elementos-filtrantes-polipropileno

Elementos filtrantes polipropileno

Os elementos filtrantes polipropileno são utilizados, especialmente, em processos de filtração de líquidos e bebidas. São comuns dentro da indústria de bebidas, farmacêutica, química e em outros segmentos onde é necessária a filtração de componentes líquidos. Um exemplo é a água que utilizam em processos de cosméticos. Ela precisa ser filtrada, tal como água mineral, para consumo humano.

Os elementos filtrantes polipropileno são compatíveis entre fabricantes, fazendo com que a substituição de marcas possa aumentar a produção, melhorar a qualidade do produto e dar um save financeiro para a empresa. Os dados que você precisa para poder dimensionar elementos de outras marcas e avaliar qual se encaixa melhor na sua produção são:

  • – diâmetro da conexão;
  • – tipo de conexão;
  • – comprimento do elemento;
  • – micragem do elemento.

Se você não possuir essas informações, todos os elementos filtrantes de polipropileno tem marcados em seu corpo dados sobre o modelo. Em posse deles, podem ser feitos estudos completos de compatibilidade, considerando o melhor custo x benefício.

Substituição econômica de elementos filtrantes polipropileno

Na Vaportec, fazemos estudos completos em sistemas de ultra filtração, buscando sempre a melhor opção em eficiência de filtração e durabilidade de elementos. Recentemente, fizemos um trabalho em uma cooperativa de lácteos do estado do Rio Grande do Sul, onde substituímos um filtro com 10 elementos filtrantes pall — R$ 50.000,00 — com reposição a cada 6 meses por um filtro de alta vazão Donaldson com 3 elementos — R$ 20.000,00 — e reposição a cada 12 meses.

O estudo do processo é muito importante para descobrir onde estão as oportunidades de economia. A reposição de elementos de polipropileno é muito recorrente. Normalmente, a cada 3 meses é necessário fazer a reposição do conjunto completo de cartuchos, assim, a economia em processos líquidos é ainda maior, já que a recorrência de troca é muito superior.

Tem interesse em fazer um estudo no sistema de filtração da sua planta? A Vaportec realiza gratuitamente, junto com seu setor de almoxarifado e manutenção, fazendo uma lista completa de elementos filtrantes polipropileno, e apresentando a melhor solução para você. Entre em contato.