golpe-de-ariete

Golpe de aríete em sistemas de vapor

Golpe de aríete é o golpe causado em válvulas, tubulações e equipamentos de vapor pelo arraste de condensado (vapor que retorna ao estado líquido). Acontece por meio da pressão do fluido na linha, onde é formada uma espécie de onda com o condensado que está presente, resultando no golpe.

Problemas causados por golpe de aríete em sistemas de vapor

  • – vazamentos de juntas;
  • – rompimento de conexões;
  • – vazamentos de válvulas e acessórios;
  • – rompimento parcial ou total de equipamentos, como trocadores de calor e panelões a vapor.

Por meio do uso da termografia — para avaliação de sistemas de vapor — podemos verificar o acúmulo de condensado, além de projetar e estruturar medidas para eliminação do mesmo. Conforme imagem abaixo, é possível observar a formação de condensado em uma estação sem bota apropriada de drenagem.

Nessa estação, por exemplo, poderíamos facilmente fazer a instalação de um tee antes do filtro Y. Além disso, poderíamos instalar uma bota de drenagem apropriada, tal qual uma válvula de bloqueio tipo esfera para drenagem manual antes do início da operação. Dessa maneira, evitando a constante manutenção da válvula e possíveis quebras do sistema.

Durante o aquecimento inicial de um sistema de vapor, podemos observar, conforme a tabela abaixo, a taxa de acúmulo e geração de vapor condensado (água). Essa tabela está separada em quilos por hora, a cada 30 metros de tubulação, conforme diâmetros a esquerda. A temperatura máxima levada em conta foi de 22°C.

Durante o processo, após a estabilização, ocorre uma diminuição da taxa de condensação. Segue tabela abaixo, utilizando os mesmos padrões de processo para comparação:

Ainda possui alguma duvida em relação à eficiência do seu processo? Sua caldeira ou equipamentos não atendem mais as demandas da planta ou tem elevado índice de manutenção? Entre em contato conosco. Teremos prazer em entender o seu processo e auxiliá-lo de maneira simples e econômica, tornando o processo mais estável e aumentando a produtividade.