serpentina-de-vapor

Automação em serpentina de vapor

Serpentina de vapor é, basicamente, um tubo dobrado com o qual é feito um sistema para controle de temperatura dentro de um tanque. Assim, ela é utilizada tanto em processos de aquecimento industrial com vapor e óleo térmico quanto em processos de refrigeração industrial com glicol e outros fluidos refrigerantes.

Como funciona uma serpentina?

Para aquecer um tanque de gordura — aplicação muito comum em setores de subprodutos em frigoríficos — é necessário instalar a serpentina de vapor dentro do tanque principal, onde o fluido de troca o alimenta. Dessa forma, o vapor entra na parte superior do tanque/serpentina, cede parte do seu calor para a gordura, mantendo a temperatura constante e controlada e o purgador o elimina.

Qual é o purgador correto para serpentina?

Para aplicações em serpentinas, o purgador correto é o mecânico de boia. Esse equipamento funciona de maneira contínua, ou seja, o seu funcionamento é constante e não intermitente, como um purgador termodinâmico. Sendo assim, o purgador não precisa alagar para abrir e controlar a temperatura de uma maneira mais linear e constante em equipamentos. Isso auxilia no processo de retenção de calor, não permitindo a permanência do vapor condensado no equipamento.

Como instalar purgador de boia?

A instalação de um purgador de boia é muito simples. Entretanto, um detalhe importante é sempre lembrar de instalar uma válvula de retenção após o purgador quando o mesmo for conectado na linha de retorno de condensado. Dessa maneira, a contrapressão não irá atrapalhar e/ou impedir a sua abertura e correto funcionamento. Tem dúvidas sobre instalação de purgadores e válvulas de vapor? Então, baixe nosso e-book de boas práticas em sistemas de vapor e tire todas suas dúvidas!

Automação em serpentina de vapor

O que é necessário?

  • – Válvula solenoide para vapor – EV225 Danfoss.
  • – Sensor tipo PT-100.
  • – Controlador de temperatura (pode ser simples, como o Novus N480 ou N1100, por exemplo).

Como fazer?

  • 1 – Furar tanque ou reservatório onde a serpentina está instalada e soldar luva de ½”.
  • 2 – Acoplar sensor tipo PT-100 ao tanque.
  • 3 – Fazer a ligação elétrica entre o sensor e o controlador da sua escolha.
  • 4 – Programar o set point de temperatura no controlador.
  • 5 – Interligar controlador com a válvula solenoide EV225 Danfoss.

Como funciona?

A válvula solenoide irá abrir e fechar de acordo com a queda ou aumento de temperatura, mantendo a temperatura do tanque e/ou reservatório dentro da faixa específica e programada no controlador de temperatura.

Tem dúvidas? Quer fazer um sistema e está tendo dificuldades? Então, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em entender a sua necessidade e desenharmos uma solução junto com você.