setor-de-compras

Setor de compras na indústria: dicas essenciais

Embora muitas vezes ignorado, o setor de compras é um dos mais importantes na indústria. É, de alguma forma, por meio dele que a engrenagem de uma empresa gira. Afinal, como ela vai funcionar sem equipamentos ou matéria-prima? Além disso, o setor de compras, se provido de bons profissionais, consegue extrair conhecimento de informações que antes ficavam apenas na tela do computador. 

O comprador de uma empresa pode operar em diversas áreas, como é visto em muitos locais. Profissionais do setor de logística, de manutenção ou da área comercial são, geralmente, os responsáveis por essa tarefa. Entretanto, ter alguém encarregado exclusivamente para esse fim é o diferencial de muitas companhias, sobretudo no setor industrial. As técnicas dessa profissão são coisas que se aprendem na prática, porém, possuir algumas habilidades ou saber alguns truques pode fazer a diferença.

Por isso, separamos algumas dicas para que a área de compras no setor industrial tenha um melhor aproveitamento.

Profissionais diferenciados

Ter pessoas comprometidas e atenta às novidades é fundamental. Estar por dentro de inovações, como plataformas eletrônicas de compras, por exemplo, é obrigação do profissional estratégico. Além disso, entender o processo realizado pela empresa é essencial para buscar novas tecnologias e diferenciais que resultarão em economia. Importante também que o profissional domine outras línguas. O inglês é imprescindível.

Qualifique seus fornecedores

Para tornar sua indústria competitiva, é essencial que seus fornecedores tenham compromisso com a qualidade dos produtos e serviços prestados a sua empresa. Dessa forma, esteja atento ao cumprimento dos prazos propostos, à qualidade da entrega e, principalmente, ao preço cobrado.

Compre o necessário

Antes de realizar uma compra é fundamental que se saiba o que comprar. Muitas vezes a aquisição desnecessária causa prejuízos e superlotação do estoque. Por isso, é essencial estar atento aos pedidos de venda, aos lotes de compras, à velocidade da produção, ao saldo em estoque e ao novo prazo de fornecimento.

Invista em um sistema de gestão para compras industriais

Ter essa funcionalidade em sua empresa poderá alavancar a produtividade da sua equipe de compras e garantir um melhor retorno nos seus investimentos. Além, é claro, de ser uma forma de manter tudo organizado.

Qualidade é obrigação

Já ouviu a frase “o barato sai caro”? Então, muitas vezes ela se mostra verdadeira. Um produto de pouca qualidade pode comprometer de forma significativa todo o seu processo. O ideal é conseguir unir qualidade e preço baixo, mas caso não dê, opte sempre pelo primeiro.

Levando em conta essas dicas e criando vivência no setor é muito possível que os resultados de seu negócio alavanquem. O “compras” de uma empresa tem como função, além do óbvio, unir pessoas pelo mesmo objetivo, para, assim, garantir uma melhoria contínua das operações corporativas.