filtros-sanitarios-para-alsafe-e-vtis

Filtros sanitários para Alsafe e VTIS – Laticínios

O vapor sanitário ou vapor estéril tem vasta utilização dentro de laticínios. A produção de certos tipos de queijo, como a ricota, só são possíveis com a injeção de vapor estéril. Para isso são usados os filtros sanitários de vapor para equipamentos de pasteurização e envase de leite. São eles os responsáveis pela purificação do fluido até um nível estéril. Dessa forma, ele pode entrar em contato com embalagens, processos e, até mesmo, com o próprio produto em alguns casos. Em processos de leite em pó, por exemplo, o vapor em estado de purificação estéril é utilizado para conduzir o leite concentrado e finalizar seu processo. Muitos equipamentos GEA tem estes filtros para ar e vapor estéril em processos de lácteos.

Os filtros para equipamentos Tetrapak são os mais conhecidos dentro das grandes plantas de laticínios. Esses equipamentos possuem alta demanda de esterilização para cumprir com nível de exigência de qualidade do vapor empregado no processo conforme as normativas vigentes.

O nível de sanitariedade desses processos possui fiscalização constante, inclusive, gerando, em alguns casos de não cumprimento de normas, a interdição de plantas de laticínios. Isso por que quando essa norma não é respeitada, os sedimentos da tubulação de vapor (normalmente de aço carbono) e da caldeira acabam sendo direcionados para o produto final. Dessa maneira, acabam indo parar na mesa do consumidor.

A injeção de vapor em embalagens de alimentos e também no cozimento de alimentos deve SEMPRE manter um padrão estéril, utilizando equipamentos com aprovação FDA e certificação de qualidade e rastreamento. A Vaportec é uma das principais distribuidoras brasileiras de filtros para ar e vapor estéril, e todos possuem as certificações necessárias.

Reposição de elementos filtrantes para filtros sanitários

Os filtros sanitários para vapor e para laticínios em geral podem ser de diversas marcas e modelos. Em processos de ar estéril é muito comum encontrarmos filtros Pall, já em processos de injeção de vapor direto temos a Spirax Sarco e, também, Parker e Dominick Hunter. Os elementos filtrantes vendidos pela Vaportec são intercambiáveis com alguns modelos desses fabricantes. Dessa forma, oferece maior vida útil e menor custo de substituição. A empresa trabalha com vasto estoque e envio facilitado para fornecer elementos filtrantes de qualidade e procedência, com o melhor custo x benefício do mercado. A reposição de elementos é contínua e pode ser avaliada por meio da saturação, qualidade do vapor e outros fatores operacionais do processo.

Abaixo confira o procedimento de limpeza dos elementos. A partir desse processo, além de aumentar a vida útil do seu elemento de vapor sanitário, você garantirá a esterilidade do processo de maneira contínua e o menor custo de operação, devido à baixa de perda de carga após a limpeza.

A Vaportec participa de grandes projetos por todo Brasil e também fornece soluções simples para pequenos laticínios e fabricantes de queijo. Com soluções a pronta entrega, engenharia de aplicação e envio facilitado para todo país, ela está presente no projeto e, também, no acompanhamento do funcionamento e sanitariedade dos filtros. Trabalhando somente com produtos de origem alemã e com certificação FDA, ela respeita e segue todas normas para utilização desses equipamentos. Para aquisição ou apenas tirar dúvidas, você pode entrar em contato por do número (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977.1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.