o-que-e-pasteurizacao

O que é pasteurização?

A pasteurização é o processo de tratamento térmico de um determinado alimento e/ou bebida, com o objetivo de torná-lo livre de microrganismos. Dessa forma, tornando-o adequado para o consumo humano. Portanto, dentro da indústria de alimentos e bebidas, encontramos diversos processos de pasteurização por meio do uso de pasteurizadores a placas, conhecidos também como trocadores de calor a placas.

Abaixo, citamos alguns produtos que é necessário o processo de pasteurização dentro da indústria de bebidas e alimentos:

  • – leite;
  • – suco de laranja;
  • – suco de uva;
  • – ovo líquido;
  • – sorvete;
  • – cerveja.
Como funciona o processo de pasteurização?

O processo de pasteurização determina que o produto deve ser aquecido até determinada temperatura por um determinado período de tempo. Assim, o aquecimento é feito indiretamente por meio da troca térmica com água quente. Normalmente, dentro das indústrias de alimentos e bebidas, se utiliza uma caldeira para produção de vapor. Assim sendo, o vapor é canalizado e controlado para aquecer a água fria em um trocador de calor. Dessa forma, tornando-a propícia para a troca térmica no pasteurizador. Com a água aquecida pelo vapor, a troca térmica com o leite, por exemplo, eleva sua temperatura ao set point desejado.

Quer saber mais sobre trocadores a placas e pasteurizadores?

Fizemos um vídeo completo sobre trocadores a placas, falando sobre manutenção, instalação, boas práticas e dando diversas dicas, então, acesse nosso canal e confira: