solucoes-para-frigorificos

Frigoríficos: soluções em vapor e amônia

Todos frigoríficos possuem, em seus processos, demanda de fluidos térmicos, tanto de aquecimento quanto de refrigeração. Esses processos, geralmente, necessitam de caldeiras geradoras de vapor e, também, de amplas salas de máquinas com compressores de amônia e chillers (geradores de água gelada) de grande porte.

Uso de amônia em frigoríficos

O uso da amônia em frigorífico é feito tanto na parte de refrigeração inicial da carne quanto no congelamento e armazenamento. Isso faz com que o processo de refrigeração seja contínuo, desde o abate até a saída para o consumidor.

Salas de máquinas de frigoríficos

Em salas de máquinas de frigoríficos há um sistema de armazenamento de amônia por meio do tanque de líquido do fluido. Esse sistema mantém o nível de amônia constante para que a mesma seja bombeada para a planta, sendo utilizada para o que for necessário. Nesse tipo de sistemas são instalados alguns equipamentos principais como os vistos a seguir. Todos eles possuem a qualidade e garantia Danfoss.

Válvula solenoide para amônia Danfoss

A válvula solenoide para amônia com maior qualidade dentro do mercado nacional, atualmente, é a válvula solenoide EVRA Danfoss. Disponível, também, no modelo EVRAT, ela possui assistência de abertura para processos de alta pressão diferencial, como interligação de tanques líquidos. A EVRA é fornecida com filtro para modelo FA e jogo de flanges para instalação adequada em linhas de amônia (soldável). A bobina de alimentação pode ser 24, 110 ou 220v, de acordo com a instalação e sistema de cada usuário.

Os reparos para válvula solenoide EVRA podem ser adquiridos separadamente em 3 formatos.

Chave de nível para amônia Danfoss

A chave ou boia de nível para amônia modelo AKS 38 Danfoss será atualizada, a partir de 2021, para a nova chave de nível LLS 4000, já anunciado pela Danfoss. Os reparos também podem ser fornecidos separadamente, tanto os mecânicos internos quanto os reparos da caixa magnética que faz o controle do equipamento.

Válvula de dreno para amônia Danfoss

O sistema manual de dreno de óleo em tanques de amônia é feito através da instalação e uso de válvulas mecânicas de fecho rápido. No caso da Danfoss, o modelo é a QDV-15. Possui precisão de drenagem e resistência mecânica para uso em tanques acumuladores de amônia.

Válvula de segurança para amônia Danfoss

Tanques acumuladores de amônia, encontrados em frigoríficos, também são vasos de pressão e, se tratando deles, estão diretamente associados a norma NR-13. Sendo assim, os mesmos devem ser projetados e construídos de acordo com essas normas, possuindo válvulas de segurança para amônia. O modelo Danfoss SFA 15 tem sua instalação feita em pares, instaladas sobre uma válvula de bloqueio dupla modelo DSV 15. Essa aparelhagem padrão permite o bloqueio individual, facilitando e dando confiança no processo de remoção das válvulas para manutenção, calibração e troca.

Válvula de bloqueio para amônia Danfoss

Válvulas de bloqueio para amônia, também conhecidas como registros ou válvulas globo, são fornecidas em duas versões: a versão reta com entrada e saída paralelas e a versão angular com entrada e saída em 90°. As válvulas de bloqueio Danfoss são o que há de melhor no mercado de refrigeração industrial. Possuem corpo monobloco (propicia menor índice de rompimento ou vazamento em relação aos corpos soldados) e sistema de solda SOC. Dessa forma, facilita e dá segurança na instalação e manutenção da mesma, garantindo sua estanqueidade e alta eficiência com a menor perda de carga em relação a válvulas de fabricação nacional. Os modelos SVA Danfoss têm variações entre as versões com e sem volante, podendo também ser fornecida com capacete.

Reparos para válvulas Danfoss

Os reparos para válvulas Danfoss são vendidos para todas válvulas e equipamentos separadamente, em versões para manutenção preventiva (mais econômica) e corretiva (todos componentes, menos corpo). Assim, a manutenção dos equipamentos se torna fácil e pode ser feita de maneira programada. Os kits mais comuns são os para válvula PM Danfoss, para válvula solenoide EVRA Danfoss e válvulas ICS, ICM, ICLX e ICF Danfoss.

