elementos-filtrantes-para-industrias-2

Elementos filtrantes para indústria

Em processos de filtração industrial como, por exemplo, filtração de vapor, filtração de água industrial, filtração de ar estéril ou outros processos de retenção de partículas sólidas, líquidas ou gasosas, nos deparamos com uma infinidade de tipos de filtros. E isso pode ser visto tanto nas carcaças quanto nos elementos filtrantes para indústria. São infinitos fabricantes, diversos países de origem e muitas certificações que envolvem este mercado.

Por esse motivo, separamos algumas informações básicas sobre os tipos de elementos filtrantes para indústria. Importante ressaltar que os esclarecimentos desse texto se referem, principalmente, sobre alguns modelos da marca alemã Donaldson, marca distribuída pela Vaportec no Brasil.

1 – Elemento filtrante para vapor

O uso de vapor nas indústrias farmacêuticas, alimentícias e de bebidas não é novidade. Esse fluido é utilizado tanto na parte de pasteurização de produtos quanto na higienização de máquinas e equipamentos. Além dessas duas serventias, ele também é usado na esterilização de embalagens e outros equipamentos e acessórios que entram diretamente em contato com o produto final. Para ilustrar isso de forma mais clara, seguem exemplos abaixo

– Utilização de vapor na produção de ricota – filtro de vapor para ricoteira

O processo de fabricação de ricota exige que em determinado momento seja injetado vapor de forma direta no produto. Por mais que este vapor seja conduzido em uma tubulação de aço inox, dentro da própria caldeira (fonte geradora de vapor) existem resíduos que, sem a filtração adequada, serão injetados diretamente sobre o queijo, podendo ir à mesa do consumidor final. Nem sempre são partículas perceptíveis a olho nu e, quando ingeridas, podem causar problemas alimentares relacionados a metais pesados e outras substâncias.

O elemento filtrante para filtro de vapor culinário tem 5 micras. E o que isso quer dizer? Um milímetro é dividido em 1.000 partes, o poro deste filtro é correspondente a 5 partes desse total de 1.000. Dessa forma, é extremamente preciso na contenção de partículas que seriam injetadas no alimento junto com vapor

– Esterilização de tampas para garrafas de bebidas

A produção de sucos integrais cresce cada vez mais no Brasil. Devido à alta produção de frutas e alta demanda interna e externa, as fábricas de pequeno e médio porte estão em expansão. Portanto, a sua produção segue em constante melhoria.

Durante a pasteurização e engarrafamento do suco não ocorre nenhuma chance de contaminação. Mas quanto à tampa de alumínio muito usada nas garrafas de vidro? Ela precisa ser esterilizada antes do fechamento da garrafa com o uso de vapor sanitário, proveniente do filtro culinário de vapor.

– Esterilização de barris metálicos

Ainda falando da indústria de bebidas, os barris metálicos utilizados para armazenamento podem ter em seu interior partículas e microrganismos nocivos à saúde humana. A alta temperatura do vapor em determinada faixa de tempo irá esterilizar esses recipientes, tornando-os seguros para o armazenamento de.

2 – Elemento filtrante para ar estéril

A produção de ar comprimido em compressores (independentemente do tipo) carrega, além de contaminantes provenientes do compressor, contaminantes presentes nas válvulas, tubulação e conexões do processo. Esse ar comprimido, mesmo passando por tratamento primário (removendo sólidos, líquidos e gases), quando em contato com um produto ou embalagem, necessita ser esterilizado com filtro especifico para tal. Geralmente um filtro de padrão microbiológico com furação de 0,2 mc e elemento plissado em aço inoxidável.

– Areação em mosto de micro cervejarias

Em determinado momento do processo é necessária a injeção de ar no mosto cervejeiro. Esse ar deve passar por filtração microbiológica adequada para entrar em contato com o produto.

– Injeção de ar em biorreatores

Em biorreatores as colônias de microrganismos necessitam da injeção de ar para que os mesmos possam se proliferar. Porém, se esse fluido não for estéril, a contaminação não permitirá a proliferação da colônia de microrganismos corretos e o processo não irá ocorrer da maneira desejada. Dessa maneira, corre o risco de contaminar produtos gerados nesses equipamentos.

– Vent´s de tanques estéreis

Em processos de filtração industrial como, por exemplo, filtração de vapor, filtração de água industrial, filtração de ar estéril ou outros processos de retenção de partículas sólidas, líquidas ou gasosas, nos deparamos com uma infinidade de tipos de filtros. E isso pode ser visto tanto nas carcaças quanto nos elementos filtrantes. São infinitos fabricantes, diversos países de origem e muitas certificações que envolvem este mercado.

Além desses, a Vaportec conta com uma linha completa de elementos filtrantes compatíveis com os maiores fabricantes do mercado. Todos com custo menor, origem alemã e certificação FDA. O amplo estoque permite entrega imediata, atendemos às indústrias de alimentos, bebidas e farmacêuticas em todo Brasil, dimensionando novas soluções e estações de filtragem e normatizando e repondo elementos em filtros antigos de diversos fabricantes.