limpeza-quimica-de-trocadores-de-calor

Limpeza química de trocadores de calor

A limpeza química de trocadores de calor é um procedimento fundamental em alguns setores da indústria alimentícia, como nas fábricas de laticínios. Um trocador de calor de placas, tanto o de placas desmontáveis quanto o de placas brasadas, deve ser limpo em processos de bombeamento de solução detergente em concentração apropriada. Além disso, ele deve passar por enxague em determinados períodos de tempo, de acordo com o processamento do produto no interior do mesmo. Assim, o procedimento de limpeza consiste, basicamente, no bombeamento da solução, conforme dito anteriormente, respeitando a compatibilidade química com os materiais estruturais e de vedação do equipamento. Contudo, a solução detergente deve estar a uma temperatura relativamente alta e o processo de enxague estar nos moldes do CIP.

O que é CIP na indústria?

CIP significa clean in place, ou seja, limpeza no local. Dessa forma, diversos equipamentos, como trocadores de calor, bombas e reservatórios, por exemplo, o utilizam como processo de limpeza. No caso dos laticínios, o CIP tem processo fundamental e é amplamente utilizado diariamente no decorrer de processos de produção. Outros produtos de base láctea que passam por processamento, pasteurização e envase, além do transporte, utilizam esse processo para retirar traços de material orgânico de seus equipamentos. Eles devem ser limpos, a fim de reiniciar o processo desse mesmo ou de outro produto.

Limpeza química de trocador de calor na prática

Dentre diversos outros tópicos, no vídeo abaixo, destacamos pontos importantes da limpeza química de trocadores de calor:

– utensílios utilizados;

– o procedimento de limpeza em si;

– detergentes utilizados;

– compatibilidade química de materiais para limpeza;

– tempo de contato e CIP.

Então, assista o passo a passo de como realizar a limpeza de um trocador de calor. E, caso surja alguma dúvida, não deixe de entrar em contato. Além disso, inscreva-se em nosso canal e fique por dentro de vários assuntos sobre a rotina industrial.