Controle de sucção, líquido e gás quente em equipamentos frigoríficos

Equipamentos como máquinas de gelo, chillers e evaporadores necessitam de controle específico, tanto na parte de injeção de amônia líquida quanto na parte de sucção dos evaporadores. O controle de sucção pode ser feito de maneiras distintas, dependo do equipamento e processo de cada cliente. Os níveis de automação em frigoríficos são diversos e podem ir desde o controle manual até o controle com válvulas motorizadas.

Abaixo destacamos os equipamentos Danfoss utilizados no controle da sucção e de líquido com maior demanda e instalação no mercado nacional.

Válvula PM Danfoss

As válvulas PM Danfoss estão em grande parte dos frigoríficos dos anos 80, 90 e início dos anos 2000. Por serem válvulas robustas e de alta durabilidade, algumas delas funcionam no controle de equipamentos instalados a mais de 40 anos e mantém sua operação até hoje. Mesmo ela estando fora de linha há mais de 10 anos, seus reparos ainda permanecem em produção, garantindo que ela permaneça em operação.

Para quem optar por atualizar o sistema, existem duas opções. O primeiro é projetar um novo quadro de válvulas com as plataformas atualizadas da Danfoss, como as válvulas de injeção EVRA e ICF e as válvulas para controle de sucção ICS, ICLX e ICM. Ou utilizar a válvula ICV PM. Essa última possui o mesmo flange e tamanho físico da PM, mas pode ser utilizada com módulo de função e tampa de novas plataformas. Dessa forma, mantém-se o quadro antigo e atualiza-se a plataforma para os padrões atuais, sem necessidade de soldas no sistema.

Válvula ICS Danfoss

A válvula ICS Danfoss para controle de sucção é fornecida em duas versões:

  • – com tampa de 1 piloto, podendo ser utilizada na função de reguladora de pressão de sucção ou solenoide
  • – com tampa de 3 pilotos, podendo ser utilizada com piloto regulador de pressão e, também, com pilotos solenoide normalmente aberto e fechado, para uso como segurança e também no processo de degelo.

Válvula Solenoide ICLX de 2 etapas Danfoss

A válvula solenoide ICLX de 2 etapas é utilizada no controle da sucção. Seu funcionamento se dá da seguinte maneira: promove a abertura em 2 etapas, liberando em um primeiro momento 10% da capacidade de vazão e, após o balanceamento da contra pressão, os outros 90% da capacidade são abertos. Dessa forma, evita golpes no evaporador, tornando o funcionamento do sistema mais constante e preciso.

Válvula Motorizada ICM Danfoss

A válvula motorizada ICM Danfoss para uso em amônia pode ser instalada tanto na alimentação de líquido de equipamentos quanto no sistema de sucção dos frigoríficos. A diferença básica é o formato do plugue da válvula, que muda de acordo com a aplicação. A válvula ICM deve ser instalada em conjunto com o atuador ICAD Danfoss para sua abertura e fechamento. Ela é operada através da comunicação com sensores de nível AKS ou transmissores de pressão AKS Danfoss e controladores, de acordo com sua aplicação. A ICM tem funcionamento constante, ou seja, funciona de forma direta, mantendo o processo com controle inteligente e contínuo.

Bloco de válvulas ICF Danfoss

A proposta inovadora da Danfoss com os blocos de válvulas agrega diversas funções a um mesmo bloco. Utilizando módulos para tal, essa inovação vem impactando o mercado de refrigeração de maneira significativa, no sentido de construção e eficiência de sistemas frigoríficos. As válvulas ICF Danfoss permitem que sistemas que levavam mais de 15 soldas (pontos de vazamento) passem a ter apenas 2 soldas. Isso garante maior segurança operacional e, também, um nível facilitado de manutenção, já que pode ser feita por módulos.

São fornecidos módulos de bloqueio, filtro, solenoide, retenção e diversos outros. Cada bloco de válvulas para amônia é calculado e projetado de acordo com a carga térmica e temperatura do processo, sendo uma solução personalizada de acordo com o melhor coeficiente de eficiência energética.

Válvula solenoide EVRA Danfoss

Assim como são usadas em salas de máquinas dos frigoríficos, também podem ser usadas nesse caso. A mesma coisa, o modelo EVRAT.

Uso de vapor em frigoríficos

Tal como a refrigeração industrial, o aquecimento por meio de vapor em frigoríficos é amplamente aplicado em diversos processos, tanto aplicação direta em processos quanto indireta (caso dos processos de aquecimento e cozimento).

