irrigacao-automatizada

Irrigação automatizada

A irrigação automatizada é feita de maneira simples e barata, com o uso de apenas dois dispositivos. O primeiro, e fundamental, é a válvula solenoide para irrigação. Ela atuará como um registro “abre e fecha”, com sistema de acionamento elétrico. Assim, ela desempenhará a função de abrir e fechar a passagem de água, liberando ou bloqueando a irrigação.

Já, para fazer o controle da irrigação automatizada de maneira simples e barata podemos utilizar um timer elétrico, controlado através de tempo. Vamos supor que você tem uma horta e deseja fazer a irrigação da mesma durante 20 minutos por dia no final da tarde. Para este fim, você vai ajustar seu temporizador para um período de 20 minutos e um intervalo de 24 horas. Dessa forma, a cada 24 horas o temporizador irá enviar um sinal elétrico para válvula solenoide, que, por sua vez, ficará aberta durante 20 minutos, dispondo da quantidade necessária de água para a sua horta.

O temporizador é um equipamento muito simples e semi mecânico. Portanto, para para fazer o ajuste de um, você não precisa entender de elétrica ou eletrônica, basta fazer o seu ajuste e conectá-lo à válvula solenoide.

Como instalar um sistema de irrigação automatizada?

  • 1 – Primeiramente, é preciso instalar a válvula solenoide para irrigação na sua torneira ou ponto de água.
  • 2 – Em seguida, colocar o temporizador na tomada mais próxima.
  • 3 – Logo após, conectar a fiação elétrica (2 fios comuns de tomada) entre o temporizador e a válvula.
  • 4 – Por fim, ajustar o intervalo e o período no temporizador.

Pronto! Após esses quatro passos simples você terá montado um sistema automático de irrigação residencial, comercial ou, até mesmo, industrial.

Qual válvula solenoide para irrigação utilizar?

A válvula solenoide é o item chave de um bom sistema de irrigação automatizada. Portanto, se a mesma for de baixa qualidade, a bobina elétrica pode queimar com facilidade. Além disso, se válvula apresentar vazamento resultará em um sistema pouco funcional e com auto custo de operação.

A Danfoss, como melhor e mais tradicional fornecedor de válvulas solenoide do mercado, oferece uma solução especifica para essa aplicação: a válvula EV220T. Com rosca macho de 3/4” em ambos os lados, possui fácil instalação e alta durabilidade, sendo o melhor custo benefício e garantindo a não ocorrência de vazamentos e desperdícios de água.

Qual temporizador usar para sistemas de irrigação automatizada?

O temporizador que você irá utilizar dependerá muito do sistema, de quantos pontos de irrigação e de qual nível de controle você precisa. Para um sistema simples, você pode buscar em uma loja de material elétrico residencial a opção mais simples de ajuste. Esse equipamento, possivelmente, terá um custo reduzido e atenderá completamente a sua demanda.

Porém, no caso do sistema ser mais complexo, com um alto número de pontos de consumo (10 válvulas solenoide que abrem em tempos diferentes, por exemplo), o ideal é você utilizar um quadro de controle com um controlador de processos. Dessa maneira, ele terá diversas “saídas” e permitirá o controle de um maior número de válvulas de maneira automática. Esse tipo de controlador pode, facilmente, ser encontrado em lojas de automação. Uma marca referência nesse equipamento é a Novus.

Ficou com dúvidas ou quer auxílio para montar o seu sistema? Não deixe de entrar em contato conosco. Teremos prazer em lhe auxiliar na montagem do seu sistema de irrigação automatizado, seja para uso residencial ou comercial. Apostamos que esse tipo de sistema irá poupar uma grande quantidade de trabalho humano e, também, o desperdício de água, otimizando seu processo.