seguranca-com-amonia

Segurança com amônia em sala de máquinas

Com a alta das exportações de bebidas e alimentos, a fiscalização, por parte do Ministério do Trabalho, das exigências de segurança dentro da indústria está ocorrendo com maior frequência e rigidez. Dessa forma, é assegurada a produção e os cuidados operacionais dos colaboradores envolvidos. Normalmente, as salas de máquina operam 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante 365 dias, para garantir a produção em larga escala. É imprescindível mencionar alguns equipamentos quando o assunto é segurança em salas de máquinas. Sobretudo, equipamentos que utilizam amônia como fluido refrigerante, afinal, a segurança com amônia é essencial. Porém, é importante dizer que existem outros fluídos, como vapor, ar comprimido, gases diversos, líquidos, etc.

No centro há um separador de líquido com alguns equipamentos, citados abaixo.
Bomba para amônia

São utilizadas para bombear a amônia líquida para os evaporadores frigoríficos e outros equipamentos. Assim, a linha de líquido é pressurizada, afim de atender as demandas do sistema. Esse tipo de bomba pode, perfeitamente, ter mais precisão de controle por meio de inversores de frequência. Podemos observar em ambos os sistemas, a instalação de um pressostato diferencial para amônia — neste caso modelo RT260A. Por meio da leitura do diferencial de pressão entre os pontos, o pressostato controlará o funcionamento de determinado equipamento.

Coletor de óleo para amônia

É utilizado como reservatório do óleo extraído do tanque de separação. Assim como outros líquidos, o é um vilão energético. Além disso, o arraste demasiado de óleo irá causar danos âs vedações de válvulas e controles do sistema. Assim, reduz-se a confiabilidade no sistema de refrigeração e a vida útil dos equipamentos.

Separador de líquido para amônia

A função básica desse equipamento é fazer a separação entre a amônia líquida e gasosa, enviando somente líquido de volta para o processo, por meio das bombas. Por sua vez, o gás é succionado pelos compressores e, após comprimido, transforma-se novamente em líquido, através de um condensador. Portanto, esse último é indispensável quando se trata de eficiência energética.

Válvula de segurança para amônia

É utilizada no ponto alto do vaso de pressão, necessitando ser calibrada e certificada anualmente para tal aplicação. Essa válvula garante que a pressão máxima de trabalho não ultrapasse o limite admissível, para, dessa maneira, evitar qualquer tipo de acidente. Ela não depende de fonte elétrica para funcionar, uma vez que é 100% mecânica. As válvulas de segurança modelo SFA 15 Danfoss são fabricadas, especificamente, para esta aplicação. Possuem construção, vedação e certificação internacional para este fim.

Chave de nível para amônia

Também conhecida como boia de nível para amônia, é utilizada em caso de sistemas de injeção de líquido on-off. Nesse tipo de sistema não há uma malha proporcional de controle de alimentação de líquido. Sendo assim, é feito através do uso de válvulas solenoide para amônia. O modelo ideal para essa aplicação é o modelo EVRAT Danfoss.

Transmissor de nível para amônia

O transmissor de nível AKS4100 Danfoss é utilizado para monitoramento do controle de nível de líquido de tanques, reservatórios e equipamentos. Seu uso mais comum é em sistemas modulantes. Nesses casos, uma válvula motorizada para amônia modelo ICM Danfoss é usada para a injeção proporcional de líquido, de acordo com a demanda do reservatório. Dessa forma, fazendo essa injeção de forma constante, o processo se torna mais estável, seguro e com menor índice de manutenção ou quebra de equipamentos.

Detector de amônia

O sensor para detecção de amônia é o modelo GDA. A instalação do detector deve ser feita em um local pensado de acordo com a corrente de ar da sala de máquinas. O ponto ideal é no local onde a corrente do ar contaminado é direcionada. Dessa maneira, irá disparar seu sistema de alarme e notificará os responsáveis pela sala de máquinas em caso de qualquer vazamento, quebra ou falha de operação.

Ainda possui alguma dúvida em relação à segurança com amônia do seu sistema? Está com dificuldade em suprir as demandas da sua planta e precisa melhorar o seu processo? Entre em contato conosco, teremos prazer em entender o seu sistema e projetar, juntos, as melhores soluções para a sua empresa.