manutencao-preventiva-em-valvula-solenoide

Tutorial de manutenção preventiva em válvula solenoide Danfoss

A manutenção preventiva em válvulas solenoide é simples e serve para evitar problemas de vazamento ou a possibilidade da válvula “trancar”, seja aberta ou fechada. Portanto, ela deve ser feita constantemente, seguindo passos simples e tomando alguns cuidados. Em nosso canal do Youtube, você pode encontrar uma série de vídeos com dicas, tutoriais e formas de funcionamento.

Neste post, iremos dar algumas dicas para fazer a manutenção preventiva de forma segura e eficiente em seus equipamentos. Dessa forma, destinando apenas a quantidade de tempo necessária, evitando paradas extensas, além de desperdício de recursos.

Para conferir o tutorial completo, acesse nosso canal. Além disso, se inscreva e não perca mais nenhum conteúdo.

Como programar manutenção preventiva?

A manutenção preventiva deve ser programada com antecedência. Como o próprio nome diz ela é preventiva, ou seja, serve para prevenir que os problemas ocorram. O primeiro passo é fazer uma programação que tenha estes dois parâmetros de tempo:

  • 1 – intervalo: o ideal é fazer uma limpeza preventiva, incluindo desmontagem, limpeza e teste pelo menos uma vez por mês;
  • 2 – período: o período depende da organização e da possibilidade de parada de linha. Entretanto, em um período de 30 minutos ela pode ser feita tranquilamente.

Segurança na manutenção

A segurança como prioridade número um, infelizmente, ainda é bem raro dentro da indústria de forma geral. Para evitar acidentes e tornar o processo de manutenção preventiva de válvulas solenoide mais fluído, confira dicas básica:

  • 1 – despressurizar a linha antes de abrir a válvula solenoide para manutenção;
  • 2 – se a válvula for para vapor, por exemplo, além de despressurizar, deve-se aguardar um determinado tempo para que a temperatura da válvula diminua, tornando, assim, possível a manutenção e manuseio seguro dos componentes;
  • 3 – USE EPI’s SEMPRE! O tempo que você leva “a mais” para utilizar os EPI’s é uma fração do tempo que você pode ter que ficar em uma cama de hospital ou em casa por estar machucado. A segurança dentro da indústria não deve ser tratada com desleixo, mas como parte importante do processo.

Eficiência energética e segurança operacional

Realizando a manutenção preventiva da válvula solenoide e de outros equipamentos de forma constante em seu sistema, você naturalmente estará aumentando a eficiência térmica, diminuindo o trabalho e esgotamento mecânico de todo sistema. Dessa forma, o resultado é um aumento de produção e menor gasto com paradas e manutenção. Além disso, ocorre uma diminuição gradual do stress para o time de utilidades e manutenção, envolvidos diretamente nos trabalhos “urgentes”.

Reparos para válvulas Danfoss

A Vaportec, como distribuidora exclusivo Danfoss, mantém todos reparos da linha de automação e refrigeração industrial à pronta-entrega, assim como válvulas e componentes. Conte com o nosso estoque e nosso auxilio técnico e de engenharia, tanto para projetar e organizar a sua manutenção quanto para melhorar um determinado equipamento ou sistema. O estudo individualizado e personalizado de cada processo, considerando todas as variáveis envolvidas, nos permite entregar soluções completas que vão além do processo fabril e priorizam as pessoas.

Conheça nossa linha de reparos para válvulas de amônia Danfoss aqui.