automacao-em-sistemas-de-refrigeracao

Automação em sistemas de refrigeração

De modo geral, o conceito de refrigeração industrial é muito simples: ela é o processo que envolve a redução da temperatura de elementos. Consiste em um fluido, geralmente água ou ar, refrigerado por evaporação de outro fluido, denominado refrigerante. Dessa maneira, emprega-se a automação em sistemas de refrigeração industrial em inúmeras operações com a intenção de simplificar esses procedimentos, ofertando um resultado mais eficiente e econômico.

Pode começar por meio do controle de compressores e sala de máquinas, passar pela condução através de sensoriamento e terminar no uso direto através do controle de temperatura. Mas também, pode ser utilizada na segurança por meio da detecção de vazamentos. Entretanto, esses são apenas alguns exemplos.

Sistemas de refrigeração que permitem a automação

Para desmitificar e simplificar os processos de automação em sistemas de de refrigeração industrial, destacamos algumas aplicações e seus componentes básicos. Mas é importante lembrar sempre que cada planta tem suas particularidades pertinentes somente a ela. Por isso, é sempre necessária a ajuda de um técnico capacitado.

Sala de máquinas

Em sala de máquinas e compressores de amônia, a automação compreende os controles de temperatura e pressão. Portanto, o primeiro é feito por meio da leitura constante com sensor de temperatura para óleo e controle elétrico.

Já a leitura da pressão é feita tanto da pressão de óleo quanto da pressão da amônia. Assim, elas consideram um nível de pressão baixa e outro de alta pressão, fazendo um controle intermediário. O controle proporcional pode ser feito por meio do uso de transmissores de pressão em conjunto com inversores de frequência e outros dispositivos, mantendo o compressor de amônia operando de maneira constante e otimizada, por exemplo.

Câmaras frias

Instalam-se sensores de temperatura nas câmaras frias, mantendo o controlador de temperatura, normalmente um CLP com o mapa das câmeras com as informações. Esse equipamento irá operar a injeção de líquido de amônia nos evaporadores por meio da abertura de válvulas solenoide, por exemplo. Além disso, em processos com maior nível de automação, pode-se usar válvulas motorizadas, mantendo a injeção de líquido constante e sem interrupções. Esse uso garante a baixa variação da temperatura da câmara e, também, a melhor expansão do gás pela válvula reguladora de pressão da evaporação de amônia.

O sistema de degelo também é feito de forma automática através de gás quente com sistema de abertura e fechamento por solenoide. Dessa forma, quando utiliza-se esse sistema, uma válvula solenoide de duas etapas é a melhor indicação. Ela abre de maneira suave, com apenas 10% da capacidade, para evitar golpes e, somente, depois do balanceamento da pressão diferencial libera-se os 90% restante. Assim, o processo permanece estável e sem golpes e choques térmicos.

Detecção de amônia

Os sistemas de detecção de amônia são formados por detectores e uma central de alarme e controle. Por isso, possuem sensor eletroquímico que faz a leitura apenas da amônia, sem interferir em outros gases. Essa característica é importante, pois, existem no mercado sensores gerais que fazem a leitura do gás de combustão das empilhadeiras em áreas de packing, por exemplo, dando falsos alarmes e fazendo com que a confiabilidade no sistema se perca já que quando realmente necessários, poderão não ser eficientes.

Todos os detectores de amônia devem estar interligados à central principal, que, por sua vez, deve ter um alto nível de automação.

Sistema básico de automação em sistemas de refrigeração

Abaixo destacamos pontos importantes para se levar em consideração para a segurança de qualquer planta de refrigeração:

  • – 3 níveis distintos de alarme distintos, contendo alarme visual e sonoro;
  • – aviso remoto mobile para responsáveis pela planta;
  • – sistema de ventilação automático e dispersão de água;
  • – sistema de bloqueio automático das redes principais de amônia;
  • – procedimento de evacuação.

Todos esses pontos devem ser individualizados e feitos de acordo com o layout de cada planta frigorifica, respeitando as individualidades e levando em conta todas as características da empresa e do processo.

Equipamentos populares para automação em sistemas de refrigeração

Então, para facilitar a busca e entendimento apontamos alguns modelos populares e de qualidade usados em plantas de refrigeração.

Válvulas

  • – Válvula solenoide 2 etapas, modelo ICLX Danfoss possui abertura parcial antes da abertura total para uso em degelo a gás quente. É um modelo único.

  • – Válvula solenoide para amônia, modelo EVRA e EVRAT Danfoss é ideal para abertura e fechamento automático em redes de amônia e em equipamentos. Pode ser acionada através do controle de pressão, de nível e outras variáveis.

  • – Válvula motorizada para amônia, modelo ICM Danfoss utiliza-se tanto na injeção de líquido quanto na expansão do gás, mudando apenas o tipo de cone (sede).

  • – Válvula reguladora de expansão de amônia, modelo REG Danfoss (manual) ou modelo ICS Danfoss (automática) possui construção similar a de uma válvula de bloqueio para amônia, ou de maneira automática através do ajuste de pressão da evaporação com uma válvula ICS Danfoss com piloto regulador de pressão CVP.

Pressostatos

  • – Pressostato de alta para amônia, modelo KP5A e KP15A Danfoss

  • – Pressostato de baixa para amônia, modelo KP1A Danfoss possui alta eficiência e confiabilidade no controle de pressão de compressores de amônia. Assim, garantindo o correto funcionamento do mesmo e assegurando o seguimento do regime de trabalho.

  • – Pressostato de óleo para amônia, modelo MP55A Danfos, para óleo e amônia, tem leitura dupla, mantendo o nível constante da pressão, garantindo segurança operacional e lubrificação constante ao compressor.

Outros equipamentos

  • – Transmissor de pressão para amônia, modelo AKS Danfoss. Pode-se usar em conjunto com inversor de frequência para garantir maior estabilidade ao regime de trabalho do compressor e constância de operação, gerando menor gasto de energia e maior energia térmica direcionada para o processo.

  • – Sensor de nível líquido AKS 4100 é ideal para medir os níveis de líquido em diversas aplicações de refrigeração, como em tanques, acumuladores, tubos verticais, etc.

  • – Boia De Nível Líquido Amônia AKS 38 Danfoss pode controlar o nível do líquido em vasos e acumuladores. Além disso, também, pode-se usar como alarme de nível baixo/alto, assim, quando o valor definido é atingido, um micro interruptor (SPDT) eletromagnético é ativado.

Vaportec e sistemas de refrigeração industrial

Desde 1995 a Vaportec estuda o processo do cliente de ponta a ponta, entregando, além da melhor solução em eficiência termo energética, a solução adequada a cada processo, individualizando e considerando todas variáveis pertinentes àquela instalação e ao dia-a-dia do cliente.

Fornecemos peças para todo território nacional e América do Sul de forma rápida e prática. Para saber mais, entre em contato por meio do nosso número (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977.1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.