O vapor é comum em processos de escalda, esterilização e na produção de farinha de ossos e vísceras (por meio dos digestores). Essa variedade de processos também diversifica o uso de equipamentos e o nível de controle necessário em cada um desses processos.

Abaixo destacamos alguns procedimentos, destacando os principais produtos e soluções dentro de cada um deles.

Processo de escalda, esterilização e graxarias em frigoríficos

Dentro do processo de escalda, esterilização e nas graxarias é comum o uso de trocadores de calor para aquecimento de água, construindo um sistema de aquecimento de água com vapor, conforme mencionado no ultimo post. No caso das graxarias, onde há digestores de penas e vísceras, tanques de gordura e outros equipamentos, o uso de vapor se dá diretamente no equipamento, sem a necessidade de aquecer água para fazer essa intermediação.

Confira alguns componentes desses processos de injeção de vapor em equipamentos e também de sistemas de aquecimento de água com vapor.

Trocador de calor para vapor

Independentemente do modelo e construção, os trocadores de calor para vapor são utilizados em sistemas de aquecimento de água para uso em escalda. Podem ser fornecidos nas versões:

Essas são as versões normalmente utilizadas. Entretanto, entre as três, a que oferece o melhor custo x beneficio é a desmontável de placas e gaxetas. Devido à possibilidade de manutenção e redimensionamento em qualquer momento, ele se mostra a opção que melhor se encaixa, mesmo que haja aumento da planta fabril ou questões externas ao sistema. O trocador de calor brasado e o trocador de calor casco e tubo são blindados, o que dificulta, e muitas vezes não permite, a manutenção dos mesmos.

Válvula redutora de pressão para vapor

As válvulas redutoras de pressão para vapor são fornecidas em dois modelos:

  • diretamente operado: mais comum em processos de baixo consumo, como em serpentina de aquecimento em tanques de banha, por exemplo.
  • auto operada: normalmente instalada em estações redutoras de pressão antes da entrada de graxarias e sistemas de trocadores de calor, reduzindo a pressão do sistema para melhor controle de temperatura nos equipamentos.

As válvulas redutoras de pressão de ação direta são fornecidas de ½” até 1” e as auto operadas, normalmente, são fornecidas de ½” até 4”. Em sistemas onde a vazão da válvula de 4” não é suficiente, é projetada uma instalação com duas válvulas operando paralelamente, assim, atendendo a vazão total de vapor do processo.

Válvula de controle de vapor

As válvulas de controle de vapor são utilizadas no controle preciso de temperatura e funcionamento constante de equipamentos e linhas. No caso da escalda, por exemplo, essas válvulas permitem que a temperatura da água, independentemente do tipo de equipamento utilizado, se mantenha o mais constante possível. Uma dica para melhorar a eficiência é aliá-la ao uso de trocadores de calor. A união de ambos apresenta melhor constância e menor índice de manutenção em relação a qualquer outro sistema gerador de água quente com vapor.

Válvula esfera pra vapor

As válvulas esfera para vapor são registros utilizados antes e depois das válvulas redutoras de pressão e válvulas de controle em estações; e quadros de válvula para bloqueio em caso de manutenção e substituição nas válvulas principais. Também são utilizadas em sistema de drenagem de vapor e em diversas outras aplicações onde há demanda de bloqueio ou mesmo de controle manual. A sua precisão no uso em vapor não é alta, devido ao seu sistema de abertura e fechamento. Sendo assim, quando houver uma necessidade maior de controle, deve-se utilizar válvulas globo para vapor com vedação em fole metálico. Elas são equipamentos manuais com maior precisão e menor índice de manutenção e vazamentos. Seu uso é feito, especialmente, em coletores distribuidores de vapor e em by-pass de estações e quadros de válvulas redutoras de pressão e controladoras de temperatura de vapor.

Válvula de segurança para vapor

Válvulas de segurança para caldeiras ou para vapor são fornecidas de acordo com a norma ASME 8 e sua calibração é feita de acordo com a NR-13. Esse tipo de válvula, normalmente, tem corpo em aço carbono ou aço inox e internos em aço inox, garantindo alta durabilidade e confiabilidade.

Purgadores de vapor

Moléculas de água e de ar são comuns em sistemas de vapor, porém elas diminuem a eficiência térmica do sistema e devem ser eliminadas. Para que um vapor seco e com pressão contínua permaneça no sistema são usados os purgadores.

