como-produzir-vapor-sanitario

Como produzir vapor sanitário?

Vapor sanitário, também conhecido como vapor culinário, está cada dia mais em uso dentro da indústria, em especial da alimentícia. Um de seus usos se refere às embalagens, que devem ter a presença de vapor/ar estéril em sua expansão. Por sua vez, as tampas de meta,l que tem contato com o produto (suco, vinho, leite…), devem ser esterilizadas. Além disso, os barris de cerveja e outras bebidas também devem ser esterilizados com vapor, tal como os caminhões pipa e outros recipientes utilizados no manuseio e transporte de bebidas e alimentos.

Outra indústria grande consumidora de vapor sanitário é a da saúde. O ramo farmacêutico utiliza para esterilização de equipamentos e embalagens. Já dentro de hospitais, os setores de CME utilizam vapor sanitário nas autoclaves para esterilização de materiais cirúrgicos e equipamentos médicos.

Entretanto, a indústria de lacticínios certamente é o maior consumidor de filtros para vapor sanitário e ar estéril. Em todos processos desse setor, tanto na parte de produção de leite líquido quanto em pó, queijos, requeijão, manteiga, doces e derivados, a injeção de vapor no alimento ou processo é normal e deve ser feita. Em mais de um ponto os filtros para vapor culinário são utilizados. Não só em laticínios de grande porte, mas na produção artesanal de ricota, em pequenas e médias indústrias, também são.

Qual o intervalo para troca do elemento de vapor?

Este intervalo varia de acordo com o uso do elemento, qualidade do vapor e sistema de trabalho de cada consumidor. Considerando um vapor de boa qualidade e manutenção periódica no elemento, a duração do mesmo, em um regime de trabalho de 24 horas/dia e 7 dias/semana, pode chegar até a um ano. Em sistemas com menor regime de trabalho, se a qualidade do vapor for mantida e a manutenção preventiva for feita, a duração do elemento de vapor saniterizado pode ser ainda maior.

Como saber quando o elemento filtrante está saturado?

A saturação do elemento filtrante para vapor pode ser facilmente observada através da perda de carga do filtro. Para medi-la, o procedimento é bastante simples. Basta instalar um manômetro na entrada do filtro de vapor sanitário e outro manômetro na saída do mesmo filtro. Por meio da diferença entre a pressão de entrada e pressão de saída, você poderá constatar em quantos mbar ou bar está a perda de carga entre a entrada e saída do filtro.

Como fazer limpeza de elemento filtrante para vapor sanitário?

Essa resposta você pode conferir em nosso e-book sobre o assunto.

Como montar uma estação para vapor culinário?

Uma estação de filtragem para vapor culinário pode ser montada de diversas formas. A maneira inteligente e econômica de projetar é utilizando válvulas esfera para bloqueio com vedação em teflon, pré filtro em aço inox com tela de 0,8 mm para contenção de sólidos, purgador termodinâmico com baixo arraste e purgador termostático para função de eliminador de ar na expansão de vapor. Esses apetrechos aumentam o desempenho do filtro e a sua vida útil, permitindo que o equipamento, que tem um valor considerável por ser estéril, seja mais durável e que a sua operação seja mais fácil e segura.

Qual é o tamanho dos poros de um elemento culinário de vapor?

Falando em vapor culinário, estamos falando de 5 micras, ou seja, 5 partes de 1 milímetro dividido em mil partes. Esta é a micragem do filtro de inox sinterizado necessária para produção de vapor em padrão culinário.

Vapor culinário é igual a vapor estéril?

Não, a filtração a nível estéril, ou seja, padrão microbiológico deve ser feita com elementos de 0,2 micras. Nesse padrão o vapor está livre de qualquer contaminante ou micro organismo. Esse é o mesmo padrão de filtração utilizado em digestores onde há injeção de ar estéril em colônias de micro-organismos distintos.

Os elementos de vapor sanitário são intercambiáveis de uma marca para outra?

Em sua maioria sim. Os elementos para uso em vapor sanitário/culinário são intercambiáveis entre as marcas de filtro existentes no mercado pois seguem padrão de diâmetro, comprimento e tipo de conexão. Para orçar elementos filtrantes basta ter essas informações ou a bitola da carcaça, marca e modelo do filtro para que possa ser feita a similaridade técnica.

Para saber mais entre em contato por meio de nosso telefone (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977-1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.