elemento-filtrante-plissado

Elemento filtrante plissado

Você já reparou nos diversos modelos de elementos filtrantes que existem no mercado? Cada um deles possui uma função específica para deixar os processos cada vez eficientes. Entre eles um que se destaca é elemento filtrante plissado da Donaldson. Feito em aço inox, é ideal para gases e processos diversos onde há necessidade de ar, vapor e gases em padrão livre de microrganismos. Isso significa que seu nível de ultra filtração é de 0,2 micras. O elemento filtrante plissado Donaldson SRF tem origem alemã e, fazendo parte da família Lifetec, segue toda normativa internacional vigente FDA.

O elemento filtrante plissado pode ser usado em inúmeras aplicações. Um exemplo é na injeção de ar em processos de biodigestores, onde é formada uma colônia de determinadas bactérias para composição de insumo agrícola. Nesse caso, a colônia de microrganismos não pode ser contaminada por nenhum tipo de partícula presente no ar comprimido. Entretanto, necessita desse processo de aeração para poder se formar de maneira correta e contínua. Dessa forma, o filtro Donaldson permite que este ar, gerado no compressor, possa ser ultrafiltrado, chegando em um padrão estéril com 0,2 micras.

Eles também são utilizados em processos estéreis onde há a necessidade que o vapor entre em contato direto com o produto de consumo humano, como alimentos, bebidas, remédios ou embalagens. Nessas situações, quando há demanda de altas vazões, seu uso é ideal, devido a sua construção plissada. Ela permite alta vazão que é, inclusive, maior que as versões de elementos filtrantes sinterizados, tradicionais nesses sistemas.

Seguindo junto com cada elemento, há um certificado de filtração e qualidade. Dessa forma, há a garantia de seu funcionamento em processos de padrão estéril e farmacêuticos a nível mundial.

Abaixo respondemos algumas perguntas frequentes.

Qual a diferença entre elemento filtrante sinterizado e elemento filtrante plissado?

A diferença entre ambos é a forma construtiva e, também, o nível de filtração. Enquanto o primeiro, como o nome diz, é feito através da sinterização de aço inox em processo químico. Isso resulta na furação de 1, 5, 25… micras. Por sua vez, os plissados são feitos através de um sistema de plissagem de uma tela pré-furada em 0,2 micras que forma uma espécie de sanfona, diminuindo a resistência mecânica do filtro e aumentando, significativamente, a vazão que resulta uma menor perda de carga.

Qual a durabilidade de um elemento filtrante plissado?

Um elemento filtrante plissado modelo SRF Donaldson tem alta durabilidade justamente pelos fatos mecânicos citados acima. Eles permitem que o elemento entregue alta vazão com menor impacto mecânico, resultando em uma durabilidade que chega a mais de três anos, dependendo do processo.

O que é o sistema de Vent sanitário para tanques de bebidas e líquidos?

Tanques de líquidos diversos, como bebidas, precisam ter um sistema de vent. Esse sistema não permite a formação de vácuo dentro do tanque e a implosão do mesmo quando o líquido é esvaziado do tanque, por exemplo. É ele que faz o equilíbrio de pressão, equalizando a pressão interna do tanque, mesmo durante o processo. O filtro plissado SRF Donaldson é fabricado também na versão SRF V, específico para uso em aplicações assim.

Vale a pena comprar elemento filtrante barato?

No mercado de filtros, como em todos os outros na indústria, você encontra opções de fabricação nacional ou importação da China e outros países asiáticos. Geralmente, a qualidade desse tipo de produto é incomparável ao produto de origem e tecnologia europeia. Além da tradição e tecnologia, os europeus possuem certificações reais e que são válidas globalmente. A baixa durabilidade dos filtros “baratos” faz com que a troca dos mesmos seja recorrente. Assim, se você utilizar um filtro plissado SRF Donaldson que dura 3 anos e um filtro plissado que necessita ser trocado a cada seis meses ou um ano, o filtro barato vai custar o dobro

Os elementos filtrantes são intercambiáveis entre marcas?

Sim, os elementos Donaldson podem ser intercambiáveis em marcas como Pall, Parker, Dominick Hunter, 3M e outros. Em especial, na aplicação de filtração de vapor e processo, as dimensões e conexões respeitam padrões pré-estabelecidos. Essa flexibilização permite que o consumidor não fique na mão de um determinado fabricante, podendo optar pelo melhor custo x benefício para atender seu processo. Já conseguimos baixar o custo de reposição de diversos clientes de elementos filtrantes em até 30%, fazendo um estudo dos elementos filtrantes consumidos e uma proposta de fornecimento considerando elementos Donaldson.

A Vaportec mantém amplo estoque à pronta entrega de toda linha de filtros para vapor e processos Donaldson. Mesmo atendendo, especialmente, as indústrias de alimentos e bebidas e químicas e farmacêuticas de forma geral, também temos diversas soluções inteligentes para pequenos fabricantes, que irão atender suas necessidades com alta durabilidade. Para saber mais entre em contato por meio de nosso telefone (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977-1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.