Purgadores termodinâmicos

Os purgadores termodinâmicos para vapor são utilizados em:

  • – botas coletoras para drenagem de linhas;
  • – baixadas de vapor;
  • – coletores distribuidores de vapor;
  • – separadores de umidade;
  • – sistemas que permitem uma drenagem intermitente.

Purgadores de boia para vapor

O funcionamento dos purgadores de boia, ao contrário dos termodinâmicos, é constante. Em processos de escalda, por exemplo, permitem que o trocador de calor funcione de maneira contínua, mantendo a temperatura da água constante. O mesmo acontece em sistemas encamisados e em sistemas com serpentinas.

Também são ideais para drenagem de digestores de penas e vísceras, promovendo a melhor eficiência do equipamento com a diminuição do tempo de processo e melhora na qualidade do produto final. Com seu uso, não é necessário a adição de produtos químicos para equilíbrio de PH e outras variáveis, graças cozimento com temperatura constante e contínua.

Purgador termostático para vapor

Purgadores termostáticos ou eliminadores de ar para vapor são equipamentos utilizados em finais de rede e em pontos altos para eliminação de bolsões de ar de sistemas de vapor, aumentando a eficiência térmica.

Problemas com sistema de vapor e amônia?

Sistemas de vapor mal projetados e operados podem ocasionar graves problemas, desde golpes de rede até grande ineficiência no processo e gasto excessivo de combustível na caldeira. Para resolução desses problemas é necessário um estudo da planta, levando em consideração todas as variáveis e adequando o sistema de vapor à produção da planta. Assim, será entregue a melhor eficiência térmica com o menor custo de geração e índice de manutenções corretivas.

Tal como o sistema de vapor, nos sistemas de refrigeração por amônia o risco é ainda maior devido à alta toxicidade do gás e problemas relacionados a má utilização do mesmo. Nesses casos, a planta frigorífica deve ser avaliada de maneira plena, levando em conta, não apenas o uso da amônia, mas a concepção do sistema como um todo. É necessário considerar variáveis como segurança, eficiência e a maneira que o sistema atual impacta no funcionamento da empresa.

Tanto em sistema de aquecimento quanto em sistemas de refrigeração industrial, o estudo de como o projeto se relaciona com cada empresa é fundamental para a melhor solução personalizada.

Distribuidora Danfoss

Desde 1995, a Vaportec entrega as melhores soluções disponíveis no mercado para controle de processos térmicos. Com vivência, tanto na área de vapor quanto de amônia, trabalhamos em escala nacional com grandes produtos e marcas, como a dinamarquesa Danfoss. Com logística rápida e de baixo custo, atendemos tanto grandes grupos — como Tetrapak, BRF, JBS, Aurora Alimentos, Unilever — quanto pequenos instaladores e revendas de equipamentos. Sempre fornecendo, de maneira direta e indireta, para os usuários finais, fortalecendo o mercado nacional por meio de valores diferenciados e suporte técnico especializado.

Como distribuidor Danfoss atuamos a nível nacional. Nos destacamos no fornecimento de válvulas solenoide, pressostatos e transmissores de pressão da linha de automação industrial. Também somos referência em válvulas globo, filtros, válvulas solenoide, válvulas para controle de sucção, chaves de nível e diversos outros equipamentos da linha de refrigeração industrial.

Nossa política é manter sempre um amplo estoque, atendendo todas as demandas de nossos clientes, sejam equipamentos de pequeno, médio ou grande porte. Entendemos que a indústria não pode parar por problemas em uma válvulas ou equipamentos. Assim, com modalidades de frete aéreo, conseguimos atender a todo território nacional com um prazo de entrega de 24 horas, quando necessário. Fato que nos auxilia no fechamento de contratos de fornecimento corporativo com grandes grupos e multinacionais, nos tornando uma empresa de confiança.

Também apoiamos o mercado de serviços e atendemos um grande volume de revendas e comerciantes locais. Oferecemos produtos com margens menores de contribuição para que possam incluir a Danfoss em seus serviços e comércios. Dessa maneira, agregam qualidade e eficiência, sem a necessidade de manter o custo de estoque, sabendo que podem contar com a Vaportec sempre que precisarem.

Para saber mais entre em contato por meio de nosso telefone (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977-1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.