controle-de-pressao-e-temperatura

Controle de pressão e temperatura em sistemas de refrigeração

Válvulas de refrigeração adequadas podem realizar o controle pressão e temperatura de inúmeros processos. Tanto as válvulas de controle de temperatura quanto as válvulas reguladoras de pressão para amônia são utilizadas para várias práticas:

  • – controle de temperatura através do ajuste da pressão;
  • – controle de capacidade de equipamentos e compressores em sistemas de refrigeração;
  • – controle de pressão do degelo por exemplo.
Como controlar a temperatura da amônia?

O controle da pressão de sucção do gás é o responsável por controlar a temperatura da amônia. É possível fazer essa contenção utilizando uma válvula de controle ICS Danfoss, disponibilizada em bitolas de ¾” a 6”. Ela pode ser instalada em equipamentos como:

  • – evaporador de amônia;
  • – trocador de calor semi soldado para amônia;
  • – chiller de amônia
  • – máquinas de gelo
  • além de uma série de outros equipamentos de refrigeração e congelamento que utilizam amônia como fluido.
Qual a diferença entre as válvulas de controle de amônia Danfoss?

De forma geral, são basicamente quatro válvulas de controle para este fim. A válvula solenoide EVRA Danfoss é o modelo mais utilizado para sistemas de controle on-off. Normalmente, é instalada na alimentação de líquido, permitindo ou bloqueando a passagem de amônia para os equipamentos. Quando o controle é feito através da pressão, a válvula de controle ICS Danfoss com piloto CVP Danfoss é a ideal (em caso de sucção). Entretanto, para controle de pressão de linha ou de capacidade, o piloto adequado é o modelo CVC, com tomada de pressão posterior à válvula, com intuito de balanceamento interno e controle de pressão.

Quando o controle de vazão de amônia é feito na própria sala de máquinas , por meio de separadores específicos, as válvulas ICLX e ICM, ambas Danfoss, são as mais indicadas.

A válvula ICLX Danfoss tem abertura de 10% da sua capacidade até equalização de pressão e, posteriormente, abre os outros 90% liberando sua capacidade total. Dessa forma, seu uso em processos, especialmente de congelamento -10 ou -35, evita golpes, choques térmicos e dá maior precisão e estabilidade.

A válvula ICM Danfoss tem abertura proporcional, ou seja, é uma válvula motorizada que libera a passagem a exata quantidade necessária de amônia de acordo com os padrões lidos no processo. Através de transmissores de nível, como o transmissor AKS4100, o controle pode ser feito por meio de CLP ou do controlador EKC347 Danfoss, próprio para está aplicação.

Independentemente do processo de controle, é necessário sempre considerar todas as variáveis do sistema para fazer o dimensionamento. A qualidade da amônia (nível de presença de óleo e líquidos no sistema) e a presença de ar e não condensáveis, podem fazer toda a diferença durante a operação. Esses fatores alteram a capacidade de transferência térmica e afetam diretamente o controle da válvula, comprometendo não só seus reparos internos e vedações, mas também a sua capacidade de troca térmica.

Assim, o ideal é sempre olhar o processo como um todo. Conte com a Vaportec para estudar as melhores soluções para você. Com um time de técnicos e engenheiros de aplicação, amplo estoque e uma logística eficiente, fornecemos soluções para cliente, espalhados por todo Brasil.