sistema-mecanico-de-bombeamento-de-condensado

Sistema mecânico de bombeamento de condensado

O vapor é um gás formado por água em estado de ebulição. Nesse estado físico, a água se transforma em um gás à alta pressão e temperatura e é conduzida para equipamentos onde há necessidade de energia térmica. Trocadores de calor, autoclaves, digestores, panelões de cozimento são alguns dos exemplos.

O vapor utilizado em equipamentos durante e após a transferência térmica, transfere sua caloria para o outro fluido e, com a perda de caloria, perde temperatura e se torna progressivamente água novamente, retornando ao seu estado primário. O estado líquido do vapor é conhecido como condensado.  Dessa forma, sistemas de vapor geram condensado, ou seja, água.

Bombeamento de condensado

O condensado é eliminado nos equipamentos e rede de vapor por meio do uso de purgadores de vapor. Os purgadores mais conhecidos são os termodinâmicos para vapor e os mecânicos de boia para vapor. Além desses, também é comum o uso de eliminador de ar termostático para vapor. Quer saber as diferenças entre esses purgadores? Segue abaixo vídeo explicativo:

Quando não há pressão o suficiente na rede de retorno de condensado para retornar este condensado para o tanque de retorno próximo à caldeira geradora de vapor, deve-se instalar um sistema de bombeamento mecânico para essa tarefa. O sistema é simples: é composto por bomba mecânica pilotada a vapor, coletor e sistema de válvulas para controle. Para dimensionar e orçar o melhor sistema, você deve fazer um levantamento dos purgadores da sua planta e contabilizar a vazão de condensado, além de medir a pressão da rede. Dessa forma, o sistema pode ser calculado corretamente.

Em alguns casos, é formado “vapor flash” na rede de retorno de condensado. Esse vapor pode ser utilizado para troca térmica com um trocador de placas desmontáveis ou um trocador de placas brasadas para aquecimento de água. Normalmente, essa água está associada ao consumo em processos de esterilização e limpeza, dessa maneira, este aquecimento é utilizado reaproveitando uma energia que seria desperdiçada. Fazendo esse processo, o condensado de retorno manterá uma temperatura constante e um volume contínuo, melhorando o funcionamento da caldeira e economizando combustível na geração de vapor.

Modelo padrão de bombeamento mecânico de condensado:

Para saber mais entre em contato por meio de nosso telefone (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977-1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.