manutencao-preventiva-2

Importância da manutenção preventiva

Uma falha em alguma peça do maquinário da sua empresa, por mais pequena que seja, pode trazer grandes consequências. Máquinas e funcionários parados, produção atrasada e lucros afetados. Tudo isso pode ser o maior pesadelo de um gestor. Entretanto, é algo que pode ser evitado com manutenção preventiva.

Manter uma rotina de manutenção em sua empresa, como já falamos anteriormente aqui, é essencial para evitar muitos problemas. Listamos alguns dois mais graves que podem afetar a vida do seu negócio, mas que poderiam ser evitados com manutenções preventivas.

Redução da vida útil

Imagine que ao varrer a sala de sua casa, ao invés de recolher a sujeira, você a joga para debaixo do tapete. Isso acontece no primeiro dia, no segundo, no terceiro. E lá pelo décimo dia você tem uma montanha de sujeira que vai lhe custar muito para limpar do que se fosse tivesse feito isso aos poucos. O mesmo acontece com as máquinas. Ao não passar por uma manutenção preventiva, os defeitos poderão se tornar visíveis somente quando todo o funcionamento já estiver comprometido. Tornando a manutenção corretiva mais difícil ou até mesmo impossibilitando-a.

Falta qualidade do produto final

Quando uma máquina está com um defeito, mesmo que pequeno, o seu produto final irá sofrer consequências. Afinal, um resultado de qualidade passar por um processo feito de forma excelente. Além de, muitas vezes, ser necessário refazer todos os produtos, isso pode afetar a reputação do seu negócio.

Aumento do risco à segurança

Trabalhar na indústria requer muitas medidas de segurança. Entre elas, o bom funcionamento do maquinário. A falta de manutenção coloca em risco a segurança e bem-estar dos funcionários. Equipamentos com problemas podem sofrer sobrecargas elétricas, soltar peças, e até mesmo explodir enquanto estiverem em uso. Além disso, problemas com a fiscalização também podem acontecer.

Transtornos com máquina parada e redução da produtividade

Esse é um fato simples: máquina parada não produz. Dessa forma, acaba ocasionando ociosidade nos funcionários, redução na produtividade, pedidos atrasados e prejuízo nos lucros.

Aumento de custos

Diferentemente do que se pensa, não fazer manutenção preventiva acaba saindo mais caro do que realizá-la periodicamente. Pois, dessa forma, o valor de uma manutenção corretiva, além de todos os problemas já citados, acaba tendo um custo mais elevado e que não estava programado.

Sobrecarga de trabalho

Quando uma máquina para de funcionar, é normal que outras assumam seu lugar, quando possível. Isso gera uma sobrecarga tanto no maquinário, quanto nos funcionários. Dessa forma, colaboradores e equipamentos ficam desgastados.

 Devido a todos esses motivos, manter a manutenção preventiva em dia em sua empresa é essencial. Além de colocar a segurança dos seus funcionários e do seu patrimônio em primeiro lugar, você evita gastos desnecessários e que podem gerar prejuízos ao seu negócio.

Abaixo temos um vídeo ainda mais explicativo sobre o tema. Inclusive, falamos da importância das vedações em válvulas solenoides EVRA e a sua troca regular.