controle-de-fluxo-de-vapor-automatico

Controle de fluxo de vapor automático

O controle de fluxo de vapor, ou seja, a abertura e fechamento da alimentação de uma determinada tubulação, equipamento ou outro componente de um sistema de aquecimento pode ser feito de maneira elétrica. Dessa forma, por meio do uso de um dispositivo automático de controle, chamado válvula solenoide, fica menos complicado controlar seu sistema.

Em conjuntos de aquecimento, o controle pode ser necessário para diversas variáveis. Destacamos:

  • – temperatura;
  • – descarga e alívio ;
  • – pressão.

Tipos de controle de fluxo de vapor

Para controle de temperatura com um sistema automático basta visualizarmos três componentes básicos que nos permitirão essa malha de controle. O primeiro componente é um sensor apropriado de temperatura (inserido no fluido principal). O segundo é um controlador de temperatura e/ou de processos. Já o terceiro é a válvula solenoide, que fará a abertura e fechamento de acordo com a temperatura informada pelo sensor do sinal do controlador.

Para controle de descarga e alívio, normalmente, o sistema opera com determinado tempo. O quadro de comando da máquina e/ou equipamento é setado de forma a garantir que o processo ocorra durante determinado tempo a uma temperatura constante. Um exemplo é o processo de esterilização de uma autoclave. Dessa maneira, após este processo ser concluído, deve ser feito o alívio da câmara de pressurização e esterilização. Ele é feito por um controle elétrico de abertura da válvula solenoide, que possibilitará a dispersão do vapor, após a troca térmica.

Para controle de pressão, a válvula solenoide opera de acordo com o sinal dos controladores, como no caso da temperatura. Porém, a leitura de pressão é feita através do uso de pressostatos ou de transmissores de pressão conectados à linha. Esses equipamentos fazem a leitura da pressão e a comunicação elétrica com o dispositivo, permitindo a abertura e fechamento da linha. 

Independentemente do tipo de controle que é necessário, a função da válvula solenoide será sempre a de abrir e fechar, de acordo com um sinal elétrico. Assim, nesse conceito, estão baseadas boa parte das automações dentro da indústria térmica industrial, tanto em sistemas de aquecimento quanto de refrigeração.