cavitacao-de-bomba-de-amonia

Cavitação de bomba de amônia

O diferencial de pressão que ocorre entre a sucção e a descarga em sistemas de refrigeração industrial é o responsável pelo surgimento da cavitação da bomba de amônia. Assim, formando bolhas de ar que implodem gerando o desgaste do metal da bomba.

Em um sistema de refrigeração é necessário que o projeto contemple controles de pressão e fluxo em todos os reservatórios, compressores, condensados e outros componentes. Quando o funcionamento dos mesmos ocorre sem que o fluido principal, no caso a amônia, esteja sob a condição apropriada de pressão e vazão, desencadeia-se uma série de complicações, não só na bomba, mas em outras partes do sistema.

Para melhor exemplificar, destacamos uma ilustração simples que demonstra como ocorre o processo de cavitação em bomba de amônia.

Podemos observar a sucção da bomba (entrada), o recalque dela (saída) e também as regiões de baixa e alta pressão, exemplificando o diferencial de pressão. Em regiões distintas do rotor da bomba teremos diferentes pressões, ocasionando a cavitação, com consequências como a da imagem abaixo, por exemplo:

Em casos extremos, pode ser que um grande vazamento ocorra pela danificação do corpo externo da bomba.

Conforme já falamos algumas vezes aqui no blog, sistemas de refrigeração por amônia que estão sendo renovados, ou mesmo construídos, estão passando por uma transformação. Dessa forma, junto às bombas, instalam-se válvulas de bloqueio automáticas, para obstrução individual de cada linha em caso de vazamento de fluido.

O sistema de bloqueio automático de amônia é instalado em conjunto com o sistema de detecção. No intervalo de tubulação onde há o bloqueio de pressão, uma válvula de segurança, independentemente, de pressão diferencial faz a descarga do excesso de pressão desse trecho. Dessa maneira, evitando acidentes ocasionados pelo bloqueio automático do sistema.