eficiencia-em-plantas-de-vapor

Aumento da eficiência em plantas de vapor

“Como eu posso aumentar a eficiência em plantas de vapor?” Se você preocupa-se com resultados de qualidade e economia, com certeza já questionou-se sobre isso. Sendo assim, neste texto, há sugestões de algumas técnicas que farão a diferença em seu processo.

A energia térmica advinda do vapor é fruto de uma outra energia anterior. Lenha, gás, óleo e diversos outros combustíveis são utilizados como condutores de caloria para aquecer a água até sua mudança de estado físico de líquida para gasosa.

Durante a troca térmica podem existem inúmeras variáveis que podem causar deficiência, alto custo, manutenção constantes e falta de eficiência na geração de vapor. Entretanto, o hábito de realizar uma manutenção preventiva anual da caldeira (responsável pela geração de vapor) pode evitar esses contratempos. Troca de vedações, de visores de nível e refratários, além da limpeza de grelha e tubulação interna são procedimentos que aumentam e/ou mantém a eficiência térmica por um período muito maior.

Ajustes para melhor eficiência em plantas de vapor

Além dos processos de manutenção, alguns ajustes na instalação da caldeira são sempre muito bem-vindos. Manter um sistema apropriado de descarga de fundo da caldeira em conjunto com um sistema automatizado de alimentação de água com válvulas modulantes garante a máxima preservação estrutural da caldeira. Sem falar no menor custo de energia elétrica possível para alimentação. Pode-se, também, acrescentar um controle de nível adequado, fazendo com que o ponto da caldeira permaneça constante, tal como a produção de vapor.

O isolamento térmico da caldeira, tubulação e tanque de retorno de condensado garante manutenção da temperatura dentro do sistema. Isso faz com que não se perca calorias no decorrer do processo. Quando mantém-se o sistema isolado do ambiente exterior, ocorre menos condensação. Dessa forma, o vapor mais seco é mais eficiente e faz o processo térmico mais rápido no interior dos equipamentos, como trocadores de calor, por exemplo. Outro fator importante do sistema isolado é o menor gasto de combustível na caldeira. Com o vapor sendo conservado em sua temperatura necessária para o processo, não é necessária produção em excesso para atender a demanda.

Drenagem e dimensionamento

Nas tubulações, um fator que aumenta a eficiência, é a drenagem de rede, baixadas e finais de rede. Essas drenagens removem os fatores anti-térmicos do vapor, como a água e o ar, mantendo o gás seco e pressurizado. As botas de drenagem devem ser feitas a cada 30 metros de rede de vapor. Por sua vez, essa rede de vapor deve ser calculada para manter a velocidade do fluido entre 20 e 30 m/s, mantendo o nível de velocidade, condensação e volume dentro dos padrões ideais de projeto.

As baixadas de vapor instaladas antes dos equipamentos devem ser drenadas para aumentar a eficiência dos mesmo e diminuir a incidência de golpes de aríete nas válvulas de controle e nos equipamentos em si. No final da rede, por padrão, se instala, além do purgador termodinâmico, um purgador termostático na parte superior da bota. Dessa maneira, é feita a drenagem de ar do sistema.

Além dos equipamentos, o dimensionamento correto da rede é essencial para que a eficiência termo energética seja satisfatória. Por mais que os apetrechos utilizados na composição do sistema sejam de qualidade, se forem mal dimensionados ou mal instalados, comprometerá o sistema de maneira geral.


Com 25 anos de experiência, a Vaportec é distribuidora autorizada Danfoss. Assim, fornecemos para todo território nacional e América do Sul de forma rápida e prática. Para saber mais, entre em contato por meio do nosso número (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977.1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.