manovacuometro-para-amonia-2

Manovacuômetro para amônia

Manovacuômetro para amônia é o instrumento utilizado para medição da pressão de vácuo e, também, da pressão positiva manométrica de um determinado processo. Está presente em sistemas de refrigeração, sobretudo, na industrial, onde o vácuo e a pressão positiva são constantes no ciclo.

Como instalar um manovacuômetro?

A instalação de um manovacuômetro, tal como a de um manômetro é feita em uma válvula de serviço instalada na tubulação. Normalmente, esta válvula de serviço possui uma rosca fêmea de ½”, onde acopla-se o manovacuômetro, podendo ser bloqueá-lo em caso de necessidade de troca, calibração ou reparo na peça ou no quadro de válvulas.

Qual a importância de instalar um manovacuômetro?

Equipamentos elétricos e eletrônicos, por mais tecnológicos que sejam, são suscetíveis a erros e falhas, tanto de funcionamento quanto de programação. Por isso, o manovacuômetro permite, além da regulagem de válvulas e equipamentos, a inspeção visual da pressão do sistema. Assim, se o mesmo estiver com sobrecarga de pressão e os controles elétricos falharem, o manovacuômetro será o instrumento que pode ser consultado para evitar um acidente.

Manovacuômetro de inox

O manovacuômetro construído em aço inox é aplica-se em sistemas de refrigeração industrial que utilizam amônia como gás refrigerante. Dessa maneira, devido à compatibilidade física-química entre a amônia e o inox, indica-se esse material para este tipo de instrumento, garantindo a segurança operacional que o processo de refrigeração necessita.

Instalação de manovacuômetro em separador de líquido de amônia

No desenho acima, no canto superior direito podemos observar uma válvula SNV Danfoss. A SNV é uma válvula agulha de serviço, onde a instalação no manovacuômetro pode e deve ser feita neste local. Dessa maneira, pode ter a leitura dinâmica e analógica da pressão de maneira constante e visual, onde o operador da sala de máquinas poderá fazer suas rotinas de inspeção e conferências, de acordo com os regimes de controle de cada planta.

No caso dos separadores de líquido, outra forma de inspeção visual ocorre por meio da régua de nível de amônia (ou visor de nível de amônia). No caso da Danfoss, o modelo é o LLG. Assim, o visor permite a inspeção visual do nível de amônia no tanque durante o processo de refrigeração, independentemente das variações que estiverem ocorrendo. Dessa forma, o visor irá permitir a visão de nível de maneira momentânea, auxiliando as inspeções de segurança e permitindo a avaliação de funcionamento de dispositivos eletrônicos de controle de nível e de pressão, por exemplo, associado ao manovacuômetro.

Quer saber mais sobre segurança em sistemas de refrigeração? Se inscreva em nosso canal do Youtube. Lá disponibilizamos conteúdo semanal com foco em manutenção e engenharia industrial, de forma gratuita pra você. Tem dúvidas? Entre em contato conosco, teremos prazer em ajudá-lo e esclarecer questões referentes ao seu sistema de refrigeração industrial.