diferencas-entre-solenoides

Diferenças entre solenoides

A função da válvula solenoide é basicamente abrir ou fechar o fluxo de um determinado equipamento ou de uma tubulação de maneira elétrica. E como isso acontece? A válvula é composta por dois componentes básicos que são o corpo, onde passa o fluido; e a bobina, responsável pelo acionamento elétrico da parte mecânica da válvula. De maneira simples, uma válvula solenoide é, basicamente, um registro elétrico.

Ela, normalmente, é utilizada para automação de um determinado processo. Um exemplo é um reservatório de amônia que deve permanecer em determinado nível de líquido. Na entrada do mesmo é instalada uma válvula solenoide que abrirá conforme o sensor de nível de amônia indicar uma mudança brusca, tanto para mais quanto para menos. Também é muito comum em equipamentos como trocadores de calor, aliando o uso de um controlador de processo ou CLP.

Mesmo tendo um uso bem universal, é importante saber qual tipo de solenoide é utilizada para cada processo. E para explicar e ajudar você na escolha confira o vídeo abaixo, feito pelo nosso CEO, Felipe Vaccari, onde ele mostra as diferença entre solenoides.