valvulas-de-controle-para-amonia

Aplicação de válvulas de controle para amônia

Os tipo e aplicações de válvulas de controle para amônia dentro de uma planta de refrigeração industrial são muito amplos. A mesma válvula pode ser utilizada para diversas funções dentro de uma planta. Inclusive, com o avanço da automação e equipamentos para amônia, o uso de válvulas está bastante diverso, muito mais amplo do que os quadros padrões para uso em evaporadores ou outros equipamentos.

A Vaportec, como distribuidora exclusiva Danfoss, possui um amplo estoque de válvulas de controle para amônia, pressostatos, transmissores de pressão, sensores e chaves de nível, etc. Para explicar melhor sobre alguns equipamentos bastante consultados, separamos alguns modelos e seus usos.

Válvula solenoide para amônia

Modelo: EVRA Danfoss

Válvulas solenoide para amônia são utilizadas em aplicações onde há necessidade de automação, ou seja, um controle acionado eletricamente para abertura e fechamento da linha. Normalmente, válvulas solenoide são utilizadas na entrada de líquido de evaporadores, de máquinas de gelo, de separadores de líquido e em outras aplicações em amônia. Geralmente, a aplicação das válvulas solenoide para amônia é feita quando se encontra em estado líquido.

Os modelos de válvulas solenoide para amônia Danfoss são diversos e a aplicação ampla. Abaixo alguns modelos e suas particularidades:

EVRA 3,5 – a válvula solenoide para amônia EVRA 3,5 é aplicada na rede de alimentação de óleo de compressor. Através da comunicação com sensores de nível instalados no compressor, é ela a responsável pela alimentação de óleo e, consequentemente, do sistema de lubrificação do mesmo.

EVRA – a válvula solenoide EVRA Danfoss é a mais conhecida e utilizada dentro de controles industriais de refrigeração por amônia. Ela é instalada entre flanges soldados, possui a opção de ser instalada com ou sem filtro e, também, por ser acionada através de bobina de 12 a 380V, normalmente, é aplicada com bobina tipo BE Danfoss 24 ou 220V. A válvula EVRA Danfoss é nomeada de acordo com o diâmetro do seu orifício, ou seja, após o nome EVRA irá aparecer o tamanho, conforme listagem abaixo:

  • – Válvula solenoide EVRA 3 Danfoss
  • – Válvula solenoide EVRA 3,5 Danfoss (única válvula rosqueada da família EVRA)
  • – Válvula solenoide EVRA 10 Danfoss
  • – Válvula solenoide EVRA 15 Danfoss
  • – Válvula solenoide EVRA 20 Danfoss
  • – Válvula solenoide EVRA 25 Danfoss
  • – Válvula solenoide EVRA 32 Danfoss
  • – Válvula solenoide EVRA 40 Danfoss

Modelo: EVRAT Danfoss

A válvula solenoide EVRAT Danfoss é aplicada em processos onde há necessidade de assistência de abertura pelo diferencial de pressão. Um exemplo de aplicação é a injeção de líquido em reservatórios de amônia. São fornecidas com diâmetros diferentes das anteriores. Seus respectivos orifícios são:

  • – Válvula solenoide EVRAT 10 Danfoss
  • – Válvula solenoide EVRAT 15 Danfoss
  • – Válvula solenoide EVRAT 20 Danfoss

Se a aplicação de injeção de líquido for mais que a capacidade da válvula solenoide EVRA 40, a solução ideal é a utilização de uma válvula de controle para amônia modelo ICS com piloto solenoide. Dessa forma, a mesma irá abrir e fechar de acordo com o sinal elétrico.

Válvula para sucção de amônia

Modelo: ICS Danfoss

Em processos de sucção de amônia, também conhecidos como aspiração ou controle de evaporação de amônia, a válvula de controle ICS Danfoss é utilizada para ajuste da pressão de evaporação, determinando a temperatura da câmara fria ou equipamento em questão. A válvula ICS Danfoss, normalmente, é aplicada na sucção de amônia, ou seja, no momento do processo onde o fluido passa do estado liquido para o estado gasoso. Assim, determina a temperatura do processo de acordo com a pressão regulada no sistema.

