avanco-da-covid-19-no-setor-frigorifico

Avanço da Covid-19 no setor frigorífico

Frigoríficos são um dos setores mais importantes no cenário nacional. Por meio deles, um alimento de alto consumo em todo mundo, mas também altamente perecível passa a ter maior durabilidade e qualidade. A carne que passa por um processo correto em um frigorífico certificado e que respeita todas as normativas vigentes oferece além da qualidade, segurança ao consumidor. Além disso, a indústria frigorífica apresenta uma considerável parcela da economia brasileira, sendo fundamental para grande parte da população.

Entretanto, em tempos de coronavírus, esses ambientes estão sendo um dos grandes responsáveis por diversos surtos da doença. Isso pode se dar por diversos fatores, como a proximidade dos trabalhadores durante o expediente, as esteiras por onde passa a proteína, a pouca circulação de ar e até mesmo o transporte de funcionários.

Surto de covid-19 no setor frigorífico do RS

O Rio Grande do Sul é um dos locais mais preocupantes em relação a esse cenário. O estado já registrou surtos de covid-19 no setor frigorífico em mais de uma dezena de empresas. Embora algumas fábricas tenham sido obrigadas a parar suas atividades, algumas outras, por serem serviços essenciais, ainda estão em funcionamento, oferecendo riscos a todos.

Para evitar que outros frigoríficos também passem por essa situação – e até mesmo conter o surto nos já contaminados – algumas medidas precisam ser tomadas. Segundo o Ministério Público do Trabalho, ações como reorganização das linhas de produção para que os trabalhadores fiquem a uma distância mínima de 1,8 metro um do outro, um rearranjo do transporte para que os funcionários que usam ônibus fretados não se aglomerem na entrada e saída e limpeza mais frequente das áreas de produção devem ser adotadas. O MPT-RS também recomendou uma vigilância maior por parte das empresas para localizar os casos e isolar os funcionários afetado.

Além disso, manter os equipamentos de acordo com as normativas vigentes, que priorizam medidas sanitárias, é essencial e garante maior segurança a todos envolvidos.