capacidade-do-trocador-de-calor

Aumento da capacidade do trocador de calor

O trocador de calor é um equipamento utilizado para fazer a troca térmica entre dois fluidos. Por exemplo, podemos aquecer água através de vapor ou resfriar suco através de glicol, por meio do uso desses equipamentos. Podendo ser utilizado tanto para aplicações de aquecimento quanto de refrigeração industrial, é fornecido para fluidos de uso industrial, assim como para versão sanitária na produção de alimentos. Além disso, por sua variedade de tamanhos, a capacidade do trocador de calor pode variar bastante. Isso faz com que exista um equipamento ideal para cada processo.

Quer saber tudo sobre trocadores de calor?

Gravamos e postamos em nosso canal do Youtube um vídeo recentemente explicando alguns dos tópicos abaixo:

  • – instalação e manutenção de trocador de calor;
  • – válvulas e acessórios para controle;
  • – segurança com trocadores de calor;
  • – entre outros assuntos envolvendo construção, comissionamento, instalação e outros assuntos relativos ao equipamento.
Como aumentar capacidade do trocador de calor?

O aumento de placas de um trocador de calor deve ser seguido por 3 passos:

1 – Estudo de capacidade necessária

O estudo de capacidade térmica necessária deve ser feito considerando as variáveis atuais e futuras de processamento do equipamento. Dessa forma, o dimensionamento será feito de acordo com a realidade.

2 – Dimensionamento de trocador de calor

O dimensionamento do trocador de calor deve ser feito conforme dito acima, por meio da consideração de variáveis atuais e futuras. Portanto, com uma visão ampla sobre o processo, será mais eficiente saber a disponibilidade das utilidades.

3 – Instalação de trocador de calor

Dessa maneira, após o estudo e dimensionamento, a instalação é tão importante quanto os passos anteriores. Tanto ela quanto a disponibilização de utilidades com alto grau de qualidade farão com que o sistema de troca térmica funcione da melhor maneira possível.

E você, está sentindo a necessidade de manutenção ou aumento de capacidade do trocador de calor? A Vaportec possui um amplo estoque de placas e gaxetas, além de profissionais responsáveis pelo estudo e projeto do processo. Portanto, somos podemos oferecer a solução ideal para você.

Entre em contato conosco, teremos o maior prazer em auxiliá-lo em seu sistema de troca térmica e redimensionamento. Além, é claro, da análise do controle de alimentação de utilidades e circulação dos fluidos industriais. Conte conosco!