As válvulas ICS Danfoss são fornecidas de acordo com a necessidade do cliente. A sua tampa pode ter apenas uma ou três saídas. Em aplicações de apenas uma saída, normalmente, é feito somente o controle de pressão através de um piloto CVP Danfoss. Entretanto, como mencionado anteriormente, a válvula ICS Danfoss pode ser utilizada como solenoide através da sua instalação com o piloto EVM Danfoss, fornecido tanto na versão normal fechado convencional como na versão normal aberto.

Válvula PM Danfoss

A válvula ICS e a plataforma de válvulas ICV (ICS, ICM, ICLX) são substitutas para a antiga válvula de controle de amônia PM Danfoss. A válvula PM saiu de linha há mais ou menos 10 anos, porém, a Vaportec, referência nacional em peças de reposição para válvulas Danfoss, mantém, com entrega imediata, grande parte das vedações e reparos para válvulas PM Danfoss. Em instalações onde há dificuldade de alterar o flange (cortar e soldar uma válvula nova) existe a opção da válvula ICV PM. Ela é uma válvula (até o diâmetro de 65mm) com o flange idêntico ao da PM e os internos atualizados conforme a plataforma ICS. Dessa maneira é possível manter a mesma conexão, porém, com um sistema interno totalmente renovado e em conformidade com os padrões atuais.

A válvula ICS Danfoss destaca na sua descrição sua bitola e capacidade. Seguem modelos de válvulas de controle ICS Danfoss:

  • – Válvula servo-operada por piloto Danfoss ICS 25-5 ¾” ou 1”
  • – Válvula servo-operada por piloto Danfoss ICS 25-10 ¾” ou 1”
  • – Válvula servo-operada por piloto Danfoss ICS 25-15 ¾” ou 1”
  • – Válvula servo-operada por piloto Danfoss ICS 25-20 ¾” ou 1”
  • – Válvula servo-operada por piloto Danfoss ICS 25-25 ¾” ou 1”
  • – Válvula servo-operada por piloto Danfoss ICS 32 1.1/4”
  • – Válvula servo-operada por piloto Danfoss ICS 40 1.1/2”
  • – Válvula servo-operada por piloto Danfoss ICS 50 2”
  • – Válvula servo-operada por piloto Danfoss ICS 65 2.1/2”
  • – Válvula servo-operada por piloto Danfoss ICS 80 3”
  • – Válvula servo-operada por piloto Danfoss ICS 100 4”
  • – Válvula servo-operada por piloto Danfoss ICS 125 5”
  • – Válvula servo-operada por piloto Danfoss ICS 150 6”

Manutenção e reparo de válvulas ICS Danfoss

Com o tempo de operação, a amônia forma na parte inferior das válvulas uma espécie de oleina, mais ou menos densa, de acordo com a manutenção preventiva e sistema de filtração de cada sistema. Esse óleo fica depositado nas válvulas e gera uma série de inconvenientes, além, é claro da perda de eficiência. Isso porque as válvulas travam em determinadas posições, dificultando o controle de pressão e, consequentemente, de temperatura do processo. Esse problema é bastante comum nas plantas frigorificas. Para solucioná-lo apontamos duas direções:

1 – Estudo e plano de ação em relação ao sistema de filtração, drenagem e procedimentos operacionais envolvendo os dois.

Antes de quadros de válvulas de controle para amônia — e mesmo em determinados pontos da linha — é interessante o uso de filtros FIA Danfoss. Eles têm determinada micragem (furação de tela) que permite fazer a retenção de diferentes graus de particulados presentes na amônia. Quanto à drenagem, além de possuir por válvula de fecho rápido para amônia QDV Danfoss, é necessário que o procedimento de execução de drenagem seja contínuo e preciso, feito em determinados períodos e intervalos.

2 – Manutenção em válvulas ICS Danfoss

A Danfoss disponibiliza conjuntos de reparos que facilitam muito a manutenção das válvulas de controle ICS e, também, de outros modelos. Os conjuntos de reparos são fornecidos em 3 formatos. O primeiro e mais simples é composto apenas pelas juntas para válvulas; o segundo é composto pelas juntas e vedações; e o terceiro e mais completo é composto por todos internos da válvula menos o corpo, fazendo uma renovação completa da válvula.

