valvula-de-retencao-para-amonia-2

Válvula de retenção para amônia

A principal função de qualquer válvula de retenção é a de garantir o transporte de determinado fluido, como amônia, vapor, água, etc, seja por uma tubulação ou equipamento somente em um sentido. Sendo assim, quando houver contra pressão, ou seja, pressão maior na saída do que na entrada, a válvula irá fechar, garantindo a vedação do processo e impedindo o contra fluxo.

Válvula de retenção para amônia em sistemas de injeção de líquido

Um uso seu que se destaca é em equipamentos como evaporadores. Nesse caso, com a função de fazer a retenção em momentos de degelo por gás quente, por exemplo, impedindo o contra fluxo e os choques térmicos.

Quais são as opções de válvulas de retenção?

A Danfoss, como referência no fornecimento de válvulas e controles para refrigeração industrial, possui três opções principais. A primeira, a válvula ICF, não é propriamente uma válvula de retenção, mas pode ter uma acoplada em um dos seus módulos.

A válvula ICF Danfoss, quando instalada em aplicações de injeção de líquido, pode ser usada em seis módulos:

  • – bloqueio;
  • – filtro;
  • – solenoide;
  • – operador manual;
  • – bloqueio + retenção.

O bloco de válvulas permite a instalação de um módulo de bloqueio e retenção conjugada. Entretanto, se a instalação em questão seguir o padrão convencional, com diversas válvulas e não um bloco, podemos utilizar o modelo SCA-X. Nesse caso, essa válvula possui as funções de bloqueio e retenção conjugadas.

Válvula ICF Danfoss

Válvula SCA-X Danfoss

A opção de válvula de retenção para uso em conjunto com a válvula solenoide EVRA Danfoss é o modelo tipo disco NRVS. Contudo, para montagem com flanges próprios e instalações de maior porte o modelo é NRVA.

Válvula NRVS Danfoss

Válvula NRVA Danfoss

A válvula de retenção instalada sobre a plataforma Flexline Danfoss (similar à válvula de bloqueio e regulagem para amônia) é o modelo CVH-X. Entretanto, ele serve apenas como retenção.

Independentemente do modelo que melhor se adeque ao seu processo, as válvulas Danfoss possuem a mais moderna tecnologia de vedação, além de desenho único, para garantir a menor perda de carga. Sobressaindo-se à fabricação nacional, elas garantem alta durabilidade mesmo em processos críticos de refrigeração industrial.