valvulas-para-amonia

Válvulas para amônia

Como definir os modelos adequados de válvulas para amônia? Quando usar uma válvula globo e trabalhar de maneira manual? Quando utilizar uma válvula solenoide para amônia e automatizar o processo? Em processos onde ocorre sucção de amônia para controle de temperatura, como definir qual válvula de controle é a ideal? Se você trabalha com esse fluido com certeza já precisou pensar muito nessas perguntas. Por isso, confira algumas informações básicas, mas importantes, para dimensionamento, escolha e projeção de plantas de refrigeração.

Tipos de válvulas para amônia

Confira abaixo os modelos mais usuais de válvulas para amônia.

Válvulas globo

Têm como função o bloqueio ou abertura da linha de amônia, tanto no estado líquido quanto no estado de gás. Por esse motivo também são conhecidas como válvulas de bloqueio para amônia. Nas estações com válvulas de controle ou solenoides para amônia, na injeção de líquido em evaporadores, por exemplo, as válvulas de bloqueio são utilizadas antes e depois delas para bloquear em caso de manutenção. Paralelo a esse bloqueio, é sempre indicada a instalação de um by-pass com outra válvula de bloqueio para operação manual do sistema em caso de falha das válvulas automáticas ou mesmo durante uma manutenção preventiva nas válvulas de amônia.

Como acessório, junto às válvulas globo, são utilizados filtros de amônia. Esses equipamentos garantem a integridade delas, pois, com o tempo, as tubulações soltam sedimentos próprios na rede que, quando não contidos, acabam danificando a sede das válvulas. Os filtros são acessórios relativamente baratos e garantem proteção para as válvulas e equipamentos frigoríficos.

Válvula solenoide

Ela é muito utilizada em linhas de líquido de amônia na entrada dos evaporadores em câmaras frias. Essa válvula é responsável por liberar o fluxo de amônia para o processo de refrigeração. Para isso, um sensor de temperatura faz a leitura dentro da câmara, envia a informação para um controlador de temperatura ou para uma CLP. Esse, por sua vez, enviará o sinal elétrico responsável pela abertura ou fechamento da válvula solenoide para a amônia, fazendo de maneira on-off o controle de temperatura da câmara fria.

Válvula motorizada

Outra forma de controlar a temperatura através da injeção de líquido é fazer esse controle de maneira proporcional, por meio de uma válvula motorizada para amônia. Também conhecida como válvula proporcional para amônia, ela funciona de maneira contínua, recebendo o sinal de 4 a 20 mA ou 0 a 10 V. Sua abertura e fechamento não é de maneira liga/desliga, mas, sim, mantendo o fluxo de amônia e a temperatura de forma constante, sem picos maiores ou menores.

Válvula de dreno

Para os tanques de amônia elas são indispensáveis. A função dessas válvulas é drenar a óleo formado pela amônia na parte inferior dos reservatórios, protegendo as peças e aumentando significativamente a eficiência do processo.

Válvulas de segurança

As válvulas de segurança para amônia são utilizadas, normalmente, em equipamentos e em reservatórios. Elas devem ser fabricadas, calibradas e certificadas de acordo com a normativa vigente. Isso porque, além da segurança pessoal e operacional, a sua correta aplicação permite que as plantas operem de forma eficiente.

Controle de temperatura

É importante lembrar que o controle de temperatura não ocorre apenas por meio da injeção de líquido, mas, principalmente, pelo controle dele através da sucção de amônia. Esse processo ocorre dentro dos evaporadores ou trocadores de calor, por exemplo. Ele é determinado mediante à pressão ajustada para essa sucção. Por sua vez, a pressão é acertada no piloto das válvulas de controle que funcionam como uma espécie de barreira entre a injeção de liquido e o retorno de gás. Dessa forma, controlam a pressão e o processo de transformação de líquido em gás, fazendo com que a câmara fria permaneça naquela mesma temperatura.

Esses equipamentos e toda a linha para amônia Danfoss contam com uma série de reparos, que permitem uma manutenção facilitada e econômica.

É importante lembrar que essas dicas são básicas e gerais. Para casos específicos a Vaportec conta com a linha completa de válvulas e acessórios para amônia e um time de engenharia de aplicação pronto para auxiliar os clientes na especificação, no projeto, instalação e reparo desses componentes. A empresa trata cada cliente e cada projeto como único, estudando todas as variáveis envolvidas na situação. Dessa forma, dimensiona o equipamento correto, buscando, além da solução do problema, o melhor custo benefício.

Para saber mais, entre em contato por meio do nosso número (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977.1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.