sistema-cip

Sistema CIP e esterilização com vapor

O sistema CIP, ou clean in place, é o sistema utilizado para limpeza de tubulações, tanques, reservatórios, trocadores de calor e outros equipamentos em plantas de lácteos. Cada etapa do sistema CIP, além do produto adequado, deve manter a temperatura do mesmo de acordo com o necessário para o nível de limpeza daquela parte do processo.

Para ver mais conteúdos como esse, acesse nossos Cursos Certificados Vaportec.

Esse sistema de limpeza segue um cronograma, conforme descrito abaixo.

FaseObjetivo
Pré-lavagem com águaRemover sujidades grosseiras
Limpeza com solução alcalinaRemover resto de resíduos (principalmente proteínas e gordura)
Lavagem ou enxague intermediária com águaRemover produtos químicos de limpeza e sólidos dissolvidos nestes
Limpeza com solução ácidaRemover restos de resíduos, sobretudo, minerais
Lavagem ou enxagueRemover produtos químicos de limpeza
Desinfecção/esterilizaçãoReduzir a carga microbiana a um nível seguro (SIP)
Enxágue finalRemover desinfetantes

Assim, após o CIP, é necessária realizar a esterilização e desinfecção com o uso de vapor sanitário. Dessa maneira, o filtro de vapor é específico para transformação de vapor saturado da caldeira em um vapor com padrão alimentício para injeção direta em alimentos/embalagens ou mesmo indireta em tubulações e equipamentos.

Esterilização no sistema CIP – Steam in Place (SIP)

O Steam in Place ou Sterilization in Place (SIP), segundo a norma ASME BPE-2012, se caracteriza pela utilização do vapor para sanitizar ou esterilizar uma peça ou equipamento sem a utilização de autoclave. Além disso, para ser considerado um sistema SIP é necessário que não haja desmonte de nenhuma peça ou componente, sendo assim, uma etapa do CIP.

Uma instalação sanitizada é aquela em que o produto não afeta a saúde humana nem animal. Portanto, ela pode abrigar micro-organismos, desde que seja em níveis aceitáveis e pré-definidos. Por sua vez, uma instalação estéril é aquela na qual elimina-se toda forma de vida por meio de um tratamento apropriado.

Embora o uso de vapor seja o mais comum, as condições de sanitização ou esterilização de um local também podem ser alcançados com outros métodos, como o uso de agentes químicos (Cloro, Ácido Peracético, Peróxido de Hidrogênio), ozônio ou raios ultravioletas, ou termicamente.

Utilização do sistema SIP

Explicamos sobre isso e muito mais em nossos Cursos Vaportec.

Realiza-se a esterilização a uma temperatura de 125 °C, no período de 30 minutos para garantir o estado asséptico do equipamento. Contudo, sensores e controladores de temperatura monitoram todo o processo.

O maior cuidado que se deve observar em uma instalação submetida a SIP é o risco da existência de “pontos frios”, ou seja, com temperaturas abaixo das especificadas. Isso pode ocorrer devido ao tempo insuficiente de permanência/circulação do vapor no sistema, pela ineficiência na eliminação do condensado ou pela formação de bolhas de gases que impedem a ação da temperatura agindo como isolantes.

Utilizar bons equipamentos também é essencial para um processo SIP bem-feito, por isso, a Donaldson, fabricante líder no mercado mundial de sistemas de ar e filtração, possui o Filtro Culinário Vapor Donaldson P-GS. Ele é utilizado para filtração de vapor, ar e líquido e fornece alta capacidade de retenção de sujeira com baixa pressão diferencial e alta taxa de fluxo. Além disso, também pode ser regenerado por descarga de volta ou limpeza ultra-sônica. Dessa forma, aumenta a vida útil e mantém os custos operacionais reduzidos.

Sistema CIP em laticínios

Processos de envase UHT e máquinas Tetrapak têm grande demanda de vapor culinário e, portanto, de filtros para tal. Os mesmo possuem um elemento filtrante padrão em aço inox sinterizado com micragem e tamanho de acordo com a vazão e demanda de purificação do processo.

Máquina Tetra Pak

Além disso, o uso de vapor culinário dentro da indústria de bebidas e alimentos não se limita apenas à esterilização de tubulações, equipamentos e processos. Também é utilizado diretamente nas embalagens dos alimentos e para o cozimento dos mesmos. Para cozimento da ricota, por exemplo, é necessária a injeção de vapor direto no soro do leite. Assim, o vapor deve ser em grau alimentício para não gerar contaminação nesse tipo de queijo.

Você pode adquirir os filtros Donaldson de vapor e processo com a Vaportec. Todos eles estão de acordo com a normativa da ANVISA e são enviados junto com todos os laudos de conformidade e aprovação.

Quer saber mais sobre conteúdos assim?

Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira.
São profissionais experientes na área que montaram materiais de qualidade.
Clique aqui para se cadastrar nossa plataforma.

Aliás, você também pode continuar seus estudos lendo nosso e-book sobre Sistemas de Vapor.
Clique aqui para baixar, gratuitamente.

Estamos à disposição.
Um abraço,

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog