controle-de-fluxo-e-pressao-de-agua

Controle de fluxo e pressão de água

Sistemas hidráulicos para controle do fluxo e pressão de água estão passando por uma transformação tecnológica incrível nos últimos anos no Brasil. Além de inovações dentro da indústria, espaços como residências, irrigação de fazendas e mesmo de condomínios, shoppings, aeroportos também estão se atualizando nesse assunto.

Assim, essa revolução tecnológica permite que o controle de variáveis como fluxo, pressão, vazão, nível sejam feitas, até mesmo, por um smartphone, com total conectividade do sistema, monitoramento e histórico.

A automação, além de garantir o controle e informação, é fundamental quando falamos em eficiência e economia. Por meio da precisão de dados e controle é possível ter noção exata da quantidade de água no processo. Além disso, um controle eletrônico evita desperdícios água, que se mostra cada vez mais escassa no mundo.

Existem alguns equipamentos que, utilizados de forma simples, podem ser parte integrante tanto de sistemas residenciais quanto de sistemas de irrigação ou empresas de menor porte. Dessa forma, protegem equipamentos, gera economia e aumento de controle de fluxo e pressão de água

Chave de fluxo para água

A chave de fluxo para água é um equipamento instalado antes de bombas de circulação e equipamentos que não podem rodar sem a presença de água. Por isso, a chave de fluxo tem uma palheta interna que faz a leitura da passagem de água e corta o sinal de alimentação da bomba em caso de não passagem, fazendo a proteção dos componentes e comandando a abertura e fechamento do sistema.

Pressostato para água

Necessário para realizar o controle de pressão de um sistema de bombeamento de água ou de um equipamento, por exemplo. No pressostato ajusta-se duas variáveis: pressão e diferencial. Neste caso, a pressão de funcionamento ficará entre 1 e 2 bares, ligando e desligando o equipamento de acordo com a pressão que estiver sendo lida na rede ou equipamento em questão.

Transmissor de pressão para água

Transmissor de pressão para água é utilizado em sistemas modulantes, ou seja, sistemas que têm variação de setpoint e que trabalham com inversores de frequência. Dessa forma, eles fazem a modulação do funcionamento das bombas. Neste caso, a leitura de pressão e a comunicação são feitas de maneira constante, e o controle não é on-off , mas, sim, contínuo. Os ganhos em eficiência energética e estabilidade de processo são significativos com esse tipo de controle.

Válvula solenoide para irrigação

Sistemas de irrigação com válvula solenoide podem ser facilmente construídos sem auxílio de outras empresas. Para isso, basta um sistema composto por um reservatório, uma bomba de circulação, válvulas solenoide para irrigação e um timer. Esse conjunto possibilitará a irrigação automática de jardins, gramados, campos, hortas e uma série de outros locais, sem necessidade de alguém para fazer esse trabalho manualmente.

Tem dúvidas quanto a automação de um sistema hidráulico? Entre em contato conosco. Teremos prazer em entender suas necessidades e auxiliar na construção de uma solução simplificada e eficaz.