pressostato-para-agua

Pressostato para água

Pressostatos para água é o nosso assunto de hoje!

Para ver mais conteúdos como esse, acesse nossos Cursos Certificados Vaportec.

Se você lida com sistemas hidráulicos com certeza já ouviu falar de pressostato para água. Ele é um dispositivo de acionamento utilizado para ligar ou desligar um equipamento elétrico. Geralmente, instala-se ele e bombas de água, filtros, sistemas de hidrante em bombas principais e, também, nas conhecidas bombas jockey.

A Danfoss possui uma linha completa de pressostato para água. Por isso, eles são fabricados em diversos modelos para atender amplas aplicações. Entre elas podemos citar os pressostatos para uso naval modelo KPS; os pressostatos para rede de hidrante KPI 35; pressostatos para bombas de água KPI 36 e KPI 38 para alta pressão; pressostatos à prova de explosão, normalmente os modelos RT ou KPS + EEX; e, também, o pressostato com rearme automático, caso do modelo RT.

Sendo assim, o modelo mais usado de pressostato para água é o KPI Danfoss. Além de compacto e robusto, ele tem ótimo custo x benefício, tendo em vista a alta durabilidade e confiança no seu funcionamento.

Como funciona pressostato para água?

O pressostato para água tem dois ajustes: o range de pressão e o diferencial de pressão. Assim, por meio dessas duas variáveis você definirá o intervalo de pressão em que o equipamento funcionará. Por exemplo, ligando em 2 bar e desligando em 3 bar, o equipamento funcionará para manter a pressão da linha estável dentro desse intervalo, ligando e desligando de acordo com a queda ou aumento de pressão.

Como instalar pressostato para água?

Explicamos sobre isso e muito mais em nossos Cursos Vaportec.

A instalação de um pressostato para água é bastante simples, inclusive, muito similar a de um interruptor. Por isso, também é conhecido como switch de pressão ou interruptor de pressão, justamente por esta facilidade na sua instalação. Dessa forma, após a conexão elétrica com o dispositivo que será acionado, basta fazer o ajuste do range e diferencial, através de parafusos situados na parte superior do equipamento.

Qual a diferença entre pressostato e transmissor de pressão para água?

O pressostato funciona de maneira ON-OFF, ou seja, liga e desliga. Já o transmissor de pressão funciona com sinal modulante. Dessa maneira, a diferença está no funcionamento intermitente ou contínuo. Um transmissor de pressão para água, por exemplo, pode trabalhar em conjunto com um inversor de frequência e uma bomba. Assim, a bomba nunca desligará, apenas irá variar a frequência de seu rotor. Neste mesmo tipo de controle, com o pressostato, a bomba desligaria e ligaria dentro da faixa de ajuste de pressão em questão.

Pressostato para água MBC Danfoss

Essa série é utilizada em aplicações marítimas, industriais e de obras onde espaço e confiabilidade são os requisitos mais importantes. Os MBCs são compactos, projetados de acordo com design tipo bloco para resistir às rigorosas condições conhecidas de casas de máquinas de navios.

Os MBCs possuem alta resistência à vibração e o modelo principal da série, o MBC 5100, detém todas as aprovações marítimas relevantes. Dessa forma, o diferencial fixo, porém baixo, garante o monitoramento preciso das pressões críticas. Além disso, se encaixam perfeitamente com válvulas de teste MBV, fornecidas como opção padrão para o pressostato hidráulico MBC.

Quer saber tudo sobre pressostato para água?

Baixe nosso guia completo. Restando qualquer dúvida, não deixe de entrar em contato conosco.

Prefere conteúdo em vídeo?

Então, acesse nosso canal no Youtube e confira uma série completa sobre este e outros equipamentos de controle industrial. Nesse vídeo você pode conferir como realizar a ligação e o ajuste elétrico de um pressostato.

Se você possui alguma dúvida em relação ao melhor sistema, equipamento ou processo entre em contato com o time da Vaportec. Temos 25 anos de experiência no controle de fluidos industriais, dessa forma, conhecemos a solução ideal para todos os sistemas. Você pode entrar em contato por meio do nosso número (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977.1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.

Quer saber mais sobre conteúdos assim?

Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira.
São profissionais experientes na área que montaram materiais de qualidade.
Clique aqui para se cadastrar nossa plataforma.

Aliás, você também pode continuar seus estudos lendo nosso Guia Completo: Pressostato e Termostato Danfoss
Clique aqui para baixar, gratuitamente.

Estamos à disposição.
Um abraço!

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog