valvula-solenoide-danfoss

Válvula solenoide Danfoss

Quem trabalha na indústria ou setor elétrico, com certeza já ouviu falar em válvula solenoide. Mas o que é essa válvula? E como ela pode lhe ajudar em suas funções. Para entender essas e outras questões, confira abaixo nosso guia sobre a válvula solenoide Danfoss.

O que é uma válvula solenoide?

Ela é um dispositivo automático para abertura e fechamento de determinado fluido, como água, ar, óleo, vapor, amônia e outros. A válvula solenoide é conectada a um equipamento ou tubulação que, quando for energizado eletricamente, irá abrir ou fechar. No caso de ser uma válvula solenoide NF (normal fechada) ela abrirá, já no caso de ser uma válvula solenoide NA (normal aberta) ela se fechará.

No caso de uma válvula solenoide para água, ela pode ser utilizada para controle de nível automático de uma caixa d’água ou reservatório. Seu funcionamento se dá por meio do controle de nível, onde um sinal elétrico é enviado para a válvula abrir ou fechar, mantendo-o constante de forma automatizada. Uma válvula solenoide para vapor pode manter a temperatura de um determinado equipamento de forma constante sem a necessidade de um operador, funcionando através de um sinal emitido pelo sensor de temperatura. Já uma válvula solenoide para amônia pode fazer a injeção de líquido automático em um reservatório, tal como o modelo para água, e, também, pode ser utilizada na alimentação de um evaporador de amônia, controlando a entrada de líquido de amônia de uma câmara frigorífica.

Quais os principais usos da válvula solenoide?

Na resposta anterior vimos alguns exemplos. Além deles ela atua no controle de nível, controle de temperatura, controle de refrigeração e diversas outras aplicações dentro da indústria. Ela é tão versátil que pode ser usadas em situações residenciais que envolvam a passagem de determinado fluido por tubulação ou equipamento.

Como instalar válvula solenoide?

A instalação de uma válvula solenoide é muito simples e para entender como faze-la, podemos imaginar a composição da válvula com 3 componentes básicos. Válvula (corpo), bobina (acionador elétrico) e conector (conexão de fiação elétrica). O corpo será rosqueado na tubulação ou equipamento conforme seta indicadora de entrada e saída. No caso de ser uma válvula solenoide flangeada, ela será instalado entre flanges mantendo, da mesma forma, o sentido de instalação. A bobina é acoplada na torre que ficará na parte superior do corpo da válvula. E o conector elétrico será utilizado para conexão dos fios responsáveis pela alimentação elétrica da válvula e depois este mesmo conector é acoplado a bobina. Após estes três passos a válvula solenoide estará instalada e funcionando corretamente.

Abaixo você pode conferir um tutorial de como anexar o conector à bobina.

Só existe válvula solenoide 220V?

Não! Válvula solenoide 220V significa que a bobina da mesma é alimentada com a tensão de 220V. Entretanto, diversas outras voltagens de bobinas estão disponíveis como: 24V, 12V, 110V, 380V, etc. Também, as mesmas voltagens possuem os mais variados tipos de bobinas. As bobinas mais comuns são: bobina a prova de explosão, bobina com cabo, bobina com conetor IP-65 e bobina com conector ip-67.

Válvulas solenoide Danfoss

As válvulas solenoide da marca Danfoss são conhecidas pela sua abrangência de aplicação em processos de automação industrial tanto em sistemas de refrigeração quanto de aquecimento. Possuem qualidade e durabilidade reconhecida, independentemente do tipo da válvula ou aplicação a qual ela é submetida. Todas possuem uma série de certificações internacionais para uso, até mesmo, em sistemas de uso naval e petroquímico, mercados conhecidos pelo nível de exigência quanto à qualidade e certificação.

Diferenças entre válvulas solenoide

No vídeo abaixo é explicada a diferença entre 4 modelos de válvulas solenoide Danfoss da linha de automação industrial. Confira:

Válvula solenoide Danfoss – Agua, óleo e ar

Válvula solenoide EV220 e EV210 Danfoss é a válvula para uso geral: para água, para ar, para óleo e uma série de outras aplicações. Com ampla gama de bitolas e tamanhos, a EV220 atende de maneira plena processos industriais, entregando alta precisão e confiabilidade.

