eventualmente, também o ar presente.

Por isso, a drenagem mais eficiente para o ar é por meio dos purgadores de boia, que funcionarão de maneira mecânica, e de acordo com a real condensação do processo. Isso sem desperdiçar ar comprimido, apenas eliminando o condensado presente na tubulação, pulmão e/ou equipamento.

Filtros sanitários

Filtros para ar comprimido podem exercer a função de filtro de partículas, de coalescente (separador de ar/líquido) e de retenção de gases. Essas funções podem encontrar-se em filtros 3×1, que possuem elementos internos com os materiais devidos para executar a total qualificação do fluido. Se utiliza esses equipamentos, normalmente, nos pontos de consumo antes das entradas nos equipamentos com conexões em ½”, 3/4” e 1”.

Ar estéril ou sanitário

O ar estéril ou sanitário em padrão microbiológico, além da pré-qualificação com filtros e drenagens, possui uma taxa de retenção de partículas microbiológicas. Essa filtração é feita para que o ar comprimido possa ser utilizado em alimentos e embalagens, por exemplo. Dessa forma, diminui-se o risco de contaminação de produtos de consumo humano.

O ar estéril se torna estéril por meio do uso de um elemento filtrante com tela plissada de aço inox. Para isso, o sistema deve ser todo soldado e com conexões sanitárias para impedir qualquer ponto de contaminação ocasionado pela presença de roscas, por exemplo.