controle-de-nivel-de-amonia

Controle de nível de amônia em reservatórios

Dentro do mercado de fluidos térmicos a automação industrial (ou automatização) busca facilitar os processos industriais de máquinas e equipamentos. Mas como? Ela garante que os procedimentos ocorram de maneira não mecânica, ou seja, automatizada. Por meio dela é possível fazer o controle do nível de amônia, de água e de outros fluidos, ou até mesmo, bloquear a passagem deles.

Com o avanço da tecnologia e de custos de produção cada vez mais altos, começou-se a utilizar a automação para garantir processos rápidos, eficientes e seguros. Dessa forma, ela assegura a repetição dos movimentos independentemente de fatores externos. Isso não torna as pessoas menos importantes, mas exige que elas se especializem para que possam programar, instalar e manusear tais equipamentos e processos.

Sendo assim, o controle de nível de amônia possui diferentes níveis de automação. Para isso são utilizadas boias de nível de amônia em conjunto com uma válvula solenoide específica. Portanto, mediante o nível de leitura da boia, a válvula solenoide é liga ou desliga, mantendo o nível do tanque atendendo a demanda de serviço. Porém assim, a manutenção do nível de líquido de amônia do tanque permanece sendo feita de forma on-off.

Equipamentos populares para controle de nível de amônia

Para facilitar a busca e entendimento, apontamos abaixo alguns modelos de peças usados para tal fim.

  • – Transmissor de pressão para amônia, modelo AKS Danfoss: uso tanto em compressores quanto em controle de tanques.

  • – Válvula solenoide para amônia, modelos EVRA e EVRAT Danfoss: modelo EVRA necessita de diferencial de pressão pra abrir enquanto o modelo EVRAT não. Por sua vez, o segundo é ideal para aplicação em tanques de líquido ou interligação de tanques.

  • – Chave de nível para amônia, modelo AKS38 Danfoss: a instalação, de duas ou três desses, é feita em uma garrafa de nível líquido.

  • – Válvula motorizada para amônia, modelo ICM Danfoss: usa-se em conjunto com o atuador ICAD Danfoss, fazendo sua abertura e fechamento de maneira proporcional e constante de acordo com a necessidade.

Chave de nível para amônia AKS 38 Danfoss

Quando se trata de fornecer uma resposta confiável e eletromecânica às mudanças de nível de líquido de amônia, as boias ou chaves de nível líquido AKS 38 Danfoss para amônia são a melhor opção para essa tarefa. Elas são referência global em segurança e precisão e, além disso, estão em conformidade com as normas de refrigeração vigentes no Brasil.

Ela possui um design simples e básico. Isso garante um desempenho de vida longa e, principalmente, uma operação confiável para diversas aplicações, como em vasos e acumuladores. Além disso, também, pode ser utiliza-se como alarme de nível baixo/alto. Dessa forma, quando o valor definido é atingido, um micro interruptor (SPDT) eletromagnético é ativado.

Sua instalação é fácil, por meio de tecnologia de solda de encaixe com flange. Sendo assim, ela pode ser instalada por um técnico de manutenção da própria empresa ou por um soldador terceirizado de maneira simples e rápida. Ela, ainda, conta com a possibilidade de adquirir os reparos separadamente para manutenção.

Manutenção e peças de reposição para boia para amônia

A manutenção desse equipamento pode ser feita em diversos componentes internos. Abaixo listamos os principais, a fim de facilitar a sua busca em caso de manutenção preventiva ou corretiva:

  • – Switch Box (caixa superior com controlador magnético).
  • – Internal Float (boia interna e vedação da boia).
  • – Repair Kit (conjunto de vedações internas).

Portanto, não deixe de conferir o catálogo técnico (em inglês) da AKS 38 da Danfoss e tenha a certeza que ela é a melhor opção para seu processo.

Válvula de controle de nível ICM Danfoss

A válvula ICM Danfoss é projetada para regular um processo de expansão em linhas líquidas de amônia e pode ser utilizadas em processos que possuam ou não mudança de fase da amônia. Além disso, também é usada em linhas de sucção secas ou úmidas e em linhas de gás quente.

Baixe também nosso material referente à alimentação de líquido em processo de amônia.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é material-de-alimentacao-de-amonia.png

Tecnologia Danfoss

Sendo um sistema proporcional ou on-ff o importante é que a chave de nível ou boia de nível para amônia tem que estar de acordo com a normativa vigente. Neste mercado sempre existiram equipamentos paralelos, entretanto, a confiabilidade dos produtos Danfoss são inigualáveis. Dessa forma, ela tornou-se líder no controle inteligente e em eficiência térmica, dispondo de uma linha completa de produtos para plantas frigorificas e instalação em amônia. A Danfoss entende que controles de amônia devem ser confiáveis, pois são vitais para economia energética e, principalmente, para segurança patrimonial e de pessoas. Sendo assim, esses sistemas são tratados com a devida seriedade na hora de sua projeção e construção e certamente irão operar durante muitos anos sem dores de cabeça.

Temos exemplos de plantas frigorificas com mais de 30 ou 40 anos utilizando os controles Danfoss, com as antigas válvulas de controle PM. Plantas dos anos 70 e 80 ainda em operação pelo Brasil e com um funcionamento satisfatório. Um investimento inicial maior com certeza é justificado não só com a economia energética das válvulas e controles Danfoss para amônia, mas também com a segurança que estes equipamentos proporcionam.

Como distribuidora autorizada, a Vaportec mantém à pronta entrega a linha completa de produtos Danfoss. Assim, fornecemos para todo território nacional e América do Sul de forma rápida e prática. Para saber mais, entre em contato por meio do nosso número (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977.1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.