Válvula solenoide para Vapor Danfoss EV225

Válvula solenoide EV225 Danfoss é desenvolvida, especificamente, para uso em sistemas e equipamentos de vapor. Foi projetada para operar em grandes temperaturas e com regimes críticos de operação, tendo alta resistência e vedação apropriada para tal uso. Além da parte mecânica, a bobina preta Danfoss para vapor modelo BQ Danfoss foi desenvolvida exclusivamente para essa aplicação, possuindo maior resistência em relação à temperatura alta em sistemas de vapor.

Válvula solenoide para alta pressão Danfoss EV224

A válvula solenoide modelo EV224 é para uso em alta pressão. É muito comercializada como solenoide para injetoras de plástico, que trabalham com pressão em torno de 30 a 40 bar, mesma pressão suportada pela válvula.

Válvula solenoide modulante Danfoss EV260

Para aplicações que exigem um controle refinado, a válvula solenoide modulante EV260 Danfoss é a escolha ideal. Funcionando por meio de um sinal de 4 a 20mA ou de 0 a 10V, a válvula solenoide modulante permite que o fluido seja dosado no processo ou equipamento de maneira contínua e constante. Isso mantem seu nível, temperatura e qualquer outra variável que estiver sendo controlada pela válvula, sem grandes variações, como em sistemas on-off, por exemplo.

Válvula solenoide 3 vias Danfoss EV310

Válvula solenoide 3 vias Danfoss EV310 é utilizada, normalmente, no acionamento de válvulas angulares e outros equipamentos. Por possuir duas vias de alimentação e uma terceira via de alívio na parte superior funciona perfeitamente nesse tipo de aplicação. É conhecida, também, como válvula solenoide 3/2 vias.

Todas as citadas acima são válvulas da linha de automação industrial da Danfoss. Entretanto, a empresa também possui uma ampla linha para refrigeração industrial, com destaque para uso em amônia. Abaixo destacamos os principais modelos.

Válvula solenoide para amônia EVRA Danfoss

As válvulas solenoide EVRA são modelos tradicionais e convencionais para uso em amônia. Ela é composta por quatro componentes: corpo, bobina para, filtro e jogo de flanges. Esses componentes montados formam uma válvula solenoide com filtro para amônia, com conexões soldadas e filtro de tela. Ela pode ser utilizada tanto em instalações de equipamentos, como evaporadores de amônia e máquinas de gelo, quanto em aplicações dentro de salas de máquinas de refrigeração, como na entrada de líquido de tanques acumuladores de amônia líquida.

Além da EVRA, a Danfoss disponibiliza outro modelo: a válvula solenoide EVRAT para aplicações onde há alta contrapressão. Um exemplo é o uso em instalações frigorificas que possuem dois reservatórios de líquido interligados. Nessa circunstância, o modelo EVRAT é o indicado, por possuir um controle auxiliar de abertura.

Válvula solenoide ICF EVRAT Danfoss

A válvula solenoide ICF EVRAT é uma variação da válvula citada acima. Entretanto, possui todos os componentes citados acima em um único bloco, facilitando a instalação e possuindo menos pontos de vazamento. É uma ótima alternativa em entradas de equipamentos e quadros de válvulas de amônia. O custo x beneficio em relação à válvula acima está vinculado, também, na redução de custo de montagem e manutenção, já que o processo ser feito em somente um bloco, com apenas duas soldas e sem a necessidade de montagem de componentes.

Bloco de válvulas ICF Danfoss

A plataforma ICF da Danfoss possibilita a composição não só de válvulas solenoide para amônia, mas também de válvulas motorizadas para controle de sucção em seu módulo central principal. Além da válvula principal, válvulas de bloqueio e retenção podem estar nesse mesmo bloco, tal como filtro e operador manual. Em um quadro de válvulas onde poderiam ser feitas 12 soldas, quando utilizada uma ICF Danfoss, são necessárias apenas 2 soldas. Isso possibilita economia de tempo com a instalação e eleva a segurança operacional a outro nível, com muito menos chance de vazamentos. Além da instalação, a manutenção é facilitada, podendo ser feita no próprio bloco, mediante o fechamento das válvulas de bloqueio. Importante ressaltar que a manutenção é feita individualmente em cada bloco de forma rápida e sem necessidade de grande período de parada da linha ou equipamento em questão.

Manutenção em válvula EVRA Danfoss

Facilitando ainda mais a manutenção de equipamentos, a Danfoss possui uma linha de reparos para válvulas solenoide. O kit de reparo evita que seja realizada a troca de todo equipamento, substituindo apenas a peça necessária quando preciso.

Confira o tutorial da troca de reparos para válvulas EVRA.

Para saber mais entre em contato por meio de nosso telefone (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977-1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.