planejar-a-manutencao

Planejar a manutenção: forma de reduzir o stress

Dentro da manutenção industrial, temas como o “stress” e “burn out” são cada vez mais discutidos e são frequentes dentro de pequenas, médias e grandes empresas. A alta carga de trabalho, associada à pressão para resolver os problemas com alta velocidade e a grande responsabilidade sobre o processo operacional das empresas faz com que os técnicos, supervisores, planejadores e outras pessoas que compõe estejam cada vez mais suscetíveis a este tipo de ocorrência. Atitudes como planejar a manutenção, conviver bem com colegas e funcionários e ter momentos de lazer são essenciais para diminuir a irritação e incomodação no ambiente profissional.

Há 25 anos no mercado de manutenção industrial, a Vaportec possui alta vivência, por isso separou algumas dicas simples que podem dar um grande resultado. São orientações com base em experiências de grandes empresas multinacionais, que tratam o stress como um problema real e não como “frescura”. Infelizmente, no Brasil, os seus malefícios ainda são vistos como algo irreal, em especial nesse setor, predominantemente masculino (por enquanto).

Como saber se está com stress no trabalho?
  • – Dores no corpo (em especial na cabeça e estômago).
  • – Sudorese excessiva (mesmo quando não tiver sob calor em excesso).
  • – Baixa imunidade (ficar doente recorrentemente).
  • – Perda de libido.
  • – Problemas dermatológicos.
Como evitar o stress no trabalho?

Muitas vezes as pessoas pensam que para evitar o stress devemos “parar de nos preocupar” ou “não levar tão a sério”. Entretanto, esse é um grande erro, especialmente, no setor de manutenção industrial. Muitas vezes, ignorar o assunto vai gerar um problema muito maior pra resolver, agravando a situação. Dessa maneira, a principal dicas que damos é: ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO!

Sim, a raiz do stress está em dispersar nossa energia sem um foco definido, em diversos assuntos que não se resolvem. Isso gera insatisfação com nós mesmos, com as pessoas e com a empresa. A partir do momento que nos organizamos e montamos um planejamento, o stress começa a ser diluído pelo foco direcionado nos processos e atividades.

Como organizar e planejar a manutenção?

Quer ver um exemplo prático? Determinada máquina dentro da indústria em que eu trabalho sempre dá problema, e as peças para ela são difíceis de encontrar. Enquanto ocorre a manutenção da mesma, toda a linha de produção fica parada e gera um incomodo enorme em toda cadeia produtiva e nas pessoas envolvidas. Mas então, de que forma utilizar organização e planejamento para resolver? Manutenção preventiva e estoque inteligente. Quando essa manutenção é realizada, reduzimos em 70% a chance de ocorrer uma quebra ou revisão corretiva. Essa prática pode, e deve, se estender a toda planta fabril, montando um layout de manutenção, definindo períodos e protocolos.

Ter um estoque inteligente não, necessariamente, significa manter as peças no seu estoque, mas, também, ter parceiros com uma logística eficiente para fornecer os reparos e equipamentos necessários. Uma dica importante nesse ponto é: busque sempre a nacionalização do seu equipamento. Quando você utiliza válvulas e componentes nacionais ou disponíveis no mercado brasileiro, você reduz seu custo e aumenta a agilidade na hora do reparo.

Pense nisso. Com dicas simples você pode mudar a sua vida e a de todos ao seu redor. Ser um bom profissional de manutenção não é fazer tudo, mas sim, saber fazer bem o que lhe é proposto. Além da atitude, a diminuição do stress e a organização transformarão a sua rotina industrial, reduzindo quebras e danos, e, por consequência, tirando menos horas do seu lazer próprio, independente de qual for.