como-controlar-a-temperatura-da-amonia

Como controlar a temperatura da amônia?

Em câmaras frigoríficas, habitualmente, são utilizados equipamentos conhecidos como evaporadores de amônia. Esse equipamento tem como objetivo servir de meio de passagem para a amônia líquida (gelada) e também como instrumento onde a mesma se transformará em gás, com o processo de expansão. É ele o responsável pelo controle de temperatura da amônia, por meio da linha de sucção.

Uma válvula de controle de sucção com um piloto de controle de pressão fará automaticamente a moderação da temperatura da amônia. Por ser um gás, a amônia possui pressão e temperatura variáveis constantes. Dessa forma, conforme a pressão aumenta ou diminui a temperatura segue o mesmo parâmetro.

Para um controle automático de temperatura, geralmente, se utiliza uma válvula solenoide para amônia na entrada, em sua fase liquida, e na sucção. Essa etapa também é conhecida como aspiração de amônia. Também é essencial o uso de uma válvula de controle que possa ter pilotos reguladores de pressão, conforme mencionado anteriormente, além de piloto solenoide e outros tipos, de acordo com a demanda do processo.

Outras funções das válvulas de controle

As válvulas para controle de amônia também possuem outras funções. Um exemplo é a contenção da capacidade do trocador de amônia. Você pode conferir nosso material exclusivo sobre esse tema, clicando no botão abaixo.

Também há a possibilidade de fazer esse controle de forma proporcional, através da válvula ICM, a válvula motorizada para amônia Danfoss. Abaixo você também pode conferir o material exclusivo que fala sobre o uso dessa e de acessórios para composição de sistema automatizado em plantas de refrigeração.

A Vaportec conta com a linha completa de reparos e peças de reposição para válvulas Danfoss. Possuímos à pronta entrega os reparos para válvulas solenoide EVRA, reparos para válvulas PM, além de flanges e conexões para toda a linha de válvulas Danfoss.  Além disso, contamos com linha de reparos para válvulas ICS, ICLX, ICM e para a nova linha ICF Flexline.

Para saber mais, entre em contato por meio do nosso número (54) 3028-8746, pelo Whatsapp (54) 99977.1727 ou pelo e-mail felipe@vaportec.com.br.