refrigeracao-em-laticinios-1

Sistema de refrigeração em laticínios

A refrigeração em laticínios é utilizada em diversas partes do processo para assegurar o controle e a qualidade do leite e derivados. É utilizada na recepção, pasteurização finalização — no procedimento de armazenamento de alguns produtos. Ela também é usada no processo de transformação do leite, como no caso da produção de sorvete.

Diagrama de sistema de refrigeração em laticínio

Destacamos alguns dos diversos pontos de consumo de fluido refrigerante dentro da indústria de lácteos:

  • – fabricação de produtos à base do leite, como iogurtes;
  • – câmaras frias;
  • – tanques de fermentação, onde se dá o controle de temperatura para fabricação e armazenamento;
  • – congeladores, onde o fluido é usado em menor temperatura para o armazenamento em câmaras frias.

Sala de máquinas em laticínios

O uso da amônia pode e deve ser feito de forma indireta para a refrigeração em laticínios, quando houver essa possibilidade. No caso dos laticínios, normalmente, ela é utilizada somente na sala de máquinas. Lá ocorre a troca térmica com uma substância como o glicol, por exemplo, que, este sim, é bombeado para o processo.

Dessa forma, através do uso de chillers (equipamentos para troca térmica entre amônia e um segundo fluido) é possível enviar um fluido não tóxico para o processo fabril ao invés de utilizar amônia em todo sistema. Isso barateia custos, aumenta a segurança e torna o controle do processo mais simples.

Trocador de calor para amônia

Os trocadores de calor de placas para uso em amônia devem ser do modelo semi soldado. Esse tipo é projetado, fabricado, montado e testado especificamente para esta aplicação. Ele possui processo, vedação e construção diferenciados, além de variáveis de segurança, que se diferenciam de um trocador de calor de placas desmontáveis padrão.

Aumento de capacidade de chiller

Muitas vezes é possível fazer o estudo de aumento de capacidade de um chiller de forma simples e barata. Se a capacidade dos componentes do sistema, como compressor, reservatório, condensador e bomba, estiverem abaixo do trocador de calor é possível aumentar o número de placas e, consequentemente, a capacidade de geração de fluido gelado. Se você precisa disto, entre em contato conosco para que possamos juntos fazer o estudo do seu processo e, assim, aumentar a capacidade do seu sistema atual.