A Vaportec disponibiliza de amplo estoque para atendimento imediato de reparos, de troca correta de reparos e a limpeza da válvula. A manutenção preventiva de válvulas de controle para amônia previne uma série de problemas relacionados ao processo e garante economia de energia para maior eficiência térmica. Também garante segurança operacional a todos colaboradores envolvidos no processo.

Válvula servo operada de 2 estágios ou válvula solenoide de 2 estágios

Modelo: ICLX

A válvula solenoide de 2 estágios tem abertura gradual, ou seja, no primeiro sinal elétrico, a mesma tem abertura de 10% do total de sua capacidade. Quando a pressão diferencial atingir 1,25 bar, a válvula ICLX Danfoss abre os 90% restantes de sua sede, liberando toda capacidade de refrigeração e passagem da mesma. O uso da válvula ICLX Danfoss é indicado para processos de refrigeração que possuem degelo por gás quente. Nesses processos, a abertura gradual, além de evitar golpes e choques na tubulação e equipamentos, torna o processo mais constante e econômico, otimizando a condução térmica dos equipamentos.

A válvula ICLX é fornecida com diâmetro de 32 a 150 milímetros, conforme modelos nomeados abaixo:

  • – Válvula servo operada de dois estágios ICLX 32 Danfoss 1.1/4”
  • – Válvula servo operada de dois estágios ICLX 40 Danfoss 1.1/2”
  • – Válvula servo operada de dois estágios ICLX 50 Danfoss 2”
  • – Válvula servo operada de dois estágios ICLX 65 Danfoss 2.1/2”
  • – Válvula servo operada de dois estágios ICLX 80 Danfoss 3”
  • – Válvula servo operada de dois estágios ICLX 100 Danfoss 4”
  • – Válvula servo operada de dois estágios ICLX 125 Danfoss 5”
  • – Válvula servo operada de dois estágios ICLX 150 Danfoss 6”
  • – Válvula motorizada para amônia

Modelo: ICM Danfoss

Por último, mas não menos importante, a válvula motorizada modelo ICM Danfoss fornece a maior tecnologia e eficiência térmica, presente tanto na injeção de líquido quanto na expansão de amônia. Proporcional, pode ser usada em ambos os processos, sendo que a diferença é o tipo de sede que está instalada na válvula para abertura e passagem de amônia.

Para controle de nível, por exemplo, podemos utilizar a válvula ICM Danfoss associada com um transmissor de nível para amônia AKS Danfoss e com um controlador de nível EKE 347 Danfoss, ou diretamente através do supervisório utilizado pela planta em questão.

As válvulas ICM são fornecidas em diversas bitolas, conforme listagem abaixo:

  • – Válvula motorizada ICM Danfoss 20 ¾” ou 1”
  • – Válvula motorizada ICM Danfoss 25 1”
  • – Válvula motorizada ICM Danfoss 32 1.1/4”
  • – Válvula motorizada ICM Danfoss 40 1.1/2”
  • – Válvula motorizada ICM Danfoss 50 2”
  • – Válvula motorizada ICM Danfoss 65 2.1/2”
  • – Válvula motorizada ICM Danfoss 80 3”
  • – Válvula motorizada ICM Danfoss 100 4”
  • – Válvula motorizada ICM Danfoss 125 5”
  • – Válvula motorizada ICM Danfoss 150 6”
  • – Atuador ICAD Danfoss

Para controle da válvula é utilizado um atuador padrão com encaixe patenteado magnético. Esse atuador é conhecido como atuador ICAD. Ele é fornecido com diferentes capacidades de amperagem, conforme a bitola que for aplicado. A saída é de 4 a 20mA e a entrada analógica 0 a 10V ou 4 a 20mA. Os atuadores ICAD mais utilizados são o atuador ICAD Danfoss 600 A e o ICAD Danfoss 1200 A.

Para saber mais entre em contato por meio de nosso telefone (